terça-feira, 17 de abril de 2018

Encerramento da Semana de Língua Alemã - Blumenau SC

Cônsul Honorário da Áustria na cidade de Blumenau - Mauro Kirsten e a representante da Rede Consular Honorária da Itália que responde pelas regiões de Timbó e Blumenau - Norma Maria da Rui e sua filha, com integrantes do Grupo Folclórico de Indaial SC -  Bogenbrücke.
Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – aconteceu entre os dias 07 e 15 de abril de 2018, a 3° edição da Semana da Língua Alemã no Brasil. Sendo que o encerramento aconteceu no dia 15 de abril de 2018 no espaço do Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau SC.
Os parceiros culturais do evento na cidade de Blumenau SC, além dos consulados, foram: Câmara de Comércio, Brasil-Alemanha, Secretaria Municipal de Educação SEMED, Câmara de Vereadores de Blumenau, Escola Barão do Rio Branco, Instituto de cultura Brasil e Alemanha - ICBA, Curso de Línguas da FURB, Conselho de Língua Alemã, Igreja de Confissão Luterana do Brasil - Paróquia Centro, Associação de Clubes de Caça e Tiro de Blumenau, Museu de Clubes de Caça e Tiro, C.C. 25 de Julho de Blumenau, Associação dos Grupos Folclóricos Germânicos do Médio Vale do Itajaí - AFG e, de maneira informal, esse Blog - Angelina Wittmann - Arte - Cultura - História - Antropologia.

O objetivo da organização foi de oferecer ao público interessado a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão. Também, despertar o interesse dos brasileiros que não conhecem a língua, (pois muitos a falam) para o idioma. 
Vocês sabiam que o alemão é a língua mais falada na Europa? 
O evento pretendeu tornar o idioma como meio de facilitar o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação daquele continente, mais conhecido e popular para os brasileiros, muitas com ligações a essa herança cultural, através de suas famílias e cidades, das quais escolheu para morar, trabalhar, se divertir.
De acordo com o Cônsul Honorário da Áustria na cidade de Blumenau - em sua fala - a 3° edição da Semana de língua Alemã, na cidade de Blumenau, mobilizou mais de 50 eventos, superando a edição de 2017, atingindo portanto o objetivo.

Cônsul Honorário da Áustria - Mauro Kirsten


O encerramento das atividades da 3° edição da Semana de Língua Alemã na cidade de Blumenau aconteceu no Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau e contou com representantes de grupos culturais, parceiros do evento, na cidade de Blumenau e público em geral. 
Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau
Também registramos a presença do Grupo folclórico de Indaial - Bogenbrücke, bem como, a presença da representante da Rede Consular Honorária da Itália que responde pelas regiões de Timbó e Blumenau - Norma Maria da Rui e o Cônsul Honorário da Áustria na cidade de Blumenau - Mauro Kirsten.
Norma Maria da Rui com os folcloristas da cidade de Indaial
Como na edição do ano de 2017,  registramos os momentos para a história - através de fotografias e vídeos.

Para acessar o encerramento da Semana da Língua Alemã  - ano de 2017 - basta clicar sobre:
Encerramento do evento - edição ano de 2017 - Banda Musical Anita Garibaldi
Rodrigos Volles - Presidente da AFG, Mauro Kirsten - Cônsul da áustria e
Norma Maria da Rui - 
representante da Rede Consular Honorária da Itália.
A programação do último dia da Semana da Língua Alemã 2018 teve início com a apresentação do Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau. Seguiu, com os depoimentos de alguns representantes formais pelo evento, na cidade de Blumenau - como: O Presidente da Fundação Cultural de Blumenau - Rodrigo Ramos e o Cônsul Honorário da Áustria na cidade de Blumenau - Mauro Kirsten - entre outros. O Cônsul Honorário da Alemanha - Hans Didjugeit não esteve presente porque se encontrava em viagem. 
Na sequencia da programação, se apresentou o grupo folclórico de Indaial SC, seguido pela apresentação do grupo de danças folclóricas da AFG.
No final do evento foi servido aos presentes, um coquetel com iguarias da culinária local.
As imagens Comunicam...









 

Folcloristas do Grupo AFG





 



























 
  





 







 



Rodrigos Ramos - Presidente da Fundação Cultural de Blumenau


 
 



Cônsul da Áustria - Mauro Kirsten
 

Valéria Meiler - Representante da FURB - Universidade - Curso de Línguas


Rodrigo Volles - Presidente AFG










 


Dieter Berner - Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau











 
 










Museu dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau









 Coquetel - Gastronomia local










Vídeos











Para Refletir...
De acordo com o Museu da Língua portuguesa - "A Língua é o que nos une".



Sugestão de leitura (Clicar sobre o título):






























Nenhum comentário:

Postar um comentário