domingo, 23 de dezembro de 2018

História comum entre as Colônias Blumenau, Pommerroder, Itapocu, Humbold e São Bento - José Deeke

Fonte foto: Almanaque OCP.
Aparentemente a Colônia Dona Francisca - atual cidade de Joinville e a Colônia Blumenau - atual cidade de Blumenau - historicamente sempre competiram-se entre si. A Colônia Dona Francisca estava e está localizada junto a uma das "portas" da Europa, na região - o Porto de São Francisco do Sul.
José Deeke - Foto Vanessa Metzger
Mas em suas histórias houve um "elo" que promoveu a ligação entre ambas mais do que muitos imaginam e além do acesso marítimo através do porto - que foi a Sociedade Colonizadora Hanseática. 
A sociedade nomeou, como Diretor de 4 de suas colônias, por mais de 20 anos - seu então Engenheiro Chefe, nascido no Stadtplatz da Colônia Blumenau (1875) José Deeke (o link de sua biografia no final desta postagem). As Colônias foram Hansa Hammonia - atual Ibirama, cujo território pertencia a Colônia Blumenau, Colônia Hansa Humbold - atual Corupá, Hansa Itapocu - atual Jaraguá do Sul e Hansa São Bento. Descobrimos estes fatos escrevendo sobre a biografia da esposa de José Deeke, Emma Maria Deeke - nascida Rischbieter, que pelo montante do trabalho de Deeke, tornou-se o "braço direito" do marido e percorria todo este território, ao seu lado.
Abaixo, o mapa desenhado pelo então,  Engenheiro Chefe da Sociedade Colonizadora Hanseática (Em breve escreveremos sobre) - José Deeke, nascido na Colônia Blumenau e aprendiz do Engenheiro Agrimensor Heinrisch Krohberger. 





O mapa ilustra muito bem os caminhos de outros tempos - muito diferente destes que conhecemos atualmente. Os acessos para a região, eram feitos a partir dos portos marítimos de São Francisco de Sul e do Itajaí. A nucleação urbana de Pomerode, na época denominado Pommerroder, foi fundada - no território da Colônia Blumenau - às margens do Rio do Testo - estrategicamente no caminho para o porto marítimo de São Francisco do Sul, o qual passava pelas Colônias de Itapocu, Humbold e Dona Francisca. José Deeke tinha residência fixa em Hansa Hammonia
Também pode-se observar, que o trajeto de São Bento até o porto marítimo de São Francisco do Sul poderia também ser percorrido de trem. No mapa feito por José Deeke em 1905, há o local do trajeto ferroviário - transporte de vanguarda e muito contemporâneo para a época. Observando esta questão de logística interna, no interior das colônias alemãs e o traçado dos caminhos, podemos afirmar que este foi um caminho incrementado não somente pela Sociedade Colonizadora Hanseática, mas também, pela Colônia Blumenau, como uma das principais rotas até o Porto de São Francisco de Sul, de onde vieram muitas das famílias de imigrantes alemães e também, produtos importados da Europa, principalmente da Alemanha para o interior de seu território. 
Olhar no mapa. 
O  Diretor das nucleações urbanas privadas pertencentes à firma Sociedade Colonizadora Hanseática, era nascido no Stadplatz da Colônia Blumenau. Dirigia algumas das nucleações da Sociedade Colonizadora em território externo à grande Colônia Blumenau, bem como, também a colônia pertencente ao seu território - como, a Hammonia - atual Ibirama e que foi muito importante para a construção ferroviária na região - sendo a única construída com tecnologia e capital alemão em território brasileiro - as demais eram inglesas.



Curiosidades históricas: O trem ligava a primeira colônia alemã do Paraná - Rio Negro ao porto de São Francisco do Sul  - As primeiras colonias alemãs nos três estados do sul -  
Alto Mafra SC - Residência Saade 1900 - Foto: Clic RioMafra
Em  julho de 1824, chegou o primeiro grupo dimigrantes alemães organizados no sul do Brasil na extinta 
Real Feitoria do Linho Cânhamo - em São Leopoldo - Estado do Rio Grande do Sul. Em 1828, chegou o primeiro grupo de imigrantes alemães no Paraná, onde fundaram a Colônia de Rio Negro e no ano seguinte chegaram, em Nossa Senhora do Desterro, onde foram encaminhados para a região onde fundaram São Pedro de Alcântara - Santa Catarina. Para por fim a Guerra do Contestado a partir de um acordo, o território de Rio Negro foi dividido. O que ficou abaixo do Rio Negro, recebeu o nome de Mafra e passou a fazer parte do estado de Santa Catarina - que também coincidia com os dois lados da ferrovia, um paranaense e outro catarinense. A partir das datas, Algumas reflexões. Mafra não seria a primeira colônia alemã do Estado de Santa Catarina? Não como Mafra, que surgiu na segunda década do Século XX, mas como nucleação, que existiu bem antes do surgimento da nucleação de São Pedro de Alcântara.

Ponte de Ferro sobre o Rio Negro ligando as cidades de Rio Negro  PR e Mafra SC.
Na fotografia abaixo - uma família de imigrantes alemães da Colônia Humbold - observar a edificação aos fundos, coberta com telhas de tabuinhas de madeira, construída em madeira, como também toda a edificação, com a característica varanda na parte frontal e com a presença do rancho aos fundos. Casa construída sobre pilaretes de pedra, elevado do chão, como também, eram construídas as edificações em enxaimel com fechamento feito com tijolos aparentes. Esta edificação, tem tudo para ser uma edificação enxaimel, só que com fechamento feito com madeira. A pose dos membros da família, mesmo com aspectos e vestimentas muito simples apresentam uma certa postura  e dignidade - provavelmente trajando suas melhores vestimentas - na época - a partir de sua realidade de desbravadores/pioneiros e construtores das novas cidades da região.
Fonte foto: Almanaque OCP.











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É instigante executar um "Pachtwork" com fatos culturais  e histórico através das histórias locais e regionais.
Em breve - biografia de Emma Maria Deeke e Sociedade Colonizadora Hanseática.


















2 comentários:

  1. Muito bom, parabéns por compartilhar isso conosco.

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    1. É um prazer, Eleonésio.
      Meu coração se enche de alegria, quando, a partir das pesquisas percebo ligações importantes para a história da região.
      Abraço grande...

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