quinta-feira, 11 de abril de 2019

A paisagem da cidade de Paris em 1890 e em 2019 - O que mudou?


Hoje  refletíamos sobre Arquitetura e Urbanismo e suas práticas nas cidades locais e brasileiras. Cidades desprovidas de organização espacial e cujos espaços, são subprodutos da especulação sobre o valor do espaço.
Outro - maior que este está para ser construído junto as adjacências da Ruz XV de Novembro  - Centralidade de Blumenau - projeto assinado por um arquiteto. Este da foto, construído na faixa da ANEA - Área não desaterrável e não edificável do Rio Itajaí Açu - sob a legislação federal - uma APP - Área de Preservação Permanente.
Há um tempo atrás recebemos este caro documento em vídeo da cidade de Paris - uma das cidades preferida e onde, um dos maiores urbanistas de Blumenau - Dr. Vilmar Vidor fez seu doutorado em Urbanismo. Emprestou seu conhecimento e trabalho à cidade de Blumenau. Não somente isso, fundou o curso de Arquitetura e Urbanismo - o segundo de Santa Catarina e o primeiro no interior do Estado.

Samuel Salvaro repassou este documento na forma de um vídeo com a seguinte mensagem:
Video de 1890 da cidade de Paris. A Torre Eiffel havia sido recém inaugurada e só se subia por escadas. Otis ainda não havia inventado o elevador. Se vê a Catedral de Notre Dame, parte dos Champs Elysees, o Campo de Marte e a primeira calçada automática do mundo. O vídeo é real e a velocidade foi remasterizada digitalmente e se colocou som. Retroceda 129 anos no tempo e desfrute de um pedacinho da história dessa inigualável cidade.



Juliana Hartmann - Oktoberfest Blumenau 2018.
Compartilhamos o vídeo nas redes e outras pessoas manifestaram-se. Juliana Hartmann que reside e trabalha na Alemanha, disse - "Amanha estarei lá - passeando." Sem muito tempo, jogamos o desafio e pedimos que fizesse registros dos mesmos lugares publicados nestes antigo vídeo.
Sem mais contar com o desafio cumprido, no final de março de 2019, recebemos comunicação eletrônica de Juliana Hartamann, enviando imagens da grande maioria dos lugares, feitas com seu celular.

Escreveu Juliana Hartmann:
Consegui encontrar 5 dos 8 pontos do vídeo de Paris que você tinha postado. Acho que desses 3 lugares que não encontrei, pelo menos 2 não existem mais. Um deles era de uma esteira para pedestres, como não existe mais, eu filmei a rua entre o grande e do pequeno palácio. :) 
Clicar sobre - melhor aumentar para ver melhor:
Observamos a cidade de Paris, efetuando uma comparação a analisando - a paisagem antiga e a atual a partir de um intervalo de 129 anos. Espaço melhores e com menor trânsito. Qualidade e características de uma cidade bem cuidada - Isso é desenvolvimento!
O desenvolvimento não significa a instauração do caos na paisagem - sob o argumento de "geração de empregos" - Em cidades realmente desenvolvidas não há o problema de ausência de empregos, não na escala com daquelas que conhecemos..

A última parte do vídeo histórico  mostrava a novíssima Torre Eiffel, e que Juliana Hartamann não registrou - mas apresentamos, através uma fotografia do Dr. Vilmar Vidor.






 Vielen Dank ...pela reflexão, Juliana Hartmann!129 anos de História em dois tempos, sendo que a paisagem retratada não se encontra degradada, com o argumento de que é histórico e velho. Também nossa gratidão a Samuel Salvaro, pelo envio do registro histórico.



Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

  1. A cidade de Paris em vídeo - Final do Século XIX
  2. Arquiteto Vilmar Vidor - Sua trajetória - Idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB
  3. História da Fundação do Curso Arquitetura e Urbanismo  FURB - Blumenau SC
  4. Arquiteto Vilmar Vidor - Sua trajetória - Idealizador do Curso de Arquitetura e Urbanismo - FURB e do IPPUB
  5. Cidades
  6. Entrevistas - Professor Vilmar Vidor ao Jornalista Altair Carlos Pimpão
  7. Uma palestra - "Villes Nouvelles" - França
  8. Da Associação dos Proprietários de Imóveis Antigos - Instituto Bertha Blumenau - Instituto Histórico de Blumenau - IHB
  9. CARTA de apresentação do Professor Vilmar Vidor





Nenhum comentário:

Postar um comentário