domingo, 2 de setembro de 2018

História - Incêndio de Grandes Proporções - Museu Nacional do Rio de Janeiro


Uma tragédia para a memória do Brasil e Global. O espaço que guardava um dos acervos mais caros e importantes do país - O Museu Nacional do Rio Janeiro -  foi assolado por um incêndio de proporções incalculáveis no início desta noite do dia 2 de setembro de 2018.




A edificação histórica está localizada na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, na Zona Norte da capital fluminense.





O acervo do museu que ocupava o edifício que foi a residencia da família imperial brasileira e também da família imperial portuguesa  - no início do Século  XIX, tem cerca, ou tinha, mais de 20 milhões de peças catalogadas.
O incêndio começou no início da noite do  dia 2 de agosto - domingo. O corpo de bombeiros foi chamado por volta das 19:30h. A edificação histórica tem três pavimentos e o incêndio tomou conta de toda edificação. O museu está ligado à Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O museu estava fechado para visitação no momento em que o incêndio começou.  
No mês de junho deste ano, a direção do Museu Nacional e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) assinaram um contrato que contava com um investimento de R$ 21,7 milhões para a revitalização do edifício  histórico, seu acervo e espaços de exposição. 
O que acontecerá agora? Este acervo  tem valor imensurável para o Brasil e para o mundo.








É sabido que nos últimos anos, o Museu Nacional do Rio de Janeiro chegou a ficar fechado, por falta de investimentos e recursos. É o reflexo de todas as áreas do país, no momento presente - decadência.

História

Todos sabem e comentam que trata-se da uma das mais antigas instituições histórica do país, o Museu Nacional do Rio foi fundado por D.João VI, em 1818 - embora que é uma história muito  recente. O que são 200 anos? 

Foi sede da primeira Assembleia Constituinte Republicana de 1889 a 1891, antes de ser destinado ao uso de museu, em 1892 - Boa parte deste golpe militar - conhecido com Proclamação da República - aconteceu no seu espaço.

Complementaremos esta história com pesquisa ampla...
Lamentamos muito, que nossa equipe não visitou e não mais visitará este espaço, pleno como foi.



O retrato do descaso com a História brasileira!!
Enquanto isto, no horário politico brasileiro...


















Em construção...























Nenhum comentário:

Postar um comentário