segunda-feira, 8 de abril de 2019

Culto de Língua Alemã na histórica e mais antiga igreja do Vale do Itajaí - Semana de Língua Alemã 2019 - Blumenau

Organista da Igreja Espirito Santo - Sara Pfau
Dando sequência à Semana de Língua Alemã na cidade de Blumenau, no dia 7 de abril do ano vigente, aconteceu na centenária Igreja do Espírito Santo - a igreja mais antiga do Vale do Itajaí -  o culto - das 7:45h, no idioma alemão que contou com a presença do Coro Masculino Liederkranz (fundado em 1909, pelo professor, jornalista, poeta, compositor, tradutor e escrito Rodolf Damm) e também, pela organista Sara Pfau.
Igreja do Espírito Santo - Século XIX.

Antes de prosseguirmos, lembramos que a Igreja Luterana do Centro de Blumenau - conhecida Igreja Espírito Santo foi o local de orações dos primeiros pioneiros, que fundaram a Colônia Blumenau, inclusive seu fundador e até mesmo pioneiros que estiveram na região anos antes da chegada destes como a família de Peter Wagner.
As paredes desse histórico templo são impregnadas do idioma alemão.
Igreja do Espírito Santo - Século XXI.
A Igreja do Espírito Santo está localizada na primeira centralidade do Vale do Itajaí e dentro de um plano cuidadosamente planejado e elaborado pelas primeiras lideranças locais - primeiros imigrantes. Está localizada em uma das "pontas" de um "eixo", onde na outra, está o antigo porto fluvial, uma das principais portas de entrada dos imigrantes que chegaram durante as primeiras décadas de História local, à região, principalmente, aqueles oriundos do porto de Itajaí. 
Ao contrário de outros exemplos não positivos envolvendo o patrimônio histórico arquitetônico local, o templo original e primeiro da Igreja do Espírito Santo, não foi desmanchado para fazer um outro novo, com arquitetura de gosto duvidoso e maior, como aconteceu em quase todas as cidades da região. 
Atualmente, a Igreja do Espírito Santo é um dos pontos focais relevantes dentro dessa paisagem tão degradada e importante para todo o Vale do Itajaí, que é o Centro Histórico de Blumenau - Stadtplatz.
Mapa da localização da igreja e do histórico entorno da Igreja Espírito Santo - igreja na parte inferior do mapa via satélite do Google.

Stadtplatz - Da Igreja Espírito Santo - Vista marcada dentro das linhas vermelhas do mapa acima - com foco para a Rua da sPalmeiras - primeiro Boulevard regional - Hermann Wendeburg..
Arquitetura
Seu projeto foi assinado por  Heinrich Krohberger, dentro da linguagem neogótica, com planta octogonal (23 de setembro de 1877). Observamos a "não funcionalidade" da planta octogonal. Predominou o efeito decorativo, destaque para os adornos de origem asiática. 
Pode-se dizer que pretendeu seguir o cultural Estilo neogótico,mas com pouca exploração de suas principais características. Foram adotados os vitrais, porém em pouca quantidade. A posição dos vitrais está voltado para o Sul, onde a luminosidade do sol é menor. Tentou-se fazer uma arquitetura dentro da cultura vigente da época com todos os seus significados, porém com a presença de inovações - novo. Adotando a mudança da planta (octogonal) e a forma de uso da abóboda central. Explorou-se muito pouco a liberação das paredes da estrutura principal, com o uso dos vitrais. Desta forma, se poderia ter conseguido mais leveza e transparência interna. Isto não significa que não possua uma beleza arquitetônica única e com personalidade e com lastro histórico. 

O acesso principal é composto pelo conjunto de três portas com arcos ogivais e três rosáceas em um volume saliente frontal, que lembra o de uma torre, observando a não verticalização
As janelas frontais compõem, através de sua forma alongada, e com arcos ogivais a característica vertical do conjunto.





O órgão que se encontra no balcão, atualmente - foi construído no ano de 1933, na capital do Brasil da época - cidade do Rio de Janeiro. O fabricante foi Guilh. Berner.
A fotografia histórica da Igreja do Espírito Santo - abaixo - foi feita pelo jornalista Bernhard Scheidemantel. A foto contem a legenda feita por Hermann Blumenau - em alemão e português.
Na legenda da foto feita pelo jornalista Bernhard Schidemantel, Hermann Blumenau escreveu também em português - a letra é do fundador da Colônia Blumenau - observar que as palmeiras já estavam presentes na sua frente - e ninguém retirou-as porque caem folhas, praticas atuais em algumas igrejas da cidade.
Acesso das pessoas que vinham do antigo  Boulevard Hermann Wanderburg - atual rua das Palmeiras. Atualmente não muito usado - percebemos que isto ocorrem com outras igrejas antigas do Vale do Itajaí - observar as palmeiras.
Extensão territorial de Blumenau nas primeiras décadas de sua história
Em síntese...

A Igreja do Espírito Santo, ainda faz parte do complexo do Stadtplatz - do que ainda resta dele - a primeira centralidade da Colônia Blumenau - mais ou menos, o mesmo território do atual do Vale do Itajaí, onde estavam os principais pontos focais da Colônia Blumenau - na época - como o Boulevard Hermann Wanderburg, Casa Câmara e Cadeia, escolas, porto e as principais casas comerciais do Século XIX e início do Século XX. 
Foi a primeira comunidade religiosa no Vale do Itajaí.
No dia 9 de agosto de 1857, o Pastor Oswald Hesse celebra o primeiro culto no idioma alemão, no barracão dos imigrantes. No dia 23 de setembro de 1868 - lança a pedra fundamental da igreja que foi inaugurada no dia 23 de setembro de 1877.

O culto no idioma alemão de 2019 teve início as 7:45h. O Pastor Milton Jandrey ministrou o culto que teve o seguinte programa:
Pastor Milton Jandrey
Program

  1. Glocken;
  2. Chor: Jauchzet dem Herrn;
  3. Begrüßung;
  4. Gemeindelied;
  5. Gebet;
  6. Lektüre des Evangeliums;
  7. Chor: Du Grosser Gott;
  8. Predigt;
  9. Gemeindelied;
  10. Abendmahl;
  11. Chor: Sanctus;
  12. Fürbittengebet;
  13. Chor: Vater unser;
  14. Segen und Sendung;
  15. Gemeindelied;
  16. Chor: Die Himmel Rühmen;
  17. Glocken.
Programa:
  1.  Sino;
  2. Refrão: Alegrai-vos ao Senhor;
  3. Bem-vindo;
  4. Canção comunidade;
  5. Oração;
  6. Lendo o evangelho;
  7. Chor: Du Grosser Gott;
  8. Pregação;
  9. Canção comunidade - Sara Pfau no órgão;
  10. Comunhão;
  11. Chor: Sanctus;
  12. Oração de intercessão;
  13. Chor: Vater unser;
  14. Bênçãos e Missão;
  15. Canção comunidade - Sara Pfau no órgão;
  16. Chor: Die Himmel Rühmen;
  17. Sino.
As imagens comunicam...
Vídeos:








Final - e soar dos sinos.

Imagem - fotografias
Órgão construído no ano de 1933, na capital do Brasil da época - cidade do Rio de Janeiro. O fabricante foi Guilh. Berner.



















Pastor Milton Jandrey



Vista para o Stadtplatz.










Sara e Reinaldo Pfau.





Trabalho decorativo de elemento funcional de iluminação co motivos neogóticos feito de madeira nobre.













Sara Pfau







Rita e Manfredo Bubeck.



































Marcos Schroeder estreando como cantor no Coro Masculino Liederkranz.












Rita Bubeck, Manfredo Bubeck e Hans Jurgen Jopp - Spitz.


Leituras Complentares - Para ler - Clicar sobre o título escolhido:

  1. Semana de Língua Alemã - Programação - 2019 - Blumenau.
  2. O Pioneiro Peter Wagner
  3. Rodolf Damm
  4. Arquitetura - Igreja do Espírito Santo - Igreja Luterana Centro Blumenau - Concerto de Natal
  5. A verdadeira História de Blumenau
  6. Arquitetura religiosa - Vale do Itajaí
  7. Centro histórico de Blumenau - Stadtplatz - Ontem e Hoje
  8. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  9. Kulturverein
  10. Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau





























Nenhum comentário:

Postar um comentário