segunda-feira, 2 de abril de 2018

Oarscheim - Brincadeira - após o domingo de Páscoa

A tradição da (Clicar sobre) Páscoa continua na segunda feira após o domingo de Páscoa, pelo menos, em algumas regiões da Baviera e também, de BadenWürttemberg. 
É um jogo, no qual se empurra  ovos cozidos coloridos que tem uma moeda de um centavo sobre si - o Oarscheim - geralmente no jardim, sobre duas ripas colocadas na forma de um plano inclinado (em tempos passados, originalmente acontecia em encostas naturais - para rolar o ovo).

 Os ovos são rolados - Geschibbelt - por essa estrutura. Onde pára o Schibbelei como é chamado aquele que rola, é colocado - recebe uma moeda e o Setzei - um segundo ovo cozido colorido tenta chocar nesse.
Quando um dos que brincam, acertar um Stetzei com seu Schibble, o líder da prova confirma um  Hit. O jogador com mais acertos é o Rei ou Rainha Schibble, ou que tem mais moedas
Especialmente na Baviera e em Baden Württemberg essa brincadeira pós páscoa  é conhecida por  Oarscheim e os ovos são rolado sobre a estrutura montada com duas ripas inclinadas. Para ficar mais divertida e contar os pontos, é colocado um centavo sobre cada ovo que que descer a estrutura inclinada. O jogador que tiver mais moedas é o vencedor. A brincadeira é tentar chocar com o ovo e a moeda do oponente, derrubando-a, ou seja, - tirar a moeda dos ovos dos demais competidores através do choque dos ovos. 
Geralmente essa competição é feita entre familiares, amigos, vizinhos e alguns brindes.
Recebemos imagens inéditas dos Beinhorfer de Großkarolinenfeld - próximo de Rosemheimque mostra Karl Beinhorfer brincando o Oarscheim com os amigos nessa segunda feira - pós páscoa, dia 2 de abril de 2018
Quem fez o registro fotográfico e nos enviou as fotos foi Claudia Beinhofer.
Abraços amigos a vocês de  Großkarolinenfeld - diretamente de Blumenau.
Ovos cozidos usados durante a brincadeira  Oarscheim. 

As moedas de um centavo.
Plano inclinado.
Amigos - ao centro Karl Beinhofer - foto de Claudia Beinhofer
Karl Beinhofer - foto de Claudia Beinhofer.
Ovos com moedas de um centavo
Ovos, no final da brincadeira - o vencedor é aquele cujo ovo ficou por mais tempo com a moeda de um centavo e que obteve mais moedas.
É uma cultura maravilhosa. Precisam muito pouco para se divertir de maneira saudável e dentro de uma tradição e história milenares. 

Vielen Dank!! 
Schöne Fotos und ein bisschen mehr über die Kultur Deutschlands - Geburtsort der Kultur vieler Familien, die einige Städte in der Region gegründet haben.









Nenhum comentário:

Postar um comentário