domingo, 16 de dezembro de 2018

Preparativos para o Natal - Pomerode SC


Há poucos dias da tradicional festa de natal - tradição muito forte e parte da cultura dos imigrantes que fundaram a maioria das cidades da região do Vale do Itajaí, fomos dar uma voltinha na cidade de Pomerode - mais precisamente no dia 13 de dezembro.

Para relembrar a tradição...

Quem são e qual a origens dos elfos? Irmãos Grimm
 inteligentemente salvaguardaram estes elementos da religião pagão,
 nos seus eruditos contos de fadas.
O Natal tem origem na religião pagã dos povos que viviam na região de onde vieram os imigrantes para o Vale do Itajaí. A humanidade festejava o nascimento do sol como sendo o acontecimento mais importante da Terra - Solstício de Inverno - que acontece no período que varia de 17 a 25 de dezembro, dependendo do ciclo solar de cada ano. Até os dias atuais, na Europa -  milhares de pessoas celebram o Solstício de Inverno - o dia mais longo do ano, para saudar o calor, a música e até divindades da  antiga religião pagã e também, o sol - fonte de energia imensurável e importante para a vida.
Cavaleiros Teutônicos converteram povos pagãos - que cultuavam o
solstício  de  inverno ao cristianismo que estavam fixados ao norte
 do atual território  alemão - detalhes, onde estava a
Pomerânia - origem dos imigrantes  pomeranos.
Muitas adaptações e má interpretação histórica são apresentadas aleatoriamente em vários períodos históricos sobre este acontecimento, ao longo da história da civilização. Teve modificações e adaptações feitas, no Império Romano e o cristianismo, em várias regiões no mundo e também na região onde está localizada a Alemanha, atualmente. Adaptaram e adotaram o Natal nesta data, como a data do nascimento do filho de Deus e não mais, o nascimento do Sol (Para muitos povos das antigas religiões - também considerado deus) como conheciam os "povos pagãos" - povos antigos alemães. 
Em 336, o imperador romano Constantino I, aproveitando os festejos dos solstício da luz, nas várias regiões conquistadas pelos romanos, anunciou a nova religião de Roma e contou a história de Jesus
A primeira celebração da data do nascimento de Jesus Cristo -Natal aconteceu em Roma, no ano de 336, quando imperador romano Constantino I apresentou a nova religião do império romano - o qual dominava boa parte do atual território alemão e depois, através das Cruzadas (Cavaleiros Teutônicos) conquistou outra parte, a partir da religião. E assim prossegue tornando-se uma tradição nesta região e festejada dentro das famílias - no mundo - por séculos a fio.
O mundo adotou (comercialmente) esta tradição, até mesmo, em regiões onde historicamente não há a religião com base no cristianismo. Independente do aspecto comercial, a tradição é viva dentro das famílias e na memória coletiva. É um sentimento que faz surgir o brilho no olhar e "movimenta" os lares. A tradição natalina é viva dentro das cidades oriundas da antiga Colônia Blumenau, fundada por imigrantes alemães, austríacos e italianos - na segunda metade do Século XIX, como por exemplo, a cidade de Pomerode.

    No próximo mês de janeiro de 2019, Pomerode estará promovendo grandes festividades comemorando o seu 60° Aniversário de emancipação política de Blumenau.
    Percebemos que a cidade já "respira" o ar destes momentos de preparativos.

    As imagens comunicaram - clima de natal - cidade de Pomerode

































    Visitamos um local - no interior de uma edificação construída com estrutura enxaimel, onde pessoas apresentam seus doces, geleias e artesanato natalino. As imagens seguintes comunicam.















    Preparando os ingredientes para as crianças prepararem a massa de docinhos de natal
     casquinhas  de ovos são preservadas, para que ali pertinho sejam preparadas para a
     árvore  de  páscoa - confira, ainda nesta postagem.




    As crianças aguardam...







    Arco Natalino alemão, presente em muitos espaços e edifícios de Pomerode.



    Obra em escultura de  Ervin Curt Teichmann  - seu próprio rosto

    Espaço de Artes no espaço Ervin Curt Teichmann 















    Um comentário - A cidade de Pomerode é um exemplo.

    De acordo com o IBGE, possui uma população de 32 334 habitantes e não tem o propósito de "desenvolver" a partir do adensamento - o que no Brasil erroneamente é sinal de "crescimento" sob vários aspectos. Muitas vezes, "cidades pequenas" recebem elementos urbanos, principalmente no quesito de "mobilidade urbana", que imitam cidades maiores com muitos conflitos nesta área, para se mostrarem "desenvolvidas". Ou ainda, "orbitam", de forma dependentes, em torno de um município maior - que sutilmente não permite a emancipação política destas, criando assim, uma rede de dependência politica e econômica que lhes trazem vantagens, também sob vários aspectos. 
    Lembramos, que mais de 85% das cidades alemãs - de maneira planejada, optam que seu "tamanho" a partir do número de seus habitantes, girem em torno de 10 mil. 
    Gregos antigos já sabiam disto, e proferiam que a cidade tem um limite certo para que seja feito com qualidade seu planejamento e administração (para os gregos a cidade não poderia ter mais que 5 mil habitantes).
    Retornando a Pomerode, que salvaguarda a sua história na paisagem - controla seu adensamento, a partir da ocupação do solo e de suas políticas públicas e, a partir de suas práticas e costumes - identidade, apresentando ao visitante, o lastro cultural, de fato. 
    Este local, nas fotos - onde está a sede da Fundação Cultural e também a porta da cidade - rodoviária, teatro, entre outros espaços, é um local de visitação e entretenimento onde a pessoas, percebem o que foi um complexo fabril, hoje é um complexo histórico/cultural/ gastronômico. 

    É uma cidade independente economicamente e culturalmente, com uma população inferior a 35 mil habitantes e sem "constrangimentos" mediante o tabu do "grande".
    Sugerimos a construção de uma ponte sobre o rio do Testo - no centro - que antigamente possuía uma balsa, ligando a Rua XV à área dos Weege, onde a presença da rua explica e justifica ter a Igreja luterana - Igreja da Paz - implantada de "lado" e paralela à rua do comercio. O rio é um elemento importante para as cidades alemãs, além do que promoveria a "ligação" entre estes dois espaços públicos da cidade - centro cultural e centro comercial - intermediado pelo religioso. 
    A igreja, na verdade tinha sua frente frente voltada para a estrada que dava acesso à balsa - no Testo. 
    Esta ponte proposta - atual - repetimos - ligaria o centro comercial ao centro cultural - escrevemos esta proposta há algum tempo atrás na postagem - para ler - clicar sobre: Igreja da Paz - Pomerode - 130 anos - Cemitério do imigrante.

    Centro Cultural e o espírito de natal








    A gastronomia local, em destaque nos seus espaços - elemento forte de identidade da cidade.









    Os elementos históricos, e pertencentes ao patrimônio histórico arquitetônicos, são preservados. A nova construção apresenta um alinhamento da linguagem dentro desta paisagem histórica, mas com uma arquitetura atual. Neste caso - o uso dos materiais - elementos do telhado, volumes, que lembram e respeitam a arquitetura histórica, não agredindo visualmente e compõe a paisagem de maneira harmoniosa, diferentemente que vimos por aí e fachadismo, que muitos confundem com bom gosto, através de cenários pobres e muito comerciais.






    Visitamos a Casa do Papai Noel onde encontramos elfos  que auxiliam na fabricação de brinquedos de madeira - com a colaboração da Escola de Tornearia - Drechslerschule. Entre os Elfos que encontramos, estava a família  Drews - Elizabeth, Vilmar e a filha Jeani. Também manuseando um torno pequeno estava o Elfo Rafael Liandro Pinto Nemézio - que nas horas de folga, é o Maestro da Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser - Pomerode. Rafael fez uma pequena peça, sua preferencia e especialidade, como torneiro, há 5 anos, e também, atualmente, professor da Escola de Tornearia - Drechslerschule.
    Família Drews

    Rafael Liandro Pinto Nemézio - Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser - Pomerode
    A Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser - Pomerode no Teatro Municipal de Pomerode - tocando a Polka composta por Norbert Gälle - Böhmischer Traum - 5 de outubro de 2018

    Tornearia do Elfo Rafael Liandro Pinto Nemézio.
    Fomos presenteados com o pequenino peão feito um momento anterior como mostra o vídeo a seguir (Em breve!)





    Weihnachtsmann

    Também conversamos com o Weihnachtsmann - o Papai Noel, e que fala alemão. O Weihnachtsmann foi nos apresentado por Rolf Roland Herzog, grande amigo do Noel e que ajuda a manter viva esta tradição na cidade de Pomerode.
















    Pedindo uma Boneca Käthe KruseDe repente...








    Brinquedos confeccionados por Papai Noel e os Elfos.




























    Alguém já está trabalhando para os preparativos da Festa da Páscoa - surpreendemos -e utilizando as casquinhas preservadas no feitio dos docinhos de natal - mencionadas anteriormente.






























    A cidade de Pomerode e a prática da tradição que resgata o espírito de Natal através da arte, do artesanatos e práticas. Pessoas da comunidade fazem e repassam esta tradição com o prazer do amigo do Weihnachtsmann, ou da senhora que já prepara as casquinhas para a árvore da páscoa, ou do Maestro, e da família Drews, entre tantos outros. A cidade nunca deixou de viver a tradição natalina no seio de suas famílias e agora, compartilha, com seus visitantes.
    Uma sugestão

    Quando viemos residir no Vale do Itajaí - no início da década de 1980, existia uma fábrica de bolas de decoração natalina - de vidro - coloridas - na cidade de Pomerode
    Reaproveitavam, como matéria prima, lâmpadas fluorescentes queimadas. Sustentabilidade. Estas bolas de vidro são infinitamente mais bonitas do que estas que o mercado disponibiliza, atualmente. Temos algumas ainda, daquele tempo. Em breve foto.
    Por que Pomerode não resgata esta produção e Tradição?


    Em Breve - mais vídeos...

    Leituras complementares - Clicar sobre o título escolhido:






















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário