terça-feira, 26 de junho de 2018

Tradição - Festa na Igreja Luterana de Salto Weissbach

Igreja Luterana de Salto Weissbach

"Churrasco alemão"
Uma das muitas tradições da cultura local é a festa de igreja. E dentre as muitas variações das festas de igreja está a festa das igrejas do Vale do Itajaí fundadas por descendentes dos pioneiros alemães, onde são servidos pratos da gastronomia da herança familiar: E entre estes: as cucas, tortas, Schwarzsauer, cachorro quente, canja, marreco recheado e o tradicional churrasco - encontrado nestas festas e conhecido nas demais regiões como "churrasco alemão".
Estivemos no último dia 10 de junho na festa da igreja da comunidade luterana de Salto Weissbach que guarda muito das características dos antepassados.
Antes de iniciar os festejos do dia de domingo, os quais iniciaram na sexta feira à noite, acontece o culto com a comunidade. Na edição da festa de Salto Weissbach deste ano, estava o Coro de Agrolândia  cujo Maestro é  Eno  Weiss. Não estávamos presentes no culto, mas as imagens nos foram enviadas por Loriseti Reinicke - uma das quais mostramos aqui como registro.
Festas de Igreja - festa a divindade protetora da cidade

Imagem relacionada
Morada da protetora da cidade grega Atenas
Lembramos que as festas de igreja do ocidente, tem sua origem nas festas pagãs às divindades protetoras das cidades - no período clássico (Egito, Grécia e Roma), cujos templos eram guardados por sacerdotes, e estavam localizados na parte mais alta da região, como por exemplo a acrópole onde está o templo - na Grécia, que guardava a imagem da deusa protetora da cidade Athená.
As divindades protetoras das cidades, em várias partes do mundo tinham um dia dedicado  si, com festejos comunitários e apresentações. O cristianismo, como também outras festas, encampou também esta.

Imagens comunicam - Festa da Igreja de Salto Weissbach




















Tradição e herança dos imigrantes alemães - Wandschoner - Panos de Parede





























Leituras Complementares
Clicar sobre o título escolhido

  1. Bairro S. Weissbach - Blumenau - SC
  2. "Quebra Caco" - Schwarzsauer
  3. Wandschoner - Panos de Parede








Tradição a partir das práticas nas comunidades, repassadas de pai para filho.



















Nenhum comentário:

Postar um comentário