quinta-feira, 21 de abril de 2022

Roberto Carlos Maske e sua História com o Bandoneon - Desde 1984.



Uma das personalidades musicais da região - sem fazer muito "barulho" e de maneira silenciosa, com um sorriso permanente no rosto, é o pomerodense Roberto Carlos Maske
Já o registramos tocando em várias bandas da região, e também: no  Grupo Vocal Pommern Sänger de Pomerode, na Banda Municipal “Die Originalen Rega Bläeser” de Pomerode, no grupo folclórico Alpino Germânico e também, já efetuamos registro seu, cantando, além de tocar um instrumento, que são alguns, além do bandoneon. No último encontro que tivemos, durante o registro de sua música, sanamos nossa curiosidade e perguntamos, como tudo isso começou e ele falou para nossa lente - registrado para a História.
Maske nos contou, por exemplo, que foi o ex prefeito Eugen Zimmer, responsável pela participação da dupla de garotos: Roberto Carlos e Sandro no histórico primeiro desfile do Oktoberfest Blumenau em 1984. Também, foi Zimmer que convidou o grupo folclórico de Blumenau - apresentavam-se no Restaurante Frohsinn, Alpino Germânico para ensaiar em Pomerode e representar a cidade em eventos culturais.
A dupla
Roberto Carlos MaskeSandro  Römig, foi um momento de mudança de práticas quando trata-se da música feita com o bandoneon. Gravaram um disco em 1986, cuja fotografia foi enviada para nós por Fábio Luíz Bürger.






Entrevista - Vídeo:
Alguns momentos, nos últimos 10 anos em situações diferentes.




















Um registro para a História.
Enviado por Edson Klemann.




Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
















2 comentários:

  1. Parabens Roberto , vc conquistou os meninos do bandoneon e manteve as tradiçoes e a cultura em Pomerode e regiao. Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns mesmo....Faz um trabalho gigante, há muito tempo. Abraços.

      Excluir