terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Patrimônio herdado - Patrimônio cuidado - C.C. 25 de Julho de Blumenau





Há muito tempo descobrimos a linguagem das imagens e o efeito de comunicação que as mesmas possuem. Em alguns casos as palavras são totalmente  dispensáveis diante de uma boa sequência de imagens. 
Os artistas e construtores medievais sabiam disso, quando aprimoravam os vitrais de suas catedrais a partir de um requinte imensurável. A alma dos fiéis era tocada  pelas mesmas passagens em figuras descritas em inúmeras páginas da bíblia. Na época, acessível a poucos.
Há mais de 10 anos fotografamos o espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau e as algumas atividades culturais e esportivas desenvolvidas no mesmo.
Winzerkapelle Rödelsee - Oktoberkaffee 2010



Coro Masculino Liederkranz - 25 de julho de 2009

Harmônicas Blumenau - 25 de julho de 2010



Enchente - Blumenau - Enchente de 2011 - Fomos verificar se tudo estava OK com o patrimônio de carona com um barqueiro que passava por ali.


Percebemos as emoções das pessoas, os sorrisos e também o patrimônio adquirido e construído de maneira voluntário por muitos dentro de gerações. Isso já observávamos em nossas pesquisas em fotografias históricas da memória do centro cultural.
Construção da sede atual - mutirão
Construção da sede atual - nos finais de semana - método mutirão onde todos os sócios participavam


Assoalho impecável













Assoalho impecável
O assoalho - muito bem conservado

Observando as imagens que fizemos em 2010, quando Winzekapelle Rödelsee estava sobre o palco do centro cultural, o quanto esse necessitava urgentemente de um reforma. Foram as imagens que denunciaram essa necessidade e com isso nos movimentamos para executar essas melhorias. Foi feito um mutirão, aos moldes de como faziam os primeiros sócios do C.C 25 de Julho de Blumenau. Nós contribuímos com o projeto e assessoramento.

Estado do assoalho do palco

Palco antes da reforma






























Projeto Executado - Reforma do Palco






Para ler mais sobre a reforma do palco - Clicar sobre: O Diário de uma Reforma - O Palco do C.C. 25 de Julho
Inauguração do palco - outubro de 2011













Também observando as fotografias, percebemos o quanto o assoalho estava danificado e precisado de uma boa manutenção. Assoalho, feito com qualidade em madeira nobre, percebido  nas primeiras fotos de tempos passados, percebíamos fim do  brilho e cor adquirido com a cera passada caprichosamente semanalmente e depois polido de outros tempos.
Assoalho bem conservado
Foto do dia 25 de setembro de 2014 - Blog do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Alardeávamos essa necessidade de recuperar o assoalho do C.C. 25 de Julho de Blumenau por, pelo menos, 4 anos. As fotografias mostravam essa necessidade.
Na semana que passou, quando almoçávamos no Restaurante do C.C. 25 de Julho de Blumenau ficamos surpresos com o cuidado que se está tendo com o Patrimônio de muitos e por direito, de seus descendente, que continuam usufruindo, a partir de práticas que dão sentido a existência desse espaço.

Como sempre, as imagens comunicarem...

Fotos feitas na semana passada no C.C. 25 de Julho de Blumenau.
A cor original da madeira nobre que compõe o assoalho do C.C. 25 de julho de Blumenau





























 Temos grande responsabilidade em promover...
 a manutenção do patrimônio que "recebemos".



 Leitura Complementar - Clicar sobre o título escolhido:













Nenhum comentário:

Postar um comentário