sábado, 15 de setembro de 2018

Urbanismo - Nova Ponte no Centro Histórico de Blumenau?

Neste croqui deveriam mostrar o entorno maior e o seu impacto no local.
Desenho com o Norte para abaixo - segundo o jornalista autor da matéria retirado do projeto executivo da Prefeitura Municipal de Blumenau. Valor da obra - ponte sobre um ribeirão na cidade de Blumenau: 2 milhões de reais.
Já mencionamos em inúmeras postagens sobre a importância histórica e espacial da área da cidade localizada nas proximidades da Rua das Palmeiras - Boulevard Hermann Wanderburg, primeiro desenho urbano de Blumenau e por consequência - da Colônia Blumenau - local, do qual era administrada toda a grande área territorial da grande Colônia Blumenau que abrangia aproximadamente todo o território do atual Vale do Itajaí, portanto este local, também é centro histórico de toda região do Vale do Itajaí.
Leituras destas postagens sugeridas e listadas no final desta.
A área territorial da Colônia Blumenau - administrada do Stadtplatz da colônia localizada junto ao local que receberá a ponte projetada pela administração pública de Blumenau e custará 2 milhões de reais.



    Deparamo-nos com uma notícia relacionada à esta região, que não vem recebendo da administração pública a devida atenção.

    Matéria assinada pelo repórter Francisco Fresard - Pancho em seu blog, que diz:
    Por Pancho
    14/09/2018 - 11h40 - Atualizada em: 14/09/2018 - 11h40
    Nova ponte no Centro de Blumenau será construída nos próximos meses
    "Foi homologado nesta semana o resultado da licitação que escolheu a empresa que vai construir uma nova ponte sobre a foz do ribeirão Garcia no Centro de Blumenau. A Salver Construtora e Incorporadora vai receber R$ 2 milhões pelo serviço. Não há data definida para o início da obra. 

    Segundo o secretário municipal de Infraestrutura, Alexandro Fernandes, o contrato será assinado ainda em setembro, mas o início dos trabalhos será discutido com outras secretarias e com a própria empresa. Dificilmente será em outubro, devido à Oktoberfest, e é possível que fique para o período de férias. 

    A estrutura será erguida ao lado da ponte Desembargador Pedro e Silva, no Centro Histórico de Blumenau, e vai ligar a Rua XV de Novembro à Avenida Presidente Castelo Branco (Beira-Rio), bem ao lado da Thapyoka. Ela terá 48 metros de extensão e deve servir para ajudar desafogar o trânsito na Rua Itajaí e Alameda Duque de Caxias (Rua das Palmeiras)."
    Há 23 anos - alertávamos sobre a construção sobre a Praça Hercílio Luz  -
    espaço público por excelência. Hoje não existe mais a Fábrica de Cerveja  e
    no seu local, funciona um restaurante que poderá ter uma via colada na sua
     parede em breve. Para que fosse construída esta edificação sobre a praça, 

    foi reformulada a legislação na Câmara de Vereadores - Idealizador desta
     obra: Norberto Mette
    O Secretário Municipal de Infraestrutura de Blumenau - mencionado na reportagem de Francisco Fresard trabalhou na equipe responsável pela primeira campanha política de Napoleão Bernardes à Prefeito de Blumenau (2012) - e fazia parte de uma empresa de Comunicação de Florianópolis. Durante esta campanha o candidato Napoleão Bernardes prometeu o resgate do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau o que não aconteceu. A cidade de Blumenau tem sido palco de ações imediatistas sem reflexões e sem o aval de uma equipe técnica - promessa sua de campanha. Isto há muito tempo.
    Uma das soluções para este conflito que é usado para justificar esta anomalia, seria munir o centro da cidade de Blumenau com transporte público de qualidade e com vários horários. As pessoas perceberiam que é muito mais tranquilo se locomover de transporte público do que o transporte privado e seus conflitos, como acontece em qualquer cidade desenvolvida de fato - em torno do planeta. 
    Centro Histórico de Blumenau - paisagismo de outro período históricos com os locais da intervenção em andamento - construção paliativa de um nova ponte - Projeto sem qualquer noção - com o NORTE voltado para baixo
    As ações da administração pública na cidade de Blumenau são voltadas para facilitar e espacializar o transporte rodoviário privado, muitas vezes com consequências drásticas como o de descaracterizar uma de suas áreas com mais lastro histórico em todo Vale do Itajaí. Quando permitiram a construção da Fábrica de Cerveja, atualmente ocupado pelo restaurante Tapyoca, conseguiram bloquear parte de uma das vistas de Blumenau mais lindas a partir da curva do Rio Itajaí Açu. Este espaço já valorizado e recebeu intervenções adequadas em administrações públicas do passado, como mostra a fotografia abaixo. Ainda restam alguns resquícios deste espaço público por excelência.


    Ponte esquecida na paisagem - parte do projeto de revitalização da Praça Hercílio Luz - da foto acima - sob a ponte caminho que acessam até o local do lote colonial de Hermann Blumenau.
    "Vão fazer 4 pistas para carro no local mais especial de Blumenau! Onde deveria ter uma faixa elevada para as pessoas passarem. Entre a prefeitura antiga e a Praça do Porto! Prioridades invertidas! Uma hora o discurso é fazer uma ponte na curva do rio justamente para tirar o trânsito do centro e de repente o centro se torna uma via "expressa". Não conseguem nem compreender o que significa "Stadtplatz". Eu realmente não entendo mais nada! Triste caminho esse que Blumenau resolver tomar após 2005 com a extinção do IPPUB!" Professor Bernardo Brasil
    Ex Prefeito João Paulo Kleinubing
    Quem assinou a extinção do IPPUB - Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Blumenau idealizado pelo Doutor Professor em Urbanismo Vilmar Vidor - o qual foi trazido para Blumenau pelo ex Prefeito Lazinho para implantar o primeiro Plano Diretor da cidade de Blumenau ainda na década de 1970 - foi o ex prefeito de Blumenau - João Paulo Kleinubing.


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