segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Clic´s - Festa dos 60 anos da Banda Os Montanari

Grupo Folclórico Tanz-und Spielgruppe Gartenstadt - Blumenau junto à kombe de Os Montanari
No dia primeiro de setembro de 2018, uma das mais tradicionais bandas do estado de Santa Catarina comorou com a comunidade de Blumenau seus 60 anos convidando bandas amigas, grupos culturais e de danças e simpatizantes para participar das comemorações. A festa aconteceu no Setor 1 do Parque Vila Germânica e a banda aniversariante? - Os Montanari.
As bandas convidadas e que subiram ao palco na noite, entre outras, foram: Vox 3, D’Fiebes, Cavalinho, Nova Alegria, Champagne, Tropical Band, Hausmusikanten, Dany e Rafa e Os Velhos Camaradas.
Entre as
apresentações musicais houve apresentações de grupos de danças folclóricas.
A festa iniciou às 19:00h e o baile terminou as 4:00h da manhã.

A história...

Os Montanari se apresentaram pela primeira vez, no dia 03 de setembro de 1958, na Rádio Rural da cidade de Concórdia no programa Brasil de Canto a Canto apresentado por Vicente Ribeiro da Silveira.  

"Há exatos 60 anos, meu pai Bruno Montanari (1936-2009) e seu irmão Oswaldo (o do violão na foto, falecido em 1971) se apresentaram pela primeira vez como Os Montanari, em 1958. 
Encontrei no Youtube o primeiro compacto gravado em 1966 e lançado em 1967, com as músicas de autoria do meu pai, ainda sem instrumentos de sopro:
https://www.youtube.com/watch?v=KgYCuclHgR4&t=303s
A história da letra da música "Baile de Rondon" realmente aconteceu, de um kerb de outubro de 1960 em Rondon-PR.
Além deste link, vou colocar aqui o de uma gravação menos rara de 1976 que sempre gostei, cujos arranjos são do meu pai:
https://www.youtube.com/watch?v=SZnC8Q0Lunk
É uma música raramente conhecida por pessoas com menos de 70 anos. Pudera: foi composta em 1912 pelo mexicano Manuel Ponce e, ao que tudo indica, ficou mundialmente mais famosa nos anos 1930/40. Eu só conheço por causa dessa versão de 1976 do meu pai, nunca tinha ouvido outras versões. A internet de 2018 me permitiu conhecer muitas versões com uma busca, mas, para minha surpresa, não há sequer uma que se pareça com esta... Todas são MUITO mais lentas e parecidas entre si no estilo (clássico), portanto difíceis de serem apreciadas pelos ouvidos de uma millennial como eu; outros tempos, outra velocidade, não é? Ao conhecer as versões famosas de Estrellita, eu percebi o quanto o que meu pai fez aqui é especial e difere de todas elas. Não só pelo tempo, mas por diversos detalhes de toda ela. Essa versão "balada com guitarra psicodélica" (como quem postou no YouTube descreveu) me permitiu apreciar uma música incrível, cujo encanto, de outro modo, eu não teria conseguido absorver.
E agora esta pérola que, desculpa aí, mas foi meu pai que compôs! "Sai dos trilhos que o trem te pega", é o nome dela:
https://youtu.be/JKZOB5RQRcQ
Achei que devia postar algo hoje em comemoração, para homenagear meu pai e compartilhar com vocês um pedacinho da história da música do sul do país e também da América Latina, visto que estes estilos musicais se estendem ao Paraguai, Uruguai e Argentina, até onde sei. 
O que compartilho aqui é uma fração mínima de tantas coisas bonitas e importantes a respeito do legado do meu pai e de seu talento que eu poderia falar. Escolhi de propósito  músicas e informações não tão conhecidas, para dar uma amostra da profundidade da arte por trás da fama que perdura até os dias de hoje."  Ketlin Montanari - 3 de setembro de 2018

"Oi Ketlin. Boa tarde. Posso falar um pouco sobre os Montanari. Em 1972, fui festeiro, entre outros, na festa da Nossa Senhora Aparecida , itoupava norte, Blumenau, SC , e , na época, contratamos eles , para abrilhantar os festejos e também um baile, realizado no Salto,Weissbach, e o sucesso foi tão grande que no baile, lá pelas tantas, não conseguimos mais controlar os ingressos e na festa tínhamos que, de vez em quando, pedir para que parassem a música, para que o povo se afastasse deles, a fim de que as outras atrações também funcionasse. Me lembro muito bem do teu pai, Bruno, pois fui eu que os recepcionei e Cíceroniei aqui na cidade." Agenor de Aguiar - 24 de abril de 2022.


A banda foi idealizada pelos irmãos Bruno e Oswaldo Montanari e começaram a tocar acompanhados dos músicos Fridolino Kiekov, Arthur Tessmann, Erwino Vatzlawick, Urbano Bloss e Werno Falk. Na região oeste e do meio oeste do estado de Santa Catarina, acontecem as tradicionais Kerb's, festas trazidas para a região pelos imigrantes alemães - e que também acontece na Alemanha até os dias atuais. Não existia muitas bandas na região com repertório para animar estas festas o que os motivou a continuar a fazer música. Ficaram conhecidos em toda a região e naturalmente, eram contratados e com isto, tornaram se referencias como banda deste ritmo para as festas, em específico.

No dia 2 de janeiro de 1971 Oswaldo Montanari partiu para o outro plano, fazendo surgir um grande vazio na banda e como consequência, a desolação de Bruno Monatanari que se afastou por não conseguir tocar sem a presença de Oswaldo. Sob pedidos e riscos do término da banda, Bruno reconsiderou e retornou à frente da banda sem o irmão.
Com muitos contratos e show's no Vale do Itajaí e segundo o indaialense Luiz Carlos Henkels, a primeira apresentação de Os Montanari na região, foi na cidade de Indaial no ano de 1968, a banda se mudou para Blumenau no ano de 1977. De acordo com a história contada no Site da banda, neste mesmo ano, os filhos dos primeiros músicos passaram a tocar com o grupo. 
E em 1988, os filhos comandavam os trabalhos da banda.
Radio Progresso AM - 1977 - com os filhos dos primeiros músicos











Após 60 anos de história e música, a banda Os Montanari tem uma discografia formada com mais de 30 trabalhos gravados.
Durante as comemorações de sua história, com a presença de outras bandas e pessoas ligadas a cultura regional, tiveram como um dos principais objetivo, o resgate histórico com a produção de um álbum comemorativo, a partir da presença de antigas canções, apresentadas com novos arranjos, sem sua descaracterização original. O foco sempre na tradição da música regional trazida pelos imigrantes ou gaúchas.
O CD Coletânea Especial de Aniversário - Os Montanari - 60 anos reuniu os sucessos da banda nas últimas décadas.  

"Uma forma de reviver a trajetória da banda, contemplando a maior paixão do grupo: a música." Os Montanari
As imagens comunicam...

Algumas imagens da noite da festa de 60 anos de Os Montanari. 
Estivemos no espaço e durante um tempo na noite das comemorações, mas não encontramos os aniversariantes






 

 
 

























 

 








































Herzlichen Glückwunsch an Band Os Montanari...
 für den 60. Geburtstag.










Vídeos







Site - Clicar sobre: Banda Os Montanari





























Nenhum comentário:

Postar um comentário