sexta-feira, 6 de abril de 2018

Um Römhildt-Weimar - no C.C. 25 de Julho de Blumenau

Piano Römhildt-Weimar semelhante ao piano que estava no C.C. 25 de Julho de Blumenau
Encontramos e fotografamos pedaços de um piano original Römhildt-Weimar nos fundos do palco do C.C. 25 de Julho de Blumenau. O raro instrumento musical foi vencido por uma das pragas do século - o cupim. Ao observar os pedaços do piano destruído pelos cupins e sem saber nada sobre sua história - ficamos curiosos em desvendá-la e compartilhá-la nesse espaço.
Podemos adiantar que o piano que fotografamos foi construído entre 1911 e 1918 na cidade de Weimar - Alemanha.
Piano ou partes de piano - C.C. 25 de Julho de Blumenau









Como é possível?

Um pouco dessa história...

A Firma que fabricou o piano guardado no C.C. 25 de Julho de Blumenau Römhildt-Weimar foi fundada na cidade alemã de Weimar no ano de 1845
Lembramos que a cidade de Weimar fica nas proximidades da cidade de Erfut - cidade conhecida de alguns personagens da história do Vale do Itajaí
Weimar, atualmente é considerada Patrimônio da Humanidade - pela UNESCO - é uma cidade independente - distrito urbano. Alguns personagens da história mundial nascidos em Weimar, são: Göthe, Schiller, Niestzsche entre outros.
A cidade de Weimar também  foi um dos locais em que surgiu o Modernismo - através de sua importante Escola Bauhaus, fundada em 1919 por Walter Gropius e outros contemporâneos seus - interferindo muito nos espaços das cidades até os dias atuais.
Com destaque, foi na cidade de Weimar que foi fundada a fábrica de pianos Römhildt-Weimar, dos quais um se encontra no ambiente do C.C. 25 de Julho de Blumenau, ou parte dele.

Publicidade da época da Firma de piano
Fábrica
A fabrica de pianos Römhildt-Weimar fundada em 1845 teve uma história de quase 100 anos
Em 1891, a fábrica foi transformada em uma AG. Em 1899 foi construída uma nova fábrica na cidade de Weimer localizada na rua Hinterm Bahnhof 12. 


Local da cidade  dentro do mapa da Alemanha
Selo do piano do C.C. 25 de Julho de Blumenau
Também em 1899, recebeu o título do Grão Duque da Saxônia Hoflieft. Em 1910 teve uma grande expansão e abriu filiais em Berlin e HamburgPassou a se chamar de Römhildt-Weimar - isso até 1911. De 1911 até 1918 se transformou em Römhildt-Pianofortefabrik AG. Após o fim da 1° Guerra Mundial, se transformou em Römhildt-Heilbrunn Söhne AG. Em 1930 foi vendida parte da fábrica de Weimar para Herrmann AG. Em 1931, faliu.
O piano que estava no C.C. 25 de Julho de Blumenau foi construído entre 1911 e 1918, quando a fábrica se chamava Römhildt-Pianofortefabrik AG - comprovada no selo que há no mecanismo.

Alguns exemplares desse histórico piano












Mesmo modelo do piano que está no C.C. 25 de Julho de Blumenau e que foi danificado pelos cupins




Imagens do Römhildt-Weimar do C.C. 25 de Julho de Blumenau

Vídeo









































Pedaços de História que faziam música!
 Klavier Römhildt-Weimar 

































4 comentários:

  1. Tenho um piano igual , comprado em Porto Alegre RS ,com uma das teclas a inscrição 1913- referente ao primeiro dono. Tem um som muito metálico, exigindo constantes afinações, mas eu adoro meu piano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adilson...Uma verdadeira relíquia e muito lindo com um som inigualável.
      Cuide bem dele.... :)
      Grata por compartilhar.

      Excluir
  2. Informo que em um conservatório musical há um piano meia cauda dessa marca, não lembro se está na cidade de Blumenau , Joinvile ou na capital Florianópolis, faz quarenta anos que o vi em São Paulo para reforma total.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimamos sinceramente que ocorreu o restauro. Além de um instrumento musical de excelência, passou a ser uma obra de arte e um objeto histórico. Obrigada por compartilhar preciosa informação. Abraços....

      Excluir