quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Václav Havel na metamorfose da Europa - Momentos da abertura da Exposição - Blumenau SC


No dia 1º de fevereiro de 2017 aconteceu a abertura  da exposição Václav Havel na metamorfose da Europa no Salão Angelim, na Biblioteca Universitária - FURB - Universidade Regional de Blumenau.
A exposição ficará acessível à visitação pública até o dia 18 de março, quando será desmontada e seguirá para outro destino. 

Responsáveis pelo evento na cidade de Blumenau:

O Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo e o Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau, com o apoio da FURB – Universidade Regional de Blumenau, Fundação Cultural de Blumenau (contribuiu com o nobre espaço junto a sua biblioteca) e a Prefeitura Municipal de Blumenau. Órgãos, instituições e entidades foram representados: pela Consulesa da República Tcheca em São São Paulo: Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz; pelo Cônsul Honorário em Blumenau, Sr. Rafael Thales de Freitas; Pelo Pró-Reitor - PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura: Sr. Alexander Christian Vibrans na ausência do Reitor Sr. João Natel e pelo Presidente da Fundação Cultural de Blumenau: Sr. Rodrigos Ramos - que também representou o Prefeito de Blumenau, Sr. Napoleão Bernardes - também ausente no evento.
Sr. Alexander Christian Vibrans, Sr. Rodrigos Ramos, Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz e Sr. Rafael Thales

A exposição confirma o que escrevemos com grande frequência nesse espaço: "As imagens comunicam", e também deixam transparecer a sensibilidade do fotógrafo Oldřich Škácha, que foi quase a "sombra" do líder político, escritor entre outras atividades: Václav Havel, por mais de 40 anos. Observando suas fotografias - em preto e branco, durante a abertura na biblioteca da FURB, ficamos em reflexão, interpretando o "som" do momento imortalizado em um segundo do "Clic"
Suas fotografias transmitem vida, movimento e a história de um homem que viveu intensamente suas idéias, nas quais, acreditou e percebia serem corretas para sua nação e seu trabalho.

Oldřich Škácha e Václav Havel
 Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz - 
Consulesa da República Tcheca em São Paulo 
No momento da abertura da exposição Václav Havel na metamorfose da Europa e das falas, testemunhamos a evidência das pessoas possuírem  estreitos laços com essa história, a ponto, de se emocionarem e falarem com voz embargada. A Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz - Consulesa da República Tcheca em São Paulo terminou sua fala dizendo que assistiu as movimentações nas ruas de seu país, sob a liderança de Václav Havel e pretende levar essa história ao conhecimento de seus filhos.

Também o Cônsul Honorário de República Tcheca em Blumenau, se emocionou durante  seu pronunciamento.

Nada melhor do que conferir essa história, a partir das imagens originais muito bem amparadas por textos que descrevem cada momento histórico eternizado na imagem de feita por Oldřich Škácha..

Faremos mais uma visita à exposição, antes do término da da mesma, para completar essa postagem com mais imagens das fotografias de Oldřich Škácha.

Para relembrar...

Oldrich Škácha - foi um fotógrafo tcheco que nasceu no dia 16 de outubro de 1941 na cidade de Praga e partiu no dia 29 de março de 2014
Škácha ficou conhecido por fotografar personalidades de seu país ligadas à política e à cultura. Fotgrafou e acompanhou Václav Havel - escritor, dramaturgo tcheco e o último presidente da Tchecoslováquia e o primeiro presidente da República Tcheca por mais de 40 anos.
Václav Havel






Oldřich Škácha e Václav Havel
Václav Havel nasceu em Praga no dia 5 de outubro de 1936 e partiu no dia 18 de dezembro de 2011. Defendeu reformas em seu país sem o uso da violência. Permaneceu preso por defender suas idéias  e foi um dos líderes Revolução de Veludo em 1989. Em 1990, recebeu o colar da Ordem da liberdade de Portugal.
Havel defendia a preservação da federação entre tchecos e eslovacos durante a dissolução da Tchecoslováquia. Em 3 de julho de 1992, através do parlamento federal - foi o único candidato a presidente - devido à falta de apoio dos deputados eslovacos. Após a declaração de independência da Eslováquia, Havel renunciou à presidência no dia 20 de julho, quando foi criada a República Tcheca. Candidatou-se ao cargo de presidente e venceu as eleições no dia  26 de janeiro de 1993.
Foi reeleito presidente no ano de 1998, permanecendo no cargo até o ano de 2003.
 Esta amostra fotográfica apresenta um pouco da vida pública dessa personalidade contemporânea tcheca. 

Oldřich Škácha e Václav Havel
De acordo com os Consulados Geral da República Tcheca em São Paulo  Honorário da República Tcheca em Blumenau, as fotografias expostas na Biblioteca da FURB - Universidade Regional de Blumenau apresentam os principais momentos da vida e o trabalho de Václav Havel, desde a sua atividade política, mas também, como escritor e dissidente durante as décadas de de 1970 e 1980.
Havel foi uma dos personagens de oposição ao regime comunista implantado pela Russia, sendo reconhecido internacionalmente como defensor dos direitos humanos, da paz e da liberdade de expressão. 
O fotógrafo também registrou, através de suas imagens, o lado escritor e dramaturgo de   Václav Havel e parte de sua vida privada.

Blumenau poderá conferir um pouco do trabalho de Oldrich Škácha sobre a vida de Václav Havel  na FURB - Blumenau, exposição entre o dia 1º e dia 18 de março.
A abertura da Václav Havel na metamorfose da Europa para convidados aconteceu no dia 1º de fevereiro e o momento contou com a presença da Consulesa da República Tcheca em São São Paulo - Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz. Também presentes muitas pessoas nascidas no país.

Momentos da abertura da exposição:
VIDEOS


As imagens comunicam...
FOTOGRAFIAS









Sr. Rodrigo Ramos -  Presidente da Fundação Cultural de Blumenau

Pró-Reitor - PROPEX - Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, 
Extensão e Cultura da FURB: Sr. Alexander Christian Vibrans


Cônsul Honorário da República Tcheca - Sr. Rafael Thales de Freitas


Sra. Lucie Lachoutová Natal da Luz - Consulesa da República Tcheca em São Paulo 
















Os anfitriões da noite: Representante do Consulado Geral da República Tcheca em
 São Paulo e do Consulado Honorário da República Tcheca em Blumenau.




Cônsul Honorário da República Tcheca - Sr. Rafael Thales de Freitas e o cônsul honorário da Áustria em Blumenau - Sr. Mauro Kirsten


































Famílias da República Tcheca

Famílias da República Tcheca

Famílias da República Tcheca

Famílias da República Tcheca





Um tempo atrás burilamos um pouco, em uma parte muito pequena da grande história da Tchecoslováquia, tempo anterior a esse história.

Para ler sobre - Clicar no link a seguir.
"Wir sin Kinder von der Eger"

Em Breve - Vídeo dos momentos.



























































Nenhum comentário:

Postar um comentário