sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Pontilhão de 110 anos da EFSC - parte do projeto de Revitalização da Rua Bahia - Blumenau

Foto após a limpeza realizada no entorno do pontilhão - na segunda semana de janeiro de 2019.

Em novembro de 2017 - foi tomado o conhecimento de que o pontilhão ferroviário que está localizado sobre o ribeirão Stutzer - no Bairro Salto Weissbach - estava na lista de licitações da Prefeitura Municipal de Blumenau, para demolição - parte das obras de revitalização da Rua Bahia, sem qualquer reflexão, mais uma vez, como está sendo a prática na cidade de Blumenau.

pontilhão ferroviário do Salto Weissbach (De acordo com a localização do mapa acima), é de fabricação alemã e localizado no primeiro trecho inaugurado da EFSC - em 1909 - com mais de 100 anos de história. 

 Em novembro, a notícia se espalhou pelas redes sociais e, das redes sociais, para o jornal escrito.
Nas redes sociais, surgiu um pouco da história do pontilhão
Construção do pontilhão - Foto do Grupo Antigamente em Blumenau

Essas trocas aconteceram sob imagens e fotografias do pontilhão que seria demolido. A notícia ocupou a coluna do jornalista do Jornal de Santa Catarina, Francisco Fresard - o Pancho - no dia 1° de dezembro de 2017, com uma boa nova. Fresard,  foi econômico e pontual com suas palavras. E seu alerta, despertou os responsáveis pelas atuais obras na cidade de Blumenau, de que o monumento histórico poderia fazer parte da proposta,  projeto e de sua execução.
Publicação no Jornal de Santa Catarina - Dia 1° de dezembro de 2017

Postado no Blog do Pancho no dia 4 de dezembro de 2017

A execução da obra, enfim chegou ao local do pontilhão ferroviário que já teve seu entorno limpo, como registramos hoje - dia 21 de setembro de 2018.

As imagens comunicam - 21 de setembro de 2018










Rua Bahia  - Salto Weissbach - Blumenau
Pontes sobre o ribeirão Stutzer - História ponte ferroviária, com mais de 100 anos.




Um exemplo positivo - a partir de uma interferência positiva da imprensa, mais precisamente do jornalista Francisco Fresard.A história permanece, por mais um tempo, na paisagem. A história da pioneira Estrada de Ferro Santa Carina - EFSC.

Agora podemos voltar nosso foco às demais pontes ferroviárias de Blumenau, que se encontram no meio do mato, como por exemplo a linda ponte de pedras, sobre o Ribeirão do Tigre. 
Ponte de pedra sobre o Ribeirão do Tigre sobre um terreno urbano às margens do grande rio Itajaí Açu - O prefeito de Blumenau conhece a existência dessa ponte. Também promovemos um encontro entre lideranças e voluntários do resgate ferroviário com o Secretário de Planejamento e técnicos da Prefeitura Municipal de Blumenau - no ano de  2012, nesse momento, também, comunicamos a existência dessa ponte no meio do mato. Desenvolvemos projeto para seu aproveitamento - na década de 1990. Enquanto estiver no meio do mato -  tudo bem, pois pedra é um material durável - tememos é o vandalismo e o descaso com o patrimônio histórico ferroviário. 
Sobre a ponte estão  Jorge Wittmann e Roberto Wittmann - fotografia de 1996. 























Limpezas em torno do patrimônio ferroviário - Fotos 18 de janeiro de 2019.

Na segunda semana de janeiro de 2019, no canteiro de obras da Revitalização da Rua Bahia, bairro de Salto Weissbach - cidade de Blumenau, foram efetuada a limpeza do entorno do histórico pontilhão ferroviário que se encontrava quase totalmente tomado pelo mato. 
O monumento possui partes bem comprometido pela ferrugem causadas por  mais de 4 décadas relegado ao relento e às intempéries, sem a devida manutenção. Estamos acompanhando atentamente, para que sejam feitos os reparos necessários e que este pontilhão seja usado - como previsto no projeto original da revitalização da rodovia - apresentado no início desta postagem.

As Imagens comunicam....








































Leituras Complementares  - Clicar sobre o link:
















Nenhum comentário:

Postar um comentário