segunda-feira, 30 de abril de 2018

Maibaum Rödelsee 2018 - Tradição que sobrevive às diferenças religiosas e a tecnologia - por séculos

Maibaum Rödelsee 2018
Rödelsee - Ano 2013
Estivemos na cidade de Rödelsee - Alemanha - em 2013, quando acompanhamos pela primeira vez a instalação do Maibaum na cidade
Esta cidade mantém intercâmbio cultural e social continuo e permanente, com a cidade de Blumenau e região - através de grupos culturais e trabalhos sociais. Isto acontece, atualmente, pelos laços de amizades que surgiram a partir do primeiro encontro entre pessoas de Rödelsee e blumenauenses, durante a visita do Winzerkapelle Rödelsee no Oktoberfest Blumenau 1988 - há exatos 30 anos. 
Winzerkapelle Rödelsee pela 1° vez  em Blumenau - 1988


Como já mencionamos, em 2013, foi a primeira vez que acompanhamos de perto as festividades e o ritual do Maibaum - e pesquisamos sobre o assunto e a festividade que reporta o tempo anterior a chegada dos cristãos à região - era portanto, uma prática pagã. Naquele momento percebemos que não era somente uma prática da cidade de Rödelsee, pois vimos Maibaum nas praças de inúmeras cidades da Alemanha, por onde passamos dentro de um trajeto de 4 mil Km.
Maibaum em Rödelsee - Ano 2013
Maibaum em Rödelsee - Ano 2013
Abaixo, algumas imagens em vídeo daqueles momentos, feitas por nós. O dia estava chuvoso e frio e mesmo assim, o ritual prosseguiu, como rege a tradição.

Vídeos



Relembrando um pouco sobre a origem do Maibaum...

A primavera começa a exibir as suas cores mais exuberantes, época das primeiras colheitas e do amor são celebrados no mês de maio no Velho Continente - há centenas de anos - independentemente da religião vigente.
Nos primeiros tempos, existiam inúmeros rituais, entre eles, o da fertilidade e outros carregados de simbolismos, como o Maibaum ou Árvore de Maio, com que se dá boas vindas ao mês da fertilidade, da colheita e da vida. Eckehart Spengler, perito nos ritos de maio, explica que, dentro da religião primitiva dos romanos, antes do cristianismo chegar, as manifestações entre os romanos eram dirigidas à deusa Maia, deusa romana da fertilidade. Também deveria existir uma prática semelhante entre os antigos germanos e na sua mitologia, pois cultuavam as árvores, uma vez que manifestações da natureza ocorriam nesta região. O resultado, de maneira resumida, foi que entre a Páscoa e Pentecostes - do cristianismo - era hábito saudar a primavera com música e instalar na praça central o Maibaum - Árvore de Maio, representando a Árvore da Vida. 
Ulli Hess - 2013

Para ler mais sobre - Clicar sobre a postagem: 

Após 5 anos transcorridos, após a primeira vez que vimos e registramos o ritual da Maibaum na cidade de Rödelsee, recebemos registros fotográficos de Ulli Hess da cidade de Rödelsee, que nos "presenteou" com imagens inéditas do levantamento do Maibaum, no dia de hoje - dia 30 de abril, na cidade e, ao contrário do evento de 2013, o evento aconteceu em um dia claro, de sol, que todos apreciam  e aproveitam estar ao ar livre,  sentir o sol e a natureza - interagindo e festando ao ar livre com famílias amigas, lembrando igualmente, da prática do Stammtisch.

Maibaum de Rödelsee 2018
Fotografias - Ulli Hess
Ulli Hess - 2018


Rödelsee - 2018

Rödelsee - 2018




Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018



Rödelsee - 2018

Rödelsee - 2018

Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018


Rödelsee - 2018
Rödelsee - 2018

Rödelsee - 2018














Maibaum - Tradição que sobrevive às diferenças religiosas e a tecnologia - por séculos - dentro de um mesmo território.



Grüße an die Freunde von Rödelsee - von den Freunde von Blumenau.
Grüß  Gott.





Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:













Nenhum comentário:

Postar um comentário