sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Weinhnachtskonzert - 2018 - Encerramentos dos Grupos Culturais do C.C. 25 de Julho de Blumenau


É uma tradição do C.C. 25 de Julho de Blumenau, a confraternização e o encerramento das atividades dos grupos culturais do centro cultural alemão a partir de um Weihnachtskonzert.
Dieter Berner e Alda Niemeyer - Weihnachtskonzert  2011.
O evento tradicionalmente acontece na segunda 2º feira do mês de dezembro. Este ano aconteceu no dia 10 de dezembro.
A idealizadora do evento fixo da agenda anual do C.C. 25 de Julho de Blumenau é a Dama do teatro alemão de grande sucesso em outros tempos - dona Alda Niemeyer - a grande ausente do Weihnachtskonzert 2018. Sua voz pausada e melodiosa conquistou seu espaço no centro cultural. Sentimos sua falta a frente do programa - parte falada no idioma alemão.


Igualmente lembramos daqueles - cujas presenças eram constantes no espaço do C.C. 25 de Julho de Blumenau e neste Weihnachtskonzert 2018, não mais, como por exemplo - alguns dos ex presidentes - os quais sempre estiveram atuantes e presentes, como ilustram as fotos do Weihnachtskonzert 2011. Lembramos que fizemos registros desde o ano de 2005.
Galeria dos ex presidentes do C.C. 25 de Julho de Blumenau.
Ex presidente Harry Dickmann e família - 2011.


Ex presidente Harold Letzow e família - 2011.
Ex presidente Rolf Haas Homenageado - 2011.
Ex presidente Wilfried Volkamann, Homenageado - 2011.
Ex presidente José Carlos Oechsler - Homenageado - 2011.
Dona Renate Rossmarck - 2011.

Manfredo e Rita Bubeck - 2011.





As crianças - 2011...

Alda Niemeyer e Papai e Mamãe Noel.

Herta Haas, Sueli e Valdir Petry - 2011.
Ex presidentes  fotografados em um evento do C.C. 25 de Julho - ano de 2012.



No 
Weihnachtskonzert 2018 estavam presentes o Presidente Dieter Berner e o ex presidente José Carlos Oechsler, somente. Um registro para a história. 

Prosseguindo...

Um momento atrás, a Dona Alda Niemeyer nos contou que o objetivo da grande confraternização de natal -  Weihnachtskonzert no C. C. 25 de Julho de Blumenau foi o de integrar os grupos culturais e suas famílias dentro de uma grande festa cultural natalina, encarrando as atividades do ano. 
Desde o primeiro evento, Dona Alda, além de idealizadora, foi a responsável pelos programas apresentados na segunda 2º feira do mês de dezembro. O programa sempre foi apresentado nos idiomas alemão e português. 
No Weihnachtskonzert do C. C. 25 de Julho de Blumenau, todos os grupos culturais do centro cultural apresentam algum número relacionado às suas atividades culturais e ou, com o tema natalino, dentro das tradições dos antepassados.
Dona Alda Niemeyer não está mais presente do Weihnachtskonzert, porque há uma dificuldade de locomoção - mas está muito bem. Visitamo-na no mês de novembro. É uma menina, na altura de seus 98 anos de idade. Irradia jovialidade, alegria e luz onde se encontra. Fizemos alguns registro neste  Weihnachtskonzert 2018 - para sua especial apreciação.
Alda Niemeyer - novembro de 2018.
Para ler sobre sua trajetória dentro da comunidade blumenauense - Clicar sobre: 
Alda Schlemm Niemeyer

No Weihnachtskonzert 2018registramos a presença do Papai Noel e da Mamãe Noel. Deixou uma  mensagem aos presentes.
Após o término do programa natalino, todos participaram de um grande café com pratos e quitutes da gastronomia local. A grande mesa foi composta com a contribuição de cada família presente que trouxe um prato.

Programa:
  • Die Tanzlmusi (Grupo de sopro musical)
  • Kindertanzgruppe (Dança folclórica infantil)
  • Freundesgruppe (Grupo de canto)
  • Schuhplattler (Grupo folclórico)
  • Dança sênior 25 de Julho (Dança folclórica)
  • Blumenau Volkstanzgruppe (Dança folclórica)
  • Coro Masculino Liederkranz (Canto Coral)
  • D'gmüatlichen Blumenauer (Canto coral)
  • Stimmen des Herzens


Vídeos









Algumas imagens - que comunicam...

























No centro - Annegrette Von Knoublauch - filha de um dos fundadores do C.C. 25 de Julho de Blumenau e um dos primeiros arquitetos da cidade - autor do projeto do histórico edifício do Cavalinho Branco.


Ex integrantes do grupo de Teatro, entre eles, Paulo König - foto dedicada a Alda Niemeyer - seus amigos.










































































































































































































Histórias sempre se reiniciam a partir de ciclos que não se repetem - mas se lembram a partir das práticas culturais, da herança comum presente na grande Ex Colônia Blumenau, dentro de suas mais variadas nucleações urbanas, de Timbó até Agrolândia, ou nos encontros no Stadtplatz.
As histórias se repetem lembradas nos diários, nos apontamentos, nos contos a partir da música, da dança, do teatro, da gastronomia - das práticas comuns dos antepassados.
Parabéns Camila e Chistopher e seus pais, que se encontraram no C.C. 25 de Julho de Blumenau - centro cultural de práticas repassadas de uma geração para outra - dentro da grande Colônia Blumenau.
Um brinde ao amor...Ein Prosit!


Hans  Jurgen Jopp  - musicista e organista e tecladista do Coro Masculino Liederkranz - o Spitz. Grande músico e amigo dos amigos.
















Para ler sobre o Spitz - Clicar sobreMúsica - Hans Jurgen Jopp - Spitz





Frohe Weihnachten...
 An alle Beteiligten.










Nenhum comentário:

Postar um comentário