segunda-feira, 29 de abril de 2019

Comunidade Dona Luíza - Atalanta SC

Capela São Pedro Dona Luíza - Atalanta SC






Percorrendo os lugares do interior da ex Colônia Blumenau sempre encontramos "dobraduras" da malha histórica que se estende sobre toda a região do Vale do Itajaí e que, de alguma maneira, estão interligadas.
Estávamos pesquisando no município de Atalanta no dia 27 de abril de 2019, quando resolvemos seguir até o município vizinho - ao leste, por um caminho alternativo, que não aquele conhecido - o qual necessita seguir até a cidade de Rio do Sul.
A visibilidade do desmatamento  - extrativismo da madeira da Mata Atlântica - Décadas de 1930, 1940, 1950, 1960 (...). Presença de uma Unidade de conservação de 15 existentes no Estado de Santa Catarina - no município de Atalanta e também do Parque Nacional Municipal da Mata Atlântica.

Desnecessário, não somente neste caso - mas no Alto Vale, em especial - os municípios da região poderiam estar interligadas uns com os outros, quando os vales permitissem, sem necessitar passar pelo município de Rio do Sul, cuja malha rodoviária regional apresenta a forma "espinha de peixe" - tornando o eixo onde Rio do Sul está centralizado como o principal corredor e opção, em alguns casos. Se fosse uma malha em grade - melhoraria muito a logística e desafogaria Rio do Sul de algum trânsito que não tem ligação direta com o município.

Continuando...

Corujas Buraqueiras ao lado da capela.
Seguimos pela rodovia estadual SC 281, desprovida de pavimentação, até o município de Ituporanga e percebemos uma pequena comunidade cujo nome, uma capela e corujas buraqueiras chamaram nossa atenção.
Observamos que a comunidade se chama Dona Luíza, que também emprestou seu nome à capela construída dentro da linguagem eclética com linhas  do Art Decó e do neogótico - Capela São Pedro Dona Luíza. 

Por que o nome Dona Luíza?

O nome foi uma homenagem na primeira década do século XX,  a Anna Luise Catharina Erdmann,  esposa de Julius Gotthold Heidrich. 
Louise nasceu na comunidade de Menzendorf -  em Mecklenburg - no território da atual Alemanha, no dia 8 de junho de 1856. 

Igreja da cidade Natal de Anna Luise - Menzendorf  - Alemanha.
Julius Gotthold Heidrich nasceu no dia 31 de outubro de 1856.  Anna Luise e Julius se casaram no dia 31 de agosto de 1878 e as testemunhas do casamento foram Thomas Flores e Richard Holetz.
Eram luteranos e Louise foi homenageada por uma comunidade católica de Atalanta - na época, Colônia Blumenau.
O localidade de Atalanta recebeu o nome de Dona Luíza, quando Luise voltara viúva da cidade de Lages, onde Herr Heidrich tinha fundado a primeira cervejaria da cidade. Ele faleceu em 1907 e Luise retornou com seus seis filhos para a Colônia Blumenau - onde quase todos nascidos na cidade de Indaial - também território da Colônia Blumenau. A família se instalou exatamente nesta comunidade, que passou a se chamar Dona Luiza.

Os filhos: 
Paul Friedrich Carl Heidrich (*1879 +1944);
Frieda Heidrich (*1881 +1974);
Emilie Emma Heidrich (*1882 +1902);
Arnold Bruno Heidrich (*1884 +1978);
Richard Otto Heidrich (*1886  +1949) e 
Heinrich Heidrich (*1888  +1973)para a Colônia Blumenau - Alto Vale do Itajaí, quando Julius faleceu em 1907.
O nome completo de solteira - Anna Luise Catharina Erdmann. Como é sabido, tradicionalmente os nomes, na Alemanha - na sua maioria são compostos. E para os familiares e íntimos, se chama pelo segundo nome - nesse caso, Luise - ou em Português - Luíza.
Capela São Pedro Dona Luíza - Atalanta SC
Capela São Pedro Dona Luíza - Atalanta SC


Histórias das localidades e...
 das Famílias da Colônia Blumenau.


Em breve - mais imagens.




































3 comentários:

  1. Uau, Dona Luiza foi foi minha trisavó. Muito obrigado pelo relato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você descende de qual dos filhos? Ela é minha bisavó, sendo que descendo de Henrique Heidrich, de Timbó. QUe eu saiba ela e Bruno têm descendentes em Rio do Sul e redondezas, Timbó, Blumenau, Florianópolis e Lages, além das gerações futuras que migraram para outras cidades e estados.

      Excluir