segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Preparativos para o Natal 2018 - Blumenau SC


Orquestra de Xilofone - Dr. Pedrinho SC
Há um dia da véspera da tradicional festa de natal - tradição muito forte e parte da cultura dos imigrantes que fundaram a maioria das cidades da região do Vale do Itajaí, fomos dar uma voltinha na Vila Germânica - Blumenau SC e, encontramos um local tomado por muitas pessoas, principalmente as crianças. A fila fazia voltas para a especial visita à casa do Papai Noel

Também, acontecia a apresentação de um conjunto de xilofone da cidade de Dr. Pedrinho SC. Muitas, muitas pessoas estavam na Vila Germânica. Encontramos um fila para a visitação da 1° Exposição de Presépios promovido pela Ordem Franciscana - Realização Santuário Nossa Senhora Aparecida. 
Lembramos que o presépio, na igreja católica, foi usado pela primeira vez por Francisco de Assis, no ano de 1223. O frade franciscano quis celebrar o Natal, na ocasião, de uma maneira mais real possível, e com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com a imagem do Menino Jesus, de Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento e vários outros animais. Neste cenário celebrou a missa de natal. Foi um sucesso, que logo foi adotado em toda a Itália, passando a ser usado nas casas dos nobres da Europa e depois em todos os lares.

No espaço do Setor 4 da Vila Germânica - estava uma feira de Natal - nos moldes dos Weihnachtsmakt da Alemanha, em uma escala menor.

Relembrando sobre a Tradição de Natal....

Em 336, o imperador romano Constantino I, aproveitando os festejos dos solstício da luz, nas várias regiões conquistadas pelos romanos, anunciou a nova religião de Roma e contou a história de Jesus
A primeira celebração da data do nascimento de Jesus Cristo -Natal aconteceu em Roma, no ano de 336, quando imperador romano Constantino I apresentou a nova religião do império romano - o qual dominava boa parte do atual território alemão e depois, através das Cruzadas (Cavaleiros Teutônicos) conquistou outra parte, a partir da religião. E assim prossegue tornando-se uma tradição nesta região e festejada dentro das famílias - no mundo - por séculos a fio. mundo adotou (comercialmente) esta tradição, até mesmo, em regiões onde historicamente não há a religião com base no cristianismo. Independente do aspecto comercial, a tradição é viva dentro das famílias e na memória coletiva. É um sentimento que faz surgir o brilho no olhar e "movimenta" os lares. 
A tradição natalina é viva dentro das cidades oriundas da antiga Colônia Blumenau, fundada por imigrantes alemães, austríacos e italianos - na segunda metade do Século XIX.
Para ler sobre a origem do Natal - Clicar sobreO Natal

Vídeos

As imagens comunicam - Véspera de Natal 2018 - Blumenau...


























Fila da casa do Papai Noel.
















































































Feliz Natal a todos as famílias.
Que a união, a paciência, o amor e o olhar amoroso estejam presentes em sua mesa da ceia natalina. E que todos aqueles que desejariam que estivessem junto em seus momentos de festas natalina, estejam. Se não for possível fisicamente, que esteja no calor de seu coraçãoFeliz Natal, em todos os dias de seu Novo Ano.
Frohe Weihnachten an alle Familien
Möge die Vereinigung, die Geduld, die Liebe und der liebevolle Blick auf Ihrem Tisch des Weihnachtsmahls sein.
Und dass all diejenigen, die sich wünschen, zusammen in ihren Ferienpartys zu sein, sind. Wenn es physisch nicht möglich ist, lass es in der Wärme deines Herzens sein.
Frohe Weihnachten an allen Tagen des Neuen Jahres.












Projeto Magia de Natal















Nenhum comentário:

Postar um comentário