segunda-feira, 11 de março de 2019

A cidade de Paris em vídeo - Final do Século XIX

Paris - Final do Século XIX - créditos: Library of Congress.


O filme desta postagem foge um pouco dos contextos que apresentamos no Blog, relacionados às cidades regionais e às cidades de origem dos imigrantes que fundaram estas.
Mas não resistimos em compartilhar este vídeo que mostra uma cidade de Paris em movimento no final do  século XIX - período de grandes transformações sociais na Europa e onde podemos ver o movimento na antiga cidade medieval, em frente a sua catedral,  bulevares e com os conflitos urbanos que iria movimentar todos os arquitetos e urbanistas e como já vinham movimentando.
A cidade de Paris, cidade do idealizador do curso de Arquitetura da FURB - Professor Vilmar Vidor e foi onde estudou seu Doutorado  e duas vezes, Pós Doutorado.
Paris do século XIX era uma Paris dos maiores nomes da literatura francesa - conhecidos internacionalmente, como: Honoré de Balzac, Victor Hugo, Émile Zola, Marcel Proust e Gustave Flaubert, assim como o contista Guy de Maupassant.
Victor Hugo.
Também dessa época, eram contemporâneos, os poetas: Rimbaud, precursor do surrealismo; o simbolista Mallarmé; o controvertido Verlaine; e o ultrarromântico Baudelaire, que traduziu melhor do que ninguém o mal du siècle - mal do século.
Nesse cenário também viveu o precursor da ficção científica, Júlio Verne que se inspirou nos avanços tecnológicos do período.  Tornou-se um vanguarda da ficção científica com as obras: Da Terra à Lua, Viagem ao Centro da Terra e 20.000 Léguas Submarinas.
Na pintura surgiu o Impressionismo — que rompeu com o academicismo da pintura de salão. Inicialmente boicotados, artistas como Renoir, Monet, Manet, Pissaro, Van Gogh, Gauguin e Berthe Morisot - os quais o Professor Vilmar amava, passaram a privilegiar o que o artista vê e sente. A palavra impressionismo foi inventada por um crítico que pretendeu satirizar o quadro de Monet, Impression, Soleil Levant. Hoje quase ninguém se lembra do nome desse crítico, mas todo mundo sabe quem é Monet.
Monet, Impression, Soleil Levant.
Na escultura francesa do século XIX, o destaque para Auguste Rodin, nascido em Paris, em 1840.

O vídeo abaixo mostra uma Paris de 1.890. A Torre Eiffel havia sido recém inaugurada e só se subia por escadas. Se vê a Catedral de Notre Dame, parte dos Champs Elysees, com um trânsito louco, onde os ciclistas quase não têm espaço. Mostra também, o Campo de Marte e a primeira calçada automática do mundo - uma esteira. O vídeo é real e a velocidade foi remasterizada digitalmente e se colocou som. 
Para saber mais sobre a vida e a obra do Professor Vilmar Vidor - Clicar sobre:
Arquiteto Vilmar Vidor.





Nenhum comentário:

Postar um comentário