sexta-feira, 5 de abril de 2019

Georg Rainer Mirwald - regente alemão se encontrou bandas de Blumenau e com a Banda Treml de São Bento do Sul - pelo SES


Não é a primeira vez que o Regente alemão Georg Rainer Mirwald está na região prestando assessoria às bandas locais e regionais a promovendo um intercâmbio entre os dois países através da música. Fez este intercâmbio, também em 2016.

Ele esteve novamente, na região - em março/abril de 2019. Herr Mirwald retornou hoje - dia 5 de abril de 2019,  para a Alemanha, depois de passar um mês trabalhando de maneira voluntária - com músicos de algumas bandas locais e a Banda Treml de São Bento do Sul.
2019 - Com a Banda Treml  - Foto do Facebook da Banda.
A primeira vez que Georg Rainer Mirwald fez este intercâmbio foi em 2016, quando esteve em Blumenau por durante um mês. Naquele momento este intercâmbio foi viabilizado pelo Parque Vila Germânica, pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha Santa Catarina, e por meio do Senior Experten Service (SES) - um programa que visa promover o intercâmbio de especialistas alemães aposentados. Em 2016, Georg Mirwald visitou dez bandas e participou de seis workshops, onde oportunizou a troca de experiências com os músicos destas bandas.

Fotografias do Site da Prefeitura Municipal de Blumenau - 2016






Georg Mirwald deixou escrito em um relatório que entregou às entidades brasileira responsáveis por viabilizar sua estada na região - em 2016, que foi uma honra repassar um pouco de seu aprendizado obtido na Alemanha aos músicos brasileiros.
Com Hans Meyer, Luiz Koerich e Ricardo Stodieck - Secretário de Turismo de Blumenau - 2016.



Em 2019, novamente a vinda do Regente Georg Mirwald foi viabilizada pelo SES - um programa de consultoria voluntária que possui mais de 11 mil currículos de especialistas alemães em seu banco de dados. Durante seus 36 anos de existência, a entidade promoveu mais de 38 mil intercâmbios pelo mundo. 

Um pouco sobre  Senior Experten Service (SES)

Senior Experten Service (SES) é uma entidade da Indústria Alemã de Cooperação Internacional - organização sem fins lucrativos. A SES é a principal organização de voluntariado da Alemanha para especialistas e executivos aposentados ou que estão se afastando do trabalho poder trabalhar de maneira voluntária. A SES tem ajudado as pessoas a se ajudarem desde o ano de 1983 - em todo o mundo, em todos os setores e em diferentes áreas. 
Atualmente, a SES tem acesso à mais de 12.500 áreas de conhecimento, nos especialistas de todas as esferas profissionais. Desde 1983, são  mais de 50.000 trabalhos de especialistas voluntários, ocorridos em mais de 160 países, com aproximadamente um terço das colocações na Alemanha. 
Está localizado na cidade Bonn. Tem cerca de 200 representantes em 93 países diferentes em todo o mundo.

Os apoiadores do SES são as principais organizações empresariais da Alemanha:
  • Federação das Indústrias Alemãs (BDI)
  • Confederação das Associações Alemãs de Empregadores (BDA)
  • Associação Alemã de Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK)
  • A Confederação Alemã de Ofícios Qualificados (ZDH)

Também recebe apoio do:
  • O Ministério Federal Alemão de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BMZ)
  • O Ministério Federal Alemão de Educação e Pesquisa (BMBF)
Linha do tempo:
  • 1983: A SES é estabelecida como um projeto piloto pela Associação Alemã de Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK, então conhecida como DIHT). O primeiro especialista a trabalhar do exterior - veio para o Brasil.
  • 1985: A SES se torna uma empresa limitada e uma organização sem fins lucrativos. Os primeiros acionistas são o DIHK, a Federação das Indústrias Alemãs (BDI) e o Carl Duisberg Fördererkreis (CDF).
  • 1990: A primeira missão na Alemanha é concluída no estado da Turíngia.
  • 1992: A Confederação Alemã de Artesanato Especializado (ZDH) se torna o quarto acionista da SES.
  • 2002: A Confederação Alemã de Associações de Empregadores (BDA) substitui a CDF como o quarto acionista da SES.
  • 2003: A Fundação SES é estabelecida. A BDA, BDI, DIHK e ZDH transferem suas ações da SES GmbH para a fundação. A partir de agora, a Fundação SES é a única acionista da SES GmbH.
  • 2006: Um esquema é lançado para as escolas. 'Neue Impulse für Schülerinnen und Schüler' oferece novo ímpeto aos estudantes.
  • 2008: É lançada a iniciativa VerA ('Verhinderung von Ausbildungsabbrüchen'), que se dedica a impedir que os aprendizes abandonem seus cursos.
  • 2009: A SES recebe um prêmio na competição '365 Landmarks in the Land of Ideas'.
  • 2012: A SES recebe um prêmio como parte da iniciativa 'Alemanha - Land of Long Life'.
  • 2014: A SES recebe o Prêmio Otto Mühlschlegel da Robert Bosch Stiftung.
  • 2015: Projetos de assistência à integração são lançados para apoiar jovens refugiados e migrantes.
  • 2017: A SES estabelece o Weltdienst 30+ para especialistas e executivos que estão dispensando algum tempo de folga.
E nesse ano de 2019, novamente SES foi a responsável pela vinda do Regente alemão Georg Mirwald ao Brasil.

Georg Mirwald esteve duas semanas na cidade de  São Bento do Sul e cinco dias, trabalhando com a tradicional Banda Treml. Para ilustrar estes momentos pegamos algumas fotografias da Banda Treml na sua página do Facebook - durante seus momentos de trabalho com o regente alemão. 
Em julho de 2018 a Banda Treml foi recebida pelo regente - na Alemanha - na cidade de Deggendorf, no sul da Baviera.






Postal atual da Deggendorf Stadt-Musikanten.
Em Blumenau, Georg Mirwald se encontrou com as bandas: Banda Die Piraten Misikanten, Orquestra de Câmara de Blumenau (Carlos Gomes), Banda Melodia Show, Coro Masculino Liederkranz, D'Fiebes, Banda Primavera e Banda Die Brandt.
Visitando o ensaio do Coro Masculino Liederkranz - Blumenau - dia 29 de março de 2019.

Acabamos de receber esta mensagem sob um vídeo postado no nosso canal do You Tube, onde Georg Mirwald está junto com a Deggendorf Stadt-Musikanten no palco do Oktoberfest Blumenau.
"Tivemos a oportunidade de conhecer pessoalmente esta maravilhosa pessoa, humilde e sábia, parabéns regente Georg Mirwald!!!"Randi Brandt

"Boa tarde, Angelina, sempre é muito bom e gratificante termos a presença do maestro Georg Mirwald aqui no Brasil, trazendo seus conhecimentos para as Bandas daqui. Esse intercâmbio só faz engrandecer e acrescentar qualidade no trabalho das Bandas que ele trabalha, e fortalece também um laço de amizade entre o Brasil e a Alemanha. Banda Treml
No dia  3 de março, convidamos Georg Mirwald para o Abendbrot e o regente esteve nos visitando,  na companhia de amigos no horário do Abendbrot.



Assistindo - através do You Tube - Norbert Gälle tocando com a Banda Treml.
Delicado presente - feito por sua esposa dado a nós.


Aufwiedersehen!


Belíssimo trabalho.Ainda outro dia - em uma postagem -  comentávamos que as bandas locais precisavam  atualizar seu repertório!! 
Muito bom! 
Que Herr Mirwald chegue bem em sua casa. 
Volte sempre. Deixou amigos no Brasil. 
Como diz Herr Gälle - "a música aproxima as pessoas e comunica - não importa o idioma".







Em construção!!












Nenhum comentário:

Postar um comentário