segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

1884 - Eleições para Assembléia Nacional e nomes da Colônia Blumenau

Capital do Brasil na segunda metade do século XIX - Rio de Janeiro - Fonte: Mestres do Séc. XIX - Instituto Moreira Salles  Brasiliana Fotográfica Digital
Resultado das Eleições para Deputados à Assembléia Nacional - ano de 1884, resultados apurados na Colônia Blumenau, onde somente alguns nomes da comunidade possuíam o direito de votar. 
A eleição apresentava dois candidatos: Duarte Paranhos Schütel - pelo Partido Liberal e, Alfredo D'escaragnole Taunay - pelo Partido Conservador.

Duarte Paranhos Schütel - Oposição (7 votos)

Médico, jornalista, poeta e político. Nasceu em  Nossa Senhora do Desterro - atual Florianópolis, no dia 8 de junho de 1837. Descendentes de imigrante alemão de Desterro  - Filho de Heinrich Ambauer Schütel e de Maria da Glória Paranhos.
Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, em 1861, com a tese "Considerações sobre os agentes anestésicos em relação à prática da cirurgia e sobre os meios de remover os acidentes que eles podem determinar". Foi tenente-cirurgião do 1º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional do Desterro, em 17 de março de 1865, e capitão cirurgião-mor do Comando Superior da Guarda Nacional de Nossa Senhora de Desterro, no dia 26 de setembro de 1867.

Alfredo Maria Adriano d'Escragnolle Taunay - Situação  (22 votos)

Visconde de Taunay
Nobre de origem francesa - primeiro e único Visconde de Taunay, nasceu no Rio de Janeiro no dia 22 de fevereiro de 1843, também era escritor, músico, professor, engenheiro militar, político, historiador e sociólogo  Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e ocupou a Cadeira n.° 13. 

A Colônia Blumenau -  ano de 1884 - participaram das eleições, muito poucos eleitores, assim citado na nota da revista Blumenau em Cadernos de dezembro de 1957.
Poderia votar, somente aquele que falassem português e os homens maiores de idade. Mulheres não possuíam direito à voto. 
Na sequencia, os eleitores da Colônia Blumenau que votaram - escolhendo um dos dois candidatos - da Situação ou da Oposição.
Estes votaram no candidato do Partido da Situação  - Conservador - Visconde Taunay - nascido no Rio de Janeiro.
  1. Fritz Müller;
  2. Julio Baumgarten;
  3. Luiz Schteblen;
  4. Dr. Eberhardt;
  5. Victor Gaertner;
  6. Heinrich Watson;
  7. Francisco Martins Fontes;
  8. Heinrisch Koehler;
  9. Franz Faust;
  10. Hermann Baumgarten;
  11. G. Seckendorff;
  12. Heinrich Krohberger;
  13. H. Ruediger;
  14. Frederico Deeke;
  15. Eduardo Fritsche;
  16. Wilhelm Siebert;
  17. Otto Wehmuth;
  18. Friedrich Rabe;
  19. Heirich Froehner
  20. Heinrich Probst;
  21. Heinrich Clasen.
Na lista faltou 22° voto mencionado na nota.

Os eleitores que votaram no candidato do Partido da Oposição - Liberal Duarte Paranhos Schütel - com predominância de origem portuguesa e catarinenses foram somente 7, que foram: 
  1. Alfredo Koehler;
  2. Joaquim Rodrigues Antunes;
  3. Julio Cesar dos Reis Pereira Cardoso;
  4. Claudio Francisco de Campos;
  5. Francisco Antonio da Rocha;
  6. Wilhelm Schaffer;
  7. Leopoldo Huschel (que tinha fortes ligações políticas com Desterro).



Em Construção...


















Nenhum comentário:

Postar um comentário