sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

EFSC - Antigos artigos publicados sobre a ferrovia inspiram novas publicações - ou seria um Plágio ?

Do livro - Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC - 1909-2009 de Luiz Carlos Henkels e Rubens Roberto Habitzreuter. Ano - 1956 - locomotiva 153 na estação de Itoupava Seca. A locomotiva foi fabricada no ano de 1908 junto as locomotivas 151 e 152.
O assunto Estrada de Ferro Santa Catarina - EFSC é tão inspirador e importante para a memória coletiva local, e uma das questões que contribuíram para a formação sócio econômica de um período histórico dentro de um recorte de tempo na região, que o  assunto não se esvai em si mesmo. Tem inspirado jovens que buscam assuntos "interessantes" para estudar ou mesmo publicar de maneira fácil e brilhante. 
Acontecem incríveis coincidências, como frases, ou mesmo, título de livros que se repetem - quando o assunto é a histórica e antiga ferrovia do Vale do Itajaí - EFSC, cujo projeto veio junto com os primeiros pioneiros que fundaram os primeiros núcleos urbanos na Colônia Blumenau.
A Deutsche Welle, ao publicar nosso artigo em setembro de 2012, colocou em sua chamada "Santa Catarina teve a única ferrovia brasileira construída com tecnologia alemã." Em nosso livro - A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - colocamos em uma de nossas conclusões, após 10 anos de pesquisa, muitas reuniões com pessoas amigas da ABPF, trabalho em campo: "A EFSC foi a única ferrovia do Brasil construída com tecnologia alemã e com capital alemão." 
Igualmente como urbanista, destacamos a importância da malha ferroviária para o surgimento de uma malha linear de núcleos urbanos ao longo da ferrovia - embriões das atuais cidades na região, com estudo cronológico.
Vagões de Lembranças -Título de um livro apresentado no dia 9 de novembro de 2016, 7 anos após a publicação da matéria - Vagão de Lembrança - artigo assinado pela repórter Magali Moser - e publicado no Jornal de Santa Catarina - em maio de 2009,  onde a jornalista exercia sua atividade. Moser escreveu a matéria para lembrar o aniversário de 100 anos de inauguração do primeiro trecho ferroviário da EFSC, ligando a estação central de Blumenau e a estação de Warnow - Indaial.

Publicação e chamada para o lançamento do livro Vagões de Lembranças - em novembro de 2016
Link: Felipe Adam lança livro sobre a Estrada de Ferro Santa Catarina, no dia 9 de novembro, em Blumenau
Artigo da jornalista Magali Moser - publicada no Jornal de Santa Catarina em maio de 2009

Artigo da Deutsche Welle no link :Santa Catarina teve única ferrovia brasileira construída com tecnologia alemã














Nenhum comentário:

Postar um comentário