domingo, 23 de dezembro de 2018

Os livros publicados por José Deeke - Diretor da sociedade Colonizadora Hanseática


Pesquisando sobre a biografia de Emma Maria Deeke, nascida Rischbieter, também descobrimos que o Diretor da Sociedade Colonizadora Hanseática - José Deeke possuía um lado de pesquisador e escritor. 
Escreveu, no mínimo - três publicações. Uma, no ano de 1917. Outra, do ano de 1922 e finalmente, a terceira, não temos informações corretas. Nós buscaremos.
Gostaríamos muito de encontrar algum exemplar destas obras -  cujo autor é um  personagem erudito da história local e regional que partiu tão cedo - com 56 anos - na cidade de Blumenau. 
Esta pesquisa prosseguirá, pois descobrimos que há material relacionado ao assunto - no setor de Obras raras da Biblioteca da FURB - Universidade de Blumenau. Um deles traduzido por José Ferreira da Silva.

O livro "Blumenau e a Revolução de 1893" - em alemão: "Die Revolutionsjahre" -  é outra publicação de José Deeke, cujo título tem um exemplar, também na biblioteca da FURB - no Setor de obras raras. Também buscaremos para preencher esta postagem. Sua tradução foi feita por José Ferreira da Silva, e a editora foi a Fundação Casa Dr. Blumenau, ano de 1968. A publicação possui 40 páginas.
Em Breve - mais sobre este trabalho.

José Deeke, por mais de 20 anos - como Diretor da Sociedade Colonizadora, auxiliou no assentamento de famílias de  imigrantes alemães - de São Bento do Sul até Hansa Hammonia - atual Ibirama. Dirigia 4 Colônias, onde a distância entre si era muito  grande e os meios de transportes eram rudimentares. O mapa - abaixo -  confeccionado por José Deeke em 1905, ilustra e apresenta estas distâncias.

Encontramos a capa de seu livro publicado no ano de 1917 “Das Munizipie Blumenau und seine Entri kelungs-Geschichte” on line no Memória Digital da Prefeitura Municipal de Blumenau.
O livro foi publicado em uma Editora da cidade de São Leopoldo - Rio Grande do Sul e foi feito em três volumes, ou tomos, distribuído assim:

1°Tomo
1º) Prefácio; 
2º) O Começo da Colonização no Brasil;
3º) O Sistema de distribuição de terras, antes e depois da fundação de Blumenau; 
4º) O Dr. Hermann Blumenau;
5º) A fundação de Blumenau; 
6º) Blumenau como Colônia particular; 
7º) Blumenau como Colônia do Governo. 

2° Tomo: 
8º) A emancipação da Colônia Blumenau – O prelúdio e as consequências; 
9º) O Município de Blumenau até a queda da Monarquia; 
10º) A queda da Monarquia. A sua influência sobre Blumenau; 
11º) Os anos da Revolução. 

3° Tomo: 
12º) Depois da Revolução; 
13º) Novos Tempos; 
14º) A situação das medições e demarcações de terras na Colônia Blumenau; 
15º) A questão dos indígenas: Esse trabalho é de extraordinária valia aos historiadores. 

Não foi publicada a 2ª edição como pretendia José Deeke - a partir de melhorias de seu trabalho. Não teve tempo. Existia um exemplar que pertenceu e sobreviveu ao autor, no qual este fizera correções e muitos apontamentos. Em um futuro próximo, pretendemos pesquisar nesta valiosa fonte.
Gostaríamos de pedir, se alguém possuir um exemplar deste trabalho - entre em contato conosco. É preciso multiplicar estas informações e conhecimentos para disponibilizar para as pessoas. Por certo isto deixaria José Deeke muito satisfeito.

Gostaríamos muito - de ter acesso a este trabalho.









Nenhum comentário:

Postar um comentário