terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Alguns acontecimentos - Colônia Blumenau 1857.

Relembrando um pouco como iniciou essa história....

Em 1850, após um trabalho intenso de propaganda na Alemanha, Hermann Blumenau conseguiu reunir um pequeno grupo de pessoas para imigrar para o Vale do Itajaí - Brasil. O embarque do grupo aconteceu no mês de junho de 1850. Após de 84 dias de viagem, chegaram no Rio de Janeiro - capital do Brasil.
Hermann Blumenau veio na frente do grupo e encontrou o local da foz do ribeirão da Velha abandonado. Neste, estavam velhas cabanas com um velho escravo paralítico e uma escrava, sua companheira. Também, tinha um engenho de serra, que não funcionava. Não haviam plantações, somente um pasto com meia duzia de vacas. 
Este era o quadro existente, quando chegaram na foz do ribeirão da Velhao sobrinho de Hermann Blumenau - Reinold Gärtner e os primeiros 16 moradores da Colônia Blumenau que simbolicamente surgia neste momento. O grupo viajou da Alemanha para o Brasil com o veleiro Christian Mathias Schröder. 
Foz do Rib. da Velha
Os Pioneiros
  • Reinhold Gaertner - 26 anos de idade, solteiro, natural de Brunsvique, sobrinho do Sr. Hermann Blumenau;
  • Franz Sallenthien - 24 anos, solteiro, lavrador, também natural de Brunsvique;
  • Paul Kellner - 23 anos, solteiro, lavrador, igualmente de Brunsvique;
  • Julius Ritscher - 22 anos, solteiro, agrimensor, natural de Hannover.
  • Wilhelm Friedenreich - Veterinário - 27 anos de idade, alveitar, natural da Prússia, casado com ...
  • Minna Friedenreich - 24 anos de idade, possuindo o casal os seguintes filhos; 
  • Clara Friedenreich - com 2 anos de idade; 
  • Alma Friedenreich - com 9 meses.
  • Daniel Pfaffendorf - 26 anos de idade, solteiro, carpinteiro, natural da Saxônia; 
  • Friedrich Geier - 27 anos de idade, solteiro, marceneiro, natural de Holstein;
  • Friedrich Riemer - 46 anos de idade, solteiro, charuteiro, natural da Prússia.
  • Erich Hoffmann - 22 anos de idade, ferreiro, funileiro, também da Prússia;
  • Andreas Kuhlmann - 52 anos de idade, ferreiro, igualmente da Prússia, acompanhado da esposa; 
  • Johanna Kuhlmann - 44 anos de idade, e das filhas; 
  • Maria Kuhlmann - 20 anos de idade; 
  • Christine Kuhlmann - 17 anos.
  • Andreas Boettcher - 22 anos de idade, solteiro, ferreiro, natural da Prússia.



















Os primeiros imigrantes eram da religião protestante luterana. Logo que aportaram, iniciaram a construção de novos ranchos, fizeram derrubadas, limpezas de terrenos e plantações. Desde que chegaram, contaram com o apoio de famílias residentes na região. Destas - 17 eram famílias de imigrantes alemães - viviam nas localidades de Pocinho e Belchior, distante de aproximadamente, 4 quilômetros, rio abaixo, da sede da nova colônia. Entre estes, foi muito importante o apoio da Família Wagner - para ler, clicar sobreJohann Peter Wagner / Pedro Wagner - O pioneiro
Quando assumiam suas terras
Os antigos moradores da região, que acompanharam a chegada dos 17 imigrantes alemães de um montante de 250 que viriam, para iniciar a colônia  de Hermann Blumenau, auxiliaram os chegantes com dicas e adaptações locais, por já estarem há mais tempo na região. Estes já possuíam propriedades próprias com hortas, pomares, vacas, porcos e galinhas. 
Alguns nomes de famílias, residentes na  Colônia São Pedro de Alcântara, tinham membros residindo na região do Vale do Itajaí. Estes foram de grande auxílio e apoio aos 17 primeiros pioneiros da Colônia Blumenau. Alguns dos nomes de membros destas famílias - no Vale do Itajaí:
Georg Schmidt, Ludwig Werner (roceiros); Johann Händschen e o belga Jacob Villain (Ferreiros); Georg (Pai de Peter Wagner) Wagner, Ludwig Wagner, Antonio Händschen, Josef Sesterheinn, Peter Lukas, Nikolau Deschamps, Joaquim Antônio Amorim, Jacinto Miranda, Marcelino Dias, Valentim Theiss, auxiliaram em tudo um pouco.
Nem todos os 17 primeiros chegantes permaneceram na Colônia Blumenau. De todos os nomes citados, somente a família de Wilhelm Friedenreich  e Friedrich Riemes radicaram-se permanentemente na Colônia Blumenau, que aniversaria no dia 2 de setembro.
Acrescentando de novo está as ocorrências publicadas no edição do Blumenau em Cadernos T1 N1 1957.
Nos primeiros anos de existência da Colônia Blumenau, que faziam os registros oficiais para a sua História era o próprio fundador da Colônia - Hermann Blumenau.
Foi registrado que um ano após a chegada dos 17 pioneiros que vieram sob organização de Hermann Blumenau, nasceu a primeira blumenauense, Ida Friedenreich, filha dos prussianos Wilhelm Friedenreich e Minna Friedenreich, que já tinham duas crianças, Clara Friedenreich (3 anos) e Alma Friedenreich (1 ano e 9 meses). 
Observamos, ao analisar os números apresentados do ano de 1857, que o número de óbitos foi maior que número de nascimentos. Também em 1857, aconteceu a fundação da comunidade evangélica luterana de Blumenau. Anterior a essa data, Pastores luteranos de Joinville, na época - Colônia Dona Francisca,  faziam as cerimônias na Colônia Blumenau. Um exemplo disso, foi os casamentos da filha mais velha do Pioneiro da Colônia Blumenau - Peter (Pedro) Wagner, Margartethe e de sua sobrinha Catharina Lukas.
No dia 20 de março de 1855 Margarethe Wagner (chamada no seio da família Wagner de Gretchen), com 15 anos de idade, casou-se com Karl Friedrich Julius Baumgarten (filho de pastor luterano), 23 anos, natural de Lehre
O noivo chegou à colônia com 21 anos de idade em junho de 1853 - deixou na Alemanha, os pais e irmãos. O momento festivo foram os primeiros casamentos a se realizarem na Colônia Blumenau, junto com o casamento também da sobrinha de Peter (Pedro)Wagner, filha de sua irmã Dorotheia (Wagner) Lukas e Peter Lukas - Catharina Lukas que se casou com Wilhelm Schönau. Quem realizou os casamentos foi o Pastor Georg Hölzel da Colônia Dona Francisca. 
Pastor Georg Hölzel
A imagem pode conter: 1 pessoa, árvore, atividades ao ar livre e close-up
Gunther Ronald Ewald
É muito compensador, quando pessoas se reconhecem parte dessa história, como Gunther Ronald Ewald, residente na cidade de Gramado RS, nos escreveu contando que é tataraneto de Catharina (Wagner) Lukas e Wilhelm Schönau. A História está por aí e é bom que a conheçamos, pois é parte da identidade da cidade de Blumenau.
Também lembramos, que a história oficial de Blumenau não mostra muito os feitos dos pioneiros que chegaram na região, antes da vinda de Hermann Blumenau e os 17 "primeiros" imigrantes.


Registros da História de Blumenau - da Colônia Blumenau, para seu conhecimento.

Leitura complementares - Clicar sobre o título escolhido:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário