domingo, 9 de dezembro de 2018

Arquitetura - Igreja do Espírito Santo - Igreja Luterana Centro Blumenau - Concerto de Natal


Igreja da Comunidade Ilse - Indaial - primeiras eram
 construídas  em enxaimel e também eram escolas. Por serem
 luteranas não podiam ter torres.
A Arquitetura Religiosa de um povo ou cidade reflete diretamente sua cultura e um momento dentro de sua história, também assim foi nos primeiros tempos da Colônia Blumenau e depois, a partir das inúmeras cidades desmembradas desta.
Dentro da história de Blumenau Colônia, no princípio, durante a ocupação dos primeiros lotes coloniais, a partir da segunda metade do Século XIX, foram construídas igrejas temporárias, posteriormente, com o uso da técnica conhecida por eles e o estilo do período, reproduziram suas primeiras edificações religiosa em solo brasileiro. Com o passar de algumas décadas, ocorreu algumas mudanças no método e uso da técnica de construir.
A expressão arquitetônica praticada no período das chegada dos primeiros imigrantes na região do Vale do Itajaí, era oriunda da técnica construtiva enxaimel, isto nas construções residenciais. As igrejas, quase em uma unanimidade seguiam o estilo romântico (Século XIX) com características do Neogótico. Estilo com traços do gótico mais a influência das culturas exóticas do oriente e do Egito, caracterizando, então, o estilo eclético (mistura de estilos e linguagens). Não foi diferente com uma das primeiras igrejas do Vale do Itajaí - a Igreja do Espírito SantoIgreja Protestante de Confissão Luterana, do Stadtplatz da Colônia Blumenau, ou do centro.

Igreja Luterna do Centro
Um pouco sobre a Igreja do Espírito Santo
Igreja Protestante de Confissão Luterana

A Igreja do Espírito Santo está localizada na primeira centralidade do Vale do Itajaí e dentro de um plano cuidadosamente planejado e elaborado pelas primeiras lideranças locais - primeiros imigrantes. Está localizada em uma das "pontas" de um "eixo", onde na outra, está o antigo porto fluvial, uma das principais portas de entrada dos imigrantes que chegaram durante as primeiras décadas da História à região, principalmente, aqueles oriundos do porto de Itajaí. 
Detalhes de suas janelas feitas com madeira com a presença a do
 arco ogival - característica do gótico e também do neo gótico.
Nessa igreja casaram-se e também, participaram dos cultos, os primeiros pioneiros da Colônia Blumenau, como por exemplo P e d r o W a g n e r (suas segundas núpcias) e seus filhos - pioneiro na região, chegado muito antes da vinda do fundador - Hermann Blumenau. 
Ao contrário de outros exemplos não positivos envolvendo o patrimônio histórico arquitetônico local, o templo original e primeiro da Igreja do Espírito Santo, não foi desmanchado para fazer um outro, com arquitetura de gosto duvidoso e maior. 
Atualmente, a  Igreja do Espírito Santo é um dos pontos focais relevantes dentro dessa paisagem tão degradada e importante para todo o Vale do Itajaí, que é o Centro Histórico de Blumenau, fato melhor explicado no link: (Clicar sobre para ler) Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje.

Mapa da localização da igreja e do histórico entorno da Igreja Espírito Santo - igreja na parte inferior do mapa via satélite do Google.
Vista para o Boulevard Hermann Wanderburg - Rua das Palmeiras.

Arquitetura

Seu projeto foi assinado por Heirich Krohberger, dentro da linguagem neogótica, com planta octogonal (23 de setembro de 1877). Observamos a "não funcionalidade" da planta octogonal. Predominou o efeito decorativo, destaque para os adornos de origem asiática. 
Pode-se dizer que pretendeu seguir o cultural Estilo neogótico, mas com pouca exploração de suas principais características. Foram adotados os vitrais, porém em pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer uma arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, porém com a presença de inovações - novo. Adotando a mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou-se muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna. Isto não significa que não possua uma beleza arquitetônica única e com personalidade e com lastro histórico. 
O acesso principal é composto pelo conjunto de três portas com arcos ogivais e três rosáceas em um volume saliente frontal, que lembra o de uma torre, observando a não verticalização
As janelas frontais compõem, através de sua forma alongada, e com arcos ogivais a característica vertical do conjunto.





O órgão que se encontra no balcão, atualmente - foi construído no ano de 1933, na capital do Brasil da época - cidade do Rio de Janeiro. O fabricante foi Guilh. Berner.
A fotografia histórica da Igreja do Espírito Santo - abaixo - foi feita pelo jornalista Bernhard Scheidemantel. A foto contem a legenda feita por Hermann Blumenau - em alemão e português.
Na legenda da foto feita pelo jornalista Bernhard Schidemantel, Hermann Blumenau escreveu também em português - a letra é do fundador da Colônia Blumenau.
Acesso das pessoas que vinham do antigo  Boulevard Hermann Wanderburg - atual rua das Palmeiras. Atualmente não muito usado - percebemos que isto ocorrem com outras igrejas antigas do Vale do Itajaí.

Extensão territorial de Blumenau nas primeiras décadas de sua história
Em síntese...

Igreja do Espírito Santo fazia parte do complexo do Stadtplatz - a primeira centralidade da Colônia Blumenau - mais ou menos, o mesmo território do atual do Vale do Itajaí, onde estavam os principais pontos focais da colônia - na época - como o Boulevar Hermann Wanderburg, Casa Câmara e Cadeia, escolas, porto e as principais casas comerciais do Século XIX e início do Século XX. 
Para registro histórico, a pedra fundamental da igreja foi lançada no dia 23 de setembro de 1868. Exatos 9 anos após essa data, no dia 23 de setembro de 1877, a igreja foi inaugurada e batizada com o atual nome - Igreja do Espírito Santo.










Palmeira histórica - anteriormente fotografada - com mais de 100 anos.
































Em Ritmo de Advento
No dia 9 de dezembro aconteceu um Concerto de Metais - Acordai. Movimentações de uma tradição que faz parte desta cultura e também de sua religião, por mais de um século, no seio deste templo histórico. 
 
 





 


Cúpula e detalhes de madeira - interior - mas com elementos do neogótico.

Guirlanda do Advento - uma tradição das religiões cristãs da Alemanha - tradição encampada das religiões pagãs - posteriormente convertidas  pelos romanos e cruzados em tempos históricos distintos.

 




Janelas de madeiras e vidraças com características do gótico e neogótico.















O histórico Stadtplatz da Colônia Blumenau - na atualidade






 







Vitrais - característica do gótico e neogótico.

 









Da Igreja do Espírito Santo - vista para o Stadtplatz da Colônia Blumenau - Dezembro de 2018.


 Leituras Complementares
Clicar sobre título escolhido.

















,




























Nenhum comentário:

Postar um comentário