sábado, 2 de junho de 2018

Bayern - Bavaria - Baviera - Afinal como devemos chamar este estado do sul da Alemanha e que tanta tradição têm?

Estátua da divindade Bavaria (latim) - protetora do estado alemão Bavaria.


 Alguém, que nos acompanha nas redes sociais e nas postagens do blog, gentilmente fez-nos uma  observação para o uso do termo Bavaria para designar o estado alemão localizado no sul do país. Disse-nos que o correto seria a denominação Baviera e sua observação poderia ser considerada se observarmos alguns sites de pesquisas de âmbito internacional que também assim  afirmam que o correto para a expressão alemã - em português - seria Baviera. Não concordamos. 
Na nossa opinião, as três denominações poderiam ser usadas em solo brasileiro. Na Europa e principalmente,  na Alemanha - é usado o nome no idioma alemão: Bayern.
O que significa os outros dois termos e que também são usados para denominar o estado alemão - em solo brasileiro: Baviera e Bavaria. 
Também - outras pessoas nascidas na Alemanha vieram até nós, perguntar se conhecíamos o porque de existir os dois nome: Baviera e Bavaria.
O nome do estado alemão Bayern em Português é Baviera e muitos dizem que assim é  e, somente assim é correto, inclusive sites globais de pesquisa internacional são desta opinião -  como já mencionamos - vocês podem pesquisar.
O termo ou o nome em latim de Bayern - é Bavaria, em nossa opinião, o mais correto para usar, não somente no Brasil, mas também dentro do estado alemão que foi batizado com o nome. Por este motivo, passamos a usá-lo com mais frequência em nossos textos.
A expressão, em latim, de Bayern tem origem no Grande Império Romano, que teve seus limites dentro deste estado alemão (até onde estão os rios Reno e Danúbio - grande barreira física e geográfica defendida pelos germânicos - cujo herói contra os romanos, foi Hermann - já escrevemos sobre este primeiro herói germânico.

Prosseguindo...

Se observarem o mapa abaixo notarão que a cidade de München, capital de Bayern estava localizada no Império Romano, portanto em contato com a cultura latina.

Deusa Atena
A cultura romana, na verdade é uma cultura que foi apropriada  da cultura grega. Muitos afirmam que os romanos conquistaram belicamente a Grécia, mas na verdade, foram conquistados pelo cultura grega. Seguiam os mesmos hábitos e costumes, as artes, vida privada, panteon, religião e a maneira de construir suas cidades, com um toque de engenharia. Os gregos apresentava a perspicácia e a arte do arquiteto. Sendo a cultura e a vida privada, como também,  a religião -  as mesmas entre os dois povos. Isto explica o nome Bavaria para o estado de Bayern, ser de origem latina.
Atenas - capital da Grécia - no período clássico, como qualquer outra cidade grega, ou família de patrício, possuía uma deusa protetora - uma divindade. Esta divindade estava guardada pelo sacerdote no ponto mais alta da cidade - a Acrópole. O nome da divindade de Atenas era a deusa Atena - deusa da sabedoria e das artes - aspirações do povo grego. No panteon romano esta deusa recebeu o nome de Minerva. Também era a deusa virgem, guerreira e protetora de seus heróis escolhidos e da cidade de Atenas.
Atena traz na mão uma lança, não para lutar, mas com o simbolismo de vitória.
Seguindo as mesmas práticas religiosas, também a cidade que pertenceu ao Império Romano que seguia as  práticas gregas, tinha uma deusa protetora, uma  divindade. A divindade protetora da cidade de München é a deusa Bavaria (latim). E assim também é chamada na Alemanha.
Compreenderam? Lembrem-se sempre - A Alemanha  é uma "colcha de retalhos" multicultural muito mais retalhada e intensa que o Brasil, que muitos assim o consideram. - sua história é ainda muito mais longa, se considerar seu território, pois o estado surgiu somente em 1871.
 Deusa Bavaria
Bavaria - na forma de deusa - também é o  símbolo do estado alemão da Bavaria, e é fácil de entender porque.
Há uma estátua monumental da deusa Bavaria no local onde acontece a Oktoberfest de München anualmente - na praça de Theresienwiese - foi colocada neste local no ano que vieram os primeiros imigrantes para o Vale do Itajaí - ano de 1850.
Como a divindade da cidade de Atenas - Atena, a divindade de München, e da Bavaria - a deusa Bavaria e sua imagem também tem ligação com a vitória.
A deusa Bavaria simboliza o poder e a força do estado da Bavaria. Com a imagem de uma deusa, segura na mão esquerda a coroa da vitória e na direita, uma espada - não para lutar, mas como significado de vitória - como o é também com a deusa Atena. 
A estátua da deusa Bavaria em München feita em bronze fundido - e possui dimensões monumentais. 
Ludwig I
Fonte: www.hdbg.eu
Seu  idealizador foi Ludwig I - Rei da Bavaria de 1825 até 1848 - seguindo as linhas clássicas com adornos e simetria. Foi considerada a primeira estátua colossal desde a antiguidade clássica. Fundida na fundição de München JB Stiglmair entre 1844 e 1850 - período que estava em andamento o projeto de fundação da Colônia Blumenau em Santa Catarina.
A cabeça da Estatua da Bavaria

Ano de 1865 - Fonte: www.delcampe.com
Em função de sua dimensão monumental teve que ser construída em várias partes. Tem 18,52 metros e pesa aproximadamente 87 toneladas. Sua base de pedra tem 8,92 metros.
Há um acesso interno até a plataforma da cabeça, na qual nós estivemos para fazer registros de imagens. Tem-se uma vista ampla de todo o pátio onde acontece o Oktoberfest de München - Theresienwiese (Um campo aberto de 46 hectares).

Nossos registros - estátua da Bavaria
Dia 9 de maio de 2016
Bavaria (Latim) divindade protetora do estado do sul da Alemanha - Bavaria








Theresie


Concluindo...
O estado do sul da Alemanha, cuja bandeira é azul e branco, pode ser chamado de Bayern (alemão), de Bavaria (Latin e inglês - que também pode ser Bavarian) e de Baviera (Português). 

Nosso registro - coroa da Vitória na mão
 esquerda da estátua da divindade




Não é errado chamar o estado alemão do sul da Alemanha, em alemão - de Bayern; em latim, nome da divindade protetora e de onde surgiu o nome - Bavaria; ou ainda,  em português - Baviera. Nós, depois do entendimento e esclarecimentos, passamos a chamar de Bayern ou Bavaria, expressões com mais lastro histórico local. 




Conhecer é preciso!!

Leituras Complementares:
Clicar sobre o título escolhido...


















































Nenhum comentário:

Postar um comentário