sexta-feira, 28 de setembro de 2018

O Grupo Folclórico Alpino Germânico estará comemorando o seu Jubileu de Ouro - 50 anos de História.

Alpino Germânico nas comemorações de seus 49° Aniversário - 2017.
Há alguma tempo nós viemos contanto a história de um dos grupos mais tradicionais e antigos  -  sócio do AFG - Associação de Grupos Folclóricos de Blumenau e Região, e sediado na cidade de Pomerode  - Grupo Folclórico Alpino Germânico, fundado no dia 28 de setembro de 1968, na cidade de Blumenau.
Amanhã, dia 29 de setembro de 2018 - o Grupo Folclórico Alpino Germânico, na companhia de amigos, ex folcloristas, autoridades e grupos folclóricos amigos e convidados estarão comemorando o seu 50° aniversário

Um pouco dessa história...
Ex maestro Manfredo Bubeck
Grupo Folclórico Alpino Germânico foi fundado no dia 29 de setembro de 1968 por Franz Zmazek e sua esposa, na sede do Clube de Caça e Tiro Testo Central - Blumenau SC.
O ex maestro dos coros do C.C. 25 de Julho e ex Secretário de Cultura, Esporte e Turismo de Blumenau - Manfredo Bubeck nos contou que antes da fundação oficial do grupo folclórico, existia um trio musical formado pelo fundador do Alpino Germânico, Franz Zmazek (Canto e violão), por ele - Manfredo Bubeck (Acordeon) e sua esposa - Rita Bubeck (Canto). O trio se apresentava em muitos eventos da época, como: Encontro de Corais e concertos. Manfredo Bubeck disse que na época, participaram como uma das atrações na inauguração do Bela Vista Country Club - Blumenau.
Após algum tempo, Manfredo Bubeck saiu do trio e quem assumiu o acordeon foi Roland Findeiss, quando  também foi fundado, o Grupo Folclórico Alpino Germânico - sob a coordenação de Franz Smazek. 
Resultado de imagem para Roland Findeiss angelina wittmann
Folclorista André Cristiano Siewert do Alpino, o músico Roland Findeiss e
 o Cônsul da Áustria na região - Mauro Kirsten - Foto de 2016.
Nesta mesma data, sob orientações do primeiro coordenador - Franz ou Friedrich Zmazek, foi elaborado o estatuto e regimento do grupo folclórico, este voltado para a prática de danças folclóricas de caráter amador. Também ficou definido que Zmazek seria o presidente do grupo que foi batizado  de Alpino Germânico e como é chamado e conhecido até o momento presente. 
Na ata desta primeira reunião, consta os seguintes nomes - fundadores: Franz Zmazek, Ari Egger, Roland Findeiss, Ruth Dehner, Reiwald Findeiss, Wilson Bruch, Isadora Wagner, Osni Hermann, Rosita Burkhart e Renata dos Reis.
"Após a saída do  Manfredo, o Roland Findeiss assumiu o acordeon,  quando se formou definitivamente o Grupo Alpino Germânico - sempre sob a direção do abnegado e idealista dastradições Alpinas Austríacas Sr. Franz Zmazek. Sua sede sempre foi o C. C. T. Testo Salto. O Grupo está vivo até hoje e sua sede atual fica na cidade de Pomerode. Uma linda história." Manfredo Bubeck
Rosita Burkhart casada - Zeplin - uma dos membros 
fundadores do Grupo Folclórico Alpino Germânico,
 presente na noite do 49° aniversário do grupo folclórico. 
A folclorista ainda reside em Blumenau.





Contam aqueles que estiveram presentes no ato de fundação do grupo, que durante oito meses os folcloristas: Ruth Dehner, Ari Egger, Renata dos Reis, Osni Hermann, Rosita Burkhart (Foto atual ao lado), Wilson Bruch, Isadora Wagner e Reiwald Findeiss aprenderam acoreografia da dança com o casal Zmazek. Linda Zmazek ensinava os passos e Franz Zmazek, o Schuhplattler.O acompanhamento musical, corretamente, era feito sob o som de um acordeon e de um violão, tocados porRoland Findeiss e Franz Zmazekrespectivamente.
Roland Findeiss - 2017
Grupo Folclórico Alpino Germânico e músicos Franz Zmazek e Roland Findeiss no Frohsin - Blumenau - Capa de seu primeiro trabalho gravado.
Os primeiros folcloristas do Grupo Folclórico Alpino Germânico foram pioneiros em adotar o Lederhosen na região - traje masculino da Bavaria - não conhecido por todos na cidade de Blumenau. Foi uma tentativa de usar algo semelhante ao original Lederhosen, uma vez que não se tinha acesso à original calça de couro bávara. 
Dessa maneira, o traje foi confeccionado e providenciado dentro do próprio grupo - feito de brim, observando uma Lederhosen original pertencente a Franz Zmazek .
Sede social do C.c. 25 de Julho de Blumenau - época da 1° apresentação do Grupo Folclórico Alpino Germânico.
Foto do Livro -  Centro Cultural 25 de Julho de Blumenau - Sua História - 1954 a 2009.
Franz Zmazek possuía uma Lerderhosen, a qual foi o modelo para Arno Krueger - alfaiate que confeccionou 4 calças como o Lederhosen, de brim. Os suspensórios masculinos foram feitos por Linda Zmazek que recebeu o figuras de flores de edelweiss desenhados por Franz Zmazek e pintados por Rosita Jung. Linda Zmazek fez o traje feminino completo. Ambos os trajes buscaram representar o traje das festas tradicionais da região dos Alpes.
A primeira apresentação oficial do Grupo Folclórico Alpino Germânico aconteceu no dia 5 de maio de 1969 - durante o 15º aniversário do C.C. 25 de Julho de Blumenau. O Grupo era o grupo folclórico do centro cultural e ensaiava no seu espaço, na sede onde ainda está instalado na atualidade.
 Ainda no ano de 1969, o Grupo folclórico Alpino Germânico se apresentou na 2° Festa da Cerveja de Blumenaue após, passou a ser umas das atrações do Restaurante Frohsinn, no qual se apresentou entre os anos de 1969 até 1976. Nesta época faziam duas apresentações semanais para os visitantes. Em 1970, surgiu o primeiro trabalho gravado, onde Franz Zmazek e Roland Findeiss gravaram um disco com canções da região dos Alpes. Mais tarde, fez parte do grupo, o músico da localidade de Testo Central - Ivo Raduenz (Acordeon).



Chapéu do primeiro traje usado pelo  Alpino Germânico,
Pertenceu a Franz Zmazek - abaixo
No ano de 1982, o casal Zmazek viajou para a Áustria e para o sul da Alemanha, com o objetivo também, de complementar, a partir de pesquisa, a indumentária dos trajes do grupo folclórico. Ao retornar para o Brasil, trouxeram uma relação de acessórios, que no mesmo ano de 1982, foram doados pela Cia Karsten - Blumenau. A Karsten doou seis Lederhosen e suspensórios de couro, correntes, chapéu com a pena de águia e coletes para as folcloristas.
Em janeiro de 1984, o Alpino Germânico abrilhantou a parte cultural da primeira edição do Festival de Verão, antes da grande enchente, na sede do C.C. 25 de Julho de Blumenau.



O G.F. Alpino Germânico permaneceu na cidade de Blumenau por mais de 15 anos. 
Eugênio Zimmer
Em 1984, durante a grande enchente - que teve início em julho - o Prefeito de Pomerode - Eugênio Zimmer convidou o grupo, prometendo apoio necessário se esse transferisse para a cidade de Pomerode e representasse o município em festividades e encontros culturais.
Na época, a Prefeitura de Pomerode ofereceu ajuda de custo para o transporte.
Esta passagem histórica esclarece e explica porque que a cidade de Pomerode, fundada por pomeranos, passou a ter um grupo de danças folclóricas com tradições bávaras.
E a tradição é viva e continua através da dança bávara, tirolesa e austríaca, dentro da cidade de Pomerode.

Programação
  • 15:00h   - Recepção
  • 16:00h  - Encontro de Grupos Folclórico
  • 18:30h  - Apresentação  Sandro e Wilson
  • 19:00h  - Jantar - Gastronomia alemã
  • 19:15h  - Apresentação da Banda Hausmusikanten
  • 19:45h -  Apresentação Trio Pomerano
  • 20:30h  - Cerimonial de homenagens
  • 22:30h -  Baile com Banda Tropical Band.
Local

  • Pavilhão de Eventos de Pomerode.
  • Avenida: 21 de Janeiro, 2700 - Centro
  • Pomerode - SC
  • Telefone: (47) 3387-5311

Desejamos felicidades e vida longa ao Alpino Germânico - no dia 29 de setembro de fato. Parabéns por perpetuar a dança, através das gerações... 
Amanhã, estaremos presente - Registrando para a história.


.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário