terça-feira, 2 de abril de 2019

Paisagismo - Cycas revoluta centenária em Blumenau SC

Uma cica de aproximadamente 6 metros de altura - Blumenau SC
Nome Botânico: Cycas revoluta
Nomes Populares: Cica, Sagu, Palma-de-Santa Rita, Palma–de- Ramos
Família: Família Cycadaceae
Origem: Fujian, na China, e de Kyushu, Ilhas Ryukyu, no Japão e da Indonésia

Resultado de imagem para missa de ramos
Padre João Bachmann - Missa de Ramos na Catedral São joão Apóstolo
Blumenau SC
Uma planta ornamental conhecida e encontrada em muitos jardins do Brasil e também, seus ramos são conhecidos e usados nos rituais religiosos da igreja católica - na missa de ramos.

A Cycas revoluta é originária de regiões da China, do Japão e da Indonésia - e se adaptou muito bem no clima do Brasil.
Quando plantada em regiões com clima frio, ela deve receber o sol pleno e quando plantadas em regiões mais quente pode ser plantada tanto no sol, como a meia sombra. Desenvolvem-se melhor  clima temperado e úmido, não se adaptando muito bem  em locais quentes e secos. Necessita de solo fértil, rico em matéria orgânica, bem drenado com regas periódicas sem encharcamento. O acúmulo de água ocasionará o apodrecimento de suas raízes.
A Cycas revoluta é um arbusto pertence à família Cycadaceae,  nativa de Fujian, na China, de Kyushu e Ilhas Ryukyu, no Japão e, também da Indonésia. Apresentam dois gêneros: macho e fêmea, possui crescimento lento, 3 cm por ano), até 3 metros de altura, porém, espécimes muito velhas - aproximadamente 100 anos, podem atingir 7 metros de altura, que o caso da espécie que fotografamos em Blumenau SC - capa desta postagem.
Multiplica-se por sementes e principalmente pelas brotações surgidas no tronco ou na base - como vimos muitos brotos nessa fotografada.  Por sementes é muito difícil, pois sua germinação e crescimento são muito lentos.
Resultado de imagem para como é o nome da palma....usada na misa de ramosFolhas longas, curvadas para cima, rígidas e brilhantes podendo chegar a 1,5 metros de comprimento.
A planta masculina forma um cone cilíndrico, longo e dourado. As “escamas” do cone macho se abrem para revelar o pólen, exalando um perfume doce, que lembra algo verde. Esse perfume aumenta gradualmente atingindo grandes distâncias, atraindo insetos que ao posarem no cone se cobrem de pólen e depois visitam os cones femininos.
 É um espécie vegetal muito antigo. São da época dos dinossauros e por isso, considerados verdadeiros fósseis vivos.

O que faz a curiosidade?

Temos uma espécie centenária de  Cycas revoluta no centro de Blumenau - sob o desconhecimento de muitas pessoas. Quem a plantou?

Alguém sabe onde está está espécie rara - na cidade de Blumenau? (Responda no comentário.)

Noutro momento faremos mais fotografias.


.






Nenhum comentário:

Postar um comentário