Estátua da divindade Bavaria (latim) - protetora do estado alemão Bavaria. |
Alguém, que nos acompanha nas redes sociais e nas postagens do blog, gentilmente fez-nos uma observação para o uso do termo Bavaria para designar o estado alemão localizado no sul do país. Disse-nos que o correto seria a denominação Baviera e sua observação poderia ser considerada se observarmos alguns sites de pesquisas de âmbito internacional que também assim afirmam que o correto para a expressão alemã - em português - seria Baviera. Não concordamos.
Na nossa opinião, as três denominações poderiam ser usadas em solo brasileiro. Na Europa e principalmente, na Alemanha - é usado o nome no idioma alemão: Bayern.
O que significa os outros dois termos e que também são usados para denominar o estado alemão - em solo brasileiro: Baviera e Bavaria.
Também - outras pessoas nascidas na Alemanha vieram até nós, perguntar se conhecíamos o porque de existir os dois nome: Baviera e Bavaria.
O nome do estado alemão Bayern em Português é Baviera e muitos dizem que assim é e, somente assim é correto, inclusive sites globais de pesquisa internacional são desta opinião - como já mencionamos - vocês podem pesquisar.
O termo ou o nome em latim de Bayern - é Bavaria, em nossa opinião, o mais correto para usar, não somente no Brasil, mas também dentro do estado alemão que foi batizado com o nome. Por este motivo, passamos a usá-lo com mais frequência em nossos textos.
A expressão, em latim, de Bayern tem origem no Grande Império Romano, que teve seus limites dentro deste estado alemão (até onde estão os rios Reno e Danúbio - grande barreira física e geográfica defendida pelos germânicos - cujo herói contra os romanos, foi Hermann - já escrevemos sobre este primeiro herói germânico.
Prosseguindo...
Prosseguindo...
Se observarem o mapa abaixo notarão que a cidade de München, capital de Bayern estava localizada no Império Romano, portanto em contato com a cultura latina.
Deusa Atena |
A cultura romana, na verdade é uma cultura que foi apropriada da cultura grega. Muitos afirmam que os romanos conquistaram belicamente a Grécia, mas na verdade, foram conquistados pelo cultura grega. Seguiam os mesmos hábitos e costumes, as artes, vida privada, panteon, religião e a maneira de construir suas cidades, com um toque de engenharia. Os gregos apresentava a perspicácia e a arte do arquiteto. Sendo a cultura e a vida privada, como também, a religião - as mesmas entre os dois povos. Isto explica o nome Bavaria para o estado de Bayern, ser de origem latina.
Atenas - capital da Grécia - no período clássico, como qualquer outra cidade grega, ou família de patrício, possuía uma deusa protetora - uma divindade. Esta divindade estava guardada pelo sacerdote no ponto mais alta da cidade - a Acrópole. O nome da divindade de Atenas era a deusa Atena - deusa da sabedoria e das artes - aspirações do povo grego. No panteon romano esta deusa recebeu o nome de Minerva. Também era a deusa virgem, guerreira e protetora de seus heróis escolhidos e da cidade de Atenas.
Seguindo as mesmas práticas religiosas, também a cidade que pertenceu ao Império Romano que seguia as práticas gregas, tinha uma deusa protetora, uma divindade. A divindade protetora da cidade de München é a deusa Bavaria (latim). E assim também é chamada na Alemanha.
Compreenderam? Lembrem-se sempre - A Alemanha é uma "colcha de retalhos" multicultural muito mais retalhada e intensa que o Brasil, que muitos assim o consideram. - sua história é ainda muito mais longa, se considerar seu território, pois o estado surgiu somente em 1871.
Deusa Bavaria |
Bavaria - na forma de deusa - também é o símbolo do estado alemão da Bavaria, e é fácil de entender porque.
Há uma estátua monumental da deusa Bavaria no local onde acontece a Oktoberfest de München anualmente - na praça de Theresienwiese - foi colocada neste local no ano que vieram os primeiros imigrantes para o Vale do Itajaí - ano de 1850.
Como a divindade da cidade de Atenas - Atena, a divindade de München, e da Bavaria - a deusa Bavaria e sua imagem também tem ligação com a vitória.
A deusa Bavaria simboliza o poder e a força do estado da Bavaria. Com a imagem de uma deusa, segura na mão esquerda a coroa da vitória e na direita, uma espada - não para lutar, mas como significado de vitória - como o é também com a deusa Atena.
A estátua da deusa Bavaria em München feita em bronze fundido - e possui dimensões monumentais.
Ludwig I
Fonte: www.hdbg.eu
|
Seu idealizador foi Ludwig I - Rei da Bavaria de 1825 até 1848 - seguindo as linhas clássicas com adornos e simetria. Foi considerada a primeira estátua colossal desde a antiguidade clássica. Fundida na fundição de München JB Stiglmair entre 1844 e 1850 - período que estava em andamento o projeto de fundação da Colônia Blumenau em Santa Catarina.
A cabeça da Estatua da Bavaria |
Ano de 1865 - Fonte: www.delcampe.com
|
Em função de sua dimensão monumental teve que ser construída em várias partes. Tem 18,52 metros e pesa aproximadamente 87 toneladas. Sua base de pedra tem 8,92 metros.
Há um acesso interno até a plataforma da cabeça, na qual nós estivemos para fazer registros de imagens. Tem-se uma vista ampla de todo o pátio onde acontece o Oktoberfest de München - Theresienwiese (Um campo aberto de 46 hectares).
Dia 9 de maio de 2016
Bavaria (Latim) divindade protetora do estado do sul da Alemanha - Bavaria |
O estado do sul da Alemanha, cuja bandeira é azul e branco, pode ser chamado de Bayern (alemão), de Bavaria (Latin e inglês - que também pode ser Bavarian) e de Baviera (Português).
Nosso registro - coroa da Vitória na mão esquerda da estátua da divindade |
Não é errado chamar o estado alemão do sul da Alemanha, em alemão - de Bayern; em latim, nome da divindade protetora e de onde surgiu o nome - Bavaria; ou ainda, em português - Baviera. Nós, depois do entendimento e esclarecimentos, passamos a chamar de Bayern ou Bavaria, expressões com mais lastro histórico local.
Conhecer é preciso!!
Leituras Complementares:
Clicar sobre o título escolhido...
- Estátua Bavária - Roteiro Alemanha 2016
- História... Origem da Expressão: Deutschland e Germania
- Tribos germânicas - História
- Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário