terça-feira, 10 de abril de 2018

Fanfarenzug Tamm - em Pomerode SC - e um pouco sobre a cidade alemã Tamm


Teatro Municipal de Pomerode SC - Brasil
A fanfarra da cidade alemã de Tamm - Fanfarenzug Tamm -  esteve na cidade de Pomerode SC no último dia 5 de abril, onde desfilou no centro da cidade e logo em seguida, fez uma apresentação no lotado Teatro Municipal, gratuitamente.
A Fanfarenzug esteve em turnê  pelo Brasil. Antes de chegar à cidade de Pomerode, de acordo com as palavras de seu guia em solo brasileiro - Teodoro (Curitiba PR), a fanfarra esteve turisticamente na cidade do Rio de Janeiro e em Foz do Iguaçu.

Vídeo

O grupo em Foz do Iguaçu - PR - Brasil
Na região do Paraná fizeram uma apresentação no marco das Três Fronteiras, em Guarapuava - Colônia de Entre Rios, fundada por alemães suábios. 
De Entre Rios seguiram para a cidade de Santa Catarina Canoinhas, onde desfilaram pelo centro da cidade e se apresentaram no salão paroquial à noite junto com a orquestra da Banda de Novos Talentos organizada pela Polícia Militar. 
De canoinhas, o grupo seguiu para Pomerode, onde fizemos o registro do desfile e da apresentação nesta cidade.
 Fanfarenzug é uma fanfarra da cidade Tamm que está localizada no estado de Baden Würtemberg - Sul da Alemanha. Seu prefeito, que acompanhava o grupo pelo Brasil é Martin Bernhard.
O arquiteto Martin Bernhard - Bürgermeister - Prefeito da cidade de Tamm - conversando com o público de Pomerode SC - Teatro Municipal de Pomerode.
A cidade de Tamm está localizado no Distrito de Ludwigsburg, na região administrativa de Stuttgart.

A cidade da fanfarra alemã e turnê pelo Brasil e que esteve em Pomerode no dia 5 de abril de 2018 está localizada a 60 km a noroeste de Ludwigsburg, 4 km ao sul de Bietigheim-Bissingen e aproximadamente 17 km ao norte do centro da cidade de Stuttgart - capital do Estado de Baden Würtemberg. 
No senso de 2005, a cidade tinha 12.112 habitantes - para quem não sabe, o número populacional  pequeno é muito comum na maioria das cidades alemãs, pois como os gregos clássicos, têm consciência - dentro de sua estruturação social e política, que facilita a administração pública manter o controle, manutenção, educação, lazer, infraestrutura e planejamento da cidade
Mais de 80% das cidades alemãs tem sua população girando em torno de 10 mil habitantes e isso - por lá - como muitas vezes denotam no Brasil - não significa estagnação econômica e "parado no tempo".
Tammer Haus in Beuren                                     Fonte: Site de Tamm
Um pouco de História Tamm 

Sua história é muito mais antiga que a história oficial do Brasil após a ocupação pelos portugueses. Não se tem muitos dados materiais sobre o início de sua história, mas sabe-se que a primeira menção oficial  sobre a localidade aconteceu no ano de 1287. Em 1351, a localidade ou vila, foi um presente de Katherina von Veihingen ao Conde Eberhard II -  membro do Conde Palatinado de Tübingen - Conde de Württemberg.
Guerra dos Trinta Anos
Durante a Guerra dos Trinta Anos, Tamm foi quase totalmente destruída, e a reconstrução dos principais edifícios como a igreja fortificada de São Bartolomeu, só findaram após 25 anos. A guerra dos Trinta Anos terminou no ano de 1648. 
Durante o Século XVIII, a população da cidade participaram da construção da nova residência do Duque de Württemberg, na cidade vizinha de Ludwigsburg. Nesse tempo  a população que contava com 543 pessoas (ano de 1741), aumentou para quase 1000 no ano de 1800.
Tamm

Embora a cidade de Tamm não tenha sido afetada diretamente pelas Guerras Napoleônicas - sofreu revezes econômicos, como aconteceu em toda a região. Após o fim da guerra - ano de 1816, houve um período de privações, de fome e estagnação (que não tem relação com o número de habitantes de uma cidade). Em 1877, a cidade ficou localizada às margens da ferrovia o que foi muito positivo social e economicamente à cidade.

Na sequência histórica, com o fim da Primeira Guerra Mundial, a dissolução do Império Alemão e a crise econômica, houve impactos negativos na cidade.

Em 1935, dois anos após o Machtergreifung " do Partido Nazista, o prefeito de Tamm, Karl Mammele, foi forçado a renunciar e se suicidou logo depois.

Durante a Segunda Guerra Mundial, até 1941, o cenário da cidade não foi palco da guerra, mesmo assistindo ataques aéreos ocasionais. Mas em abril de 1945, foi repetidas vezes bombardeada, durante o impasse de doze dias entre a Wehmacht e as Forças francesas Livres na cidade vizinha de Bietiheim - Bissingen. A cidade de Tamm foi tomada pelo exército francês no dia 21 de abril de 1945 e em julho, a cidade foi transferida para o controle dos Estados Unidos - tornando parte da área de ocupação americana, na Alemanha pós guerra. Esse período pós-guerra foi marcado pela escassez de alimentos e combustível. Em 1961, a cidade possuía uma população de 3.900 habitantes.
Atualmente, há empresas, como a Porsche e Bosch, com escritórios na cidade de Tamm. A cidade tem como cidades co irmãs Althofen, Kärnten , na Áustria.

Seus principais pontos focais são:

Wassertürme ( torres de água);


Igreja medieval fortificada de São Bartolomeu  -  Bartholomäuskirche in Tamm
;

Fachwerkhäuser (casas em enxaimel);
Edifício histórico da Prefeitura antiga
Altes Rathaus - Tamm







.














Nova praça da cidade com a nova prefeitura;

Estação ferroviária de S-Bahn.

Pretendemos, em breve, fazer fotografias para esse blog, na cidade de Tamm.
Nesse momento vamos apresentar as imagens dos músicos da Fanfarenzug Tamm integrante Musikverein Tamm e.V. na cidade de Pomerode - Santa Catarina - Brasil.

As imagens comunicam
Fanfarenzug Tamm fazem parte da Sociedade Musikverein Tamm - Para acessar seu Site oficial Clicar sobre: Musikverein Tamm e.V.










Antes do Desfile
No interior do ônibus - na parte externa ameaça de chuva - "invasão do ônibus"!












Com Teodoro e Martin Bernhard - Prefeito da cidade de Tamm - Teodoro nos apresentava e falava que ambos éramos arquitetos










Grupos culturais e esportivos de Pomerode...
 antes do Desfile e integração.




















Vídeos

Durante o Desfile - Cidade Pomerode


















Vídeos

No Teatro Municipal de Pomerode
Vídeo














































Prefeito da cidade de Tamm Martin Bernhard e vice Prefeita de Pomerode e secretária de Cultura Gladys Sievert






Bürgermeister Tamm -  Martin Bernsheim 
Vídeos



Fala de Martin Bernheim



Última canção cantada por todos os integrantes - Também por Martin Bernheim - Bürgermeister
Aufwiedersehen!













Geschenk
Vielen Dank!
Komm immer zurück!


No dia seguinte, dia 6 de abril de 2018 -  o grupo musical da cidade alemã de Tamm, seguiu para a cidade de Blumenau, onde, também se apresentou e interagiu com grupos culturais da cidade. Não pudemos estar presente, porque estávamos em sala de aula com a turma de Arquitetura e Urbanismo na UNIDAVI - cidade do Alto Vale do Itajaí - Rio do Sul SC.
Em Blumenau - Dia 6 de abril de 2018, com Rodrigo Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau  - SC.





Em Florianópolis SC


Álbum no Facebook: Fanfarenzug Tamm - em Pomerode SC
Álbum no Google Fotos: Fanfarenzug Tamm - em Pomerode SC





















2 comentários:

  1. Ein toller Tag in Pomerode, vielen Dank liebe Angelina für die tollen Berichte Videos und Bilder. Wir sind sehr geehrt. Danke für die wunderbare und herzliche Gastfreundschaft in Pomerode. Unsere gesamte Brasilientournee war ein unglaubliches Erlebnis und ein toller Erfolg, dank den vielen freundlichen Menschen, die uns empfangen haben.
    Obrigado a todos.
    Wolfgang Günther - Majestro Fanfarenzug Tamm - Alemanha

    ResponderExcluir
  2. Vielen Dank, lieber Wolfang Günter und Freunde von Fanfarenzug Tamm.
    Vielen Dank, dass Sie sich für Brasilien entschieden haben und uns erlaubt haben, ein so schönes Schauspiel zu sehen.
    Das ist Tradition, Identität unserer Städte in unserer Region, Kunst und Geschichte

    ResponderExcluir