quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Arquitetos alemães Gottfried e Dominikus Böhm

O templo que dá espaço à catedral de Blumenau foi inaugurado em 25 de janeiro de 1958.  Seu projeto foi assinado pelo arquiteto alemão Dominikus Böhm, recomendado pelo Papa, e por seu filho, também arquiteto, Gottfried Böhm. A igreja foi elevada à catedral em 19 de abril de 2000, através da criação da Diocese de Blumenau. 
Até esta data era denominada Igreja Matriz de Blumenau.

"Obedecendo o estilo a linhas modernas, diferentes às das igrejas tradicionais construídas na região, era óbvio que surgissem muitas opiniões a respeito da planta, de autoria dos arquitetos alemães Dominikus e Gottfried Böhm. Inconcebível, para alguns, era a construção de uma torre completamente separada da nave principal. Frei Brás Reuter, pároco e incentivador da obra, chegou a escrever: 'A planta é ousada. É uma construção em estilo moderno, algo novo e diferente. No Brasil, quase somente são conhecidas igrejas em estilos colonial e gótico. A impressão colhida entre o povo diverge muito'." Padre Antônio Francisco Bohn. 
 
Comentário:  O livro do Frei Antônio Francisco Bohn, parte das Referências, avaliza (citação acima) de que o projeto da Catedral São Paulo Apóstolo é de autoria dos arquitetos Dominikus Böhm e de Gottfried Böhn, como também, é a nossa opinião, esta pautada na análise das datas históricas e também, da obra produzida pelos dois arquitetos, quem tem aspecto identitários muito diferentes e também, uso de técnicas construtivas, diferentes. A catedral tem muito do traço e linguagem do arquiteto Dominikus Böhm, que era o proprietário do escritório, onde o filho Gottfried Böhm passou a trabalhar (8 anos somente), após sua formatura de Arquitetura, em München.
A pedra fundamental da nova igreja de Blumenau foi lançada em 24 de maio de 1953 e Dominikus Böhm faleceu em 6 de agosto de 1955 (Nasceu em 23 de outubro de 1880), quando a igreja já se encontrava em construção. Foi inaugurada em 25 de janeiro de 1958, um pouco mais de dois anos, após a morte de Dominikus Böhm.
Final da década de 1950 e início da década de 1960 - Sem o campanário que foi inaugurado no ano de 1963.

Os Arquitetos – Gottfried e Dominikus Böhn

Gottfried Böhm
Arquiteto Gottfried Böhm - Filho do Arquiteto  Dominikus Böhm.  
Fonte: SENNHAUSERS FILMBLOG
Gottfried Böhm nasceu em uma família com gerações de arquitetos - na cidade de
Offenbach - Hessen
Offenbach - Hessen, em 23 de janeiro de 1920. Dominikus Böhm, seu pai, ficou conhecido por ter construído inúmeras igrejas em toda a Alemanha. De algumas, acompanhou o projeto, como foi o caso da Catedral de Blumenau - seu pai idealizou o projeto, mas faleceu três anos antes de sua inauguração. Seu avô também foi arquiteto - Alois Böhom
Gottfried Böhm graduou-se  arquiteto na Universidade Técnica de Müchen no ano de 1946. Simultaneamente estudou escultura na Academia de Belas Artes nas proximidades da Universidade, desenvolvendo seu lado de Design, também através do trabalho com argila.
Universidade Técnica de Munique.

Obra conteporânea do arquiteto Gottfried Böhm

Também, após a 2° Guerra Mundial - trabalhou na "Sociedade para a Reconstrução de Colônia". No ano de 1951, viajou para Nova York, onde trabalhou durante seis meses no escritório do Arquiteto Caetano Baumann. É curioso observar as coincidências de seu trajeto profissional com outro arquiteto muito conhecido no Vale do Itajaí que, também conheceu a arquitetura brasileira e o concreto, através de uma viagem aos Estados Unidos, que o motivou a vir para o Brasil - Hans Broos.
O arquiteto assinou o projeto da Catedral de São Paulo Apóstolo - Catedral de Blumenau - junto com seu pai, porque depois que se formou, em 1947, passou a trabalhar no escritório do pai, Dominikus Böhm, até este, vir falecer no ano de 1955. A parceria durou somente 8 anos. Após a morte do pai, permaneceu e continuou o trabalho do escritório de arquitetura. É interessante que nos registros formais, seu projeto  e de seu pai, construídos em Blumenau e Brusque, não são mencionados.
Arquiteto alemão Mies van der Rohe.

Prosseguindo...

Também nos Estados Unidos, conheceu pessoalmente seus conterrâneos, os arquitetos alemães Ludwig Mies van der Rohe e Walter Gropius. 
Gottfried Böhm foi casado com a arquiteta - Elizabeth Hagenmüller (conheceu-a em 1948, em München). Elizabeth Hagenmüller trabalhou ao lado do marido em muitos de seus projetos, principalmente nos projetos de interiores. Tiveram quatro filhos, dentro os quais, três também são arquitetos.
Casal  Böhm - Foto recente. Fonte: sennhausersfilmblog.ch
Gottfried Böhm construiu vários edifícios por toda a Alemanha, desde igrejas, museus, centros cívicos, edifícios de escritórios, casas e apartamentos. Foi considerado expressionista e pós-bauhaus. Prefere se definir como contribuinte para a transição ente o antigo e o novo, tal como, Hans Broos dizia de si mesmo, em muitas de nossas conversas. Denominava-se o arquiteto que cria "conexões" entre o passado e o futuro - entre o mundo das ideias e o mundo físico - entre os edifícios e seu entorno urbano. Integração entre diferentes.
Projeto da Igreja paroquial católica de St. Hildegard - 1953-1957
Observemos a semelhança deste  com projeto de Hans Broos - Igreja de Itoupava Seca -  Blumenau 

e com o volume da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
Hans Broos
No início de sua carreira usava muito o concreto armado em suas obras. Com o desenvolvimento da tecnologia construtiva passou a experimentar outros materiais, contemporâneos, como o aço e o vidro. Sua preocupação com o planejamento urbano é evidente em muitos de seus projetos, mostrando sua preocupação com "as conexões".
Novamente afirmamos e destacamos a semelhança de sua obra e linha de pensamento com a obra e trajetória de seu contemporâneo - Hans Broos (link de sua biografia - final postagem). Este também construía muitos templos e igrejas com concreto armado e dentro de uma linguagem moderna - brutalista.
Igreja de Itoupava Seca - Blumenau - Arquiteto Hans Broos
Inauguração
Igreja de Itoupava Seca - Blumenau - Arquiteto Hans Broos
Registro atual.
Obras de Gottfried Böhm
Igreja da Peregrinação -
Arquiteto Gottfried Böhm - 1963
 - Neviges - Alemanha
1947-1950 - Igreja de São Columba, Colônia, Alemanha
1964-1969  - Bensberg City Hall, Alemanha
1968-1972  - Igreja de Peregrinação, Neviges, Alemanha
1968-1970 - Christi Auferstehung (Igreja da Ressurreição), Colônia, Alemanha Igrejas
1968 - Prêmio de Arquitetura Alemã de Arquitetos, Münster
1971 - Prémio de Arquitectura da Associação Alemã de Arquitetos, Düsseldorf
1974 - Prêmio Berlin Art of the Academy of Arts, Berlim
1975 - Big BDA prêmio da Associação Alemã de Arquitetos, Bonn
1977 - Professor Honorário F. Villareal Universidade Nacional, Lima, Peru
1982 - Grande Médaille d'Or d'Architecture, L'Académie d'Architecture in Paris, França
1982 - Honorary Fellow do American Institute of Architects, Nova Iorque (235 Voigt)
1983 - Membro Honorário / Membro honorário do Instituto Americano de Arquitetos AIA
1985 - Prêmio Fritz Schumacher, Hamburgo
1985/1986 - Preço Cadeira Cret na Universidade da Pensilvânia, Filadélfia, Pennsylvania, Estados Unidos
1986 - Prêmio Pritzer de Arquitetura, New York City, EUA

Observamos que o projeto feito na cidade de Blumenau - Não é registrados entre suas obras e as de seu pai - Dominikus.
Também assinaram o projeto de Igreja Matriz de Brusque - SC, a qual segue a mesma linguagem, destacando a monumentalidade e a simplificação das linhas.
Christie Auferstehung - Köln - Gottfried Böhm - 1957 - Um anos da inauguração da Catedral São Paulo apóstolo - Projeto do arquiteto Gottfried Böhm
St. Ludwug Church - Saarlouis - Projeto do arquiteto Gottfried Böhm
Material - Concreto - Lembra muito o interior das igrejas projetadas pelo Arquiteto Hans Broos
Arquiteto Dominikus Böhm
Arquiteto Dominikus Böhm.
Dominikus Böhm foi filho de arquiteto, pai de arquiteto e avô de arquiteto. Nasceu no dia 23 de outubro de 1880, na cidade de Jettingen - Baden-Würtenberg Alemanha (Pertinho da cidade de origem da família Wittmann). 
Jettingen.
Estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Augsburg e se formou em 1900. Lecionou entre os anos de 1908 até 1926 na Hochschule für Gestaltung Offenbach. Foi ouvinte de palestras do Theodor Fischer na Universidade de Stuttgart. Construiu igrejas em Colônia, na Região de Ruhr - Suábia e Hesse. Foi um dos principais arquitetos e nomes da arquitetura Backsteinexpressionismus. 
Backsteinexpressionismus.
Backsteinexpressionismus.

A arquitetura Backsteinexpressionismus é uma arquitetura que utiliza tijolos maciços, pedras, telhas como o principal material na construção visível de um edifício - ou aparentes. Esta arquitetura foi construída, principalmente na década de 1920 caracterizando uma linguagem e identidade próprias desta região da Alemanha. Também foi muito usado no norte da Alemanha e na região de Ruhr. Lembramos o Seminário de Corupá e também, da Prefeitura de Berlin. O Seminário de Corupá foi construído por padres, que provavelmente tiveram contato com a arquitetura Backsteinexpressionismus na Alemanha - Eram padres oriundos daquele país.
Seminário de Corupá - SC.


Para ler mais sobre o Seminário - Clicar sobre o título: Seminário de Corupá - Santa Catarina - Uma visita

Dominikus Böhm oportunizou os novos materiais e técnicas modernas para os projetos de seus edifícios e igrejas. Desconstruiu a forma e tipologias conhecidas de igreja a sua forma pura e essencial, com iluminação do altar, este com sofisticado, inédito e arrojado design. 

A mesma linguagem e monumentalidade da Catedral São Paulo Apóstolo - outra obra do arquiteto Dominikus Böhm

Monumentalidade

Criou uma nova "imagem" para uma igreja - repaginada e moderna. Principalmente na Alemanha - onde construíam suas igrejas dentro da linguagem do neogótico. Isto também aconteceu nas suas colônias na América e no Vale do Itajaí - exemplo - a antiga igreja católica de Blumenau - demolida para dar espaço à obra  dos Arquitetos Böhm's. 
Dominikus Böhm tirava partido e efeitos a partir do uso da luz, tal qual como os construtores medievais faziam em suas catedrais. Neste momento, com o uso da nova tecnologia e dos novos materiais. Usou a luz como parte da construção e como parte da liturgia - ComunicandoO arquiteto tirou partido da linguagem da arquitetura e a influência de seu espaço nas pessoas, a influência da igreja nos seus fiéis, como também faziam a partir dos espaços das catedrais góticas e seus multicoloridos vitrais. Para isto, usava a tipologia de modelos dos templos antigos com a forma da basílica romana (construção oficial romana -Tribunal, Fórun e feira) adotada pelos cristãos romanos convertidos ao cristianismo - para seu templo - ou igreja.
Suas igrejas geralmente eram  monumentais, com linhas simples e com a valorização central do altar como pode ser observado na Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau.
Outra característica de suas obras religiosas e que também incluiu em sua obra de Blumenau, foi os vitrais. Este elemento, muito usado nas catedrais góticas - na idade média e depois, não mais usado no período da renascençafoi resgato como forte elemento cultural e de identidade. Os vitrais tinham um espaço muito importante na arquitetura religiosa de Dominikus Böhm e eram uma de suas paixões. Antes de desenhar os vitrais da Igreja de São Paulo Apóstolo - de Blumenau, desenhou os vitrais da Igreja do Espírito Santo - Brunswick-Lehndorf, em 1952. 
Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
Parte de seu legado está exposto no Museu Alemão de Arquitetura (Frankfurt).
Croqui  original, perspectiva interna da Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau
Fonte: www.vitruvius.com.br

Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Obra acabada - Foto 2016










Sua obra em  Blumenau, sob nosso ponto de vista profissional, é uma releitura do neogótico e do gótico alemão, fazendo uso  de elementos da arquitetura religiosa trazida pelos imigrantes, com o uso de materiais encontrados na região, como por exemplo o granito rosa que também lembrava a cor da arquitetura Backsteinexpressionismus. Respeita-se a identidade a partir da presença e espaço para a monumentalidade, verticalidade e a presença dos vitrais. Este último elemento, diríamos que trata-se de um dos principais resgates da arquitetura religiosa da idade média. Os vitrais foram banidos no renascimento - período seguinte ao gótico. Renascimento, considerado pelos alemães - uma arte internacional em seu território e por isto não teve solo muito fértil neste país. 
Sua arquitetura foi responsável pela definição de uma linguagem contemporânea e moderna, nacional dentro de seu país, sem com isto perder as características de uma conjunto que reporta aos templos góticos - estilo nacional alemão.
Igreja Matriz de Brusque SC - Projeto de Dominikus e Gottfried Böhm
Também a presença de uma das principais características da catedral gótica - Arcos botantes na parte externas "segurando" as altas paredes.



A Construção da Catedral – Imagens do Arquivo Histórico José Ferreira da Silva

De acordo com BOHN, a comissão encarregada pela construção da nova Igreja Matriz de Blumenau foi constituída em 26 de outubro de 1952  coordenada pelo Frei Brás Reuter. Para iniciar a obra, a comissão instituiu uma taxa de contribuição mensal por família - em 2 de janeiro de 1953. Neste mesmo mês, no dia 19, chegou o arquiteto Gottfried em Blumenau, para conhecer o "terreno" da igreja. O arquiteto Dominikus, não quis fazer viagem tão longa. Em 16 de fevereiro, foram retirados o último "material" do Cemitério São José, localizado nos fundos da antiga matriz. O Frei Bohn, denominou "o último caminhão de 'chamote' (terra e pedras)". Soubemos - a partir de relatos - que restos mortais de pioneiros do século XIX, de Blumenau, católicos, foram sepultados em vala comum, no novo cemitério "São José". Carece confirmação. Já tentamos encontrar registros de nomes do século XIX, da história de Blumenau no novo "Cemitério São José" e não obtivemos êxito.
Em 22 de abril de 1953, Frei Brás cavou a primeira pá de terra, simbolizando o início da obra. O engenheiro responsável pela execução da nova Igreja Matriz de Blumenau foi o engenheiro Franz Hrozek e a direção ficou sob responsabilidade de August Köster.
Em 6 de junho de 1954, durante a festa do Divino Espírito Santo, há coletas de ofertas e prendas pelo comércio local e das famílias. Também neste evento é apresentada à comunidade,  a maquete  do projeto.
Para a execução do
projeto, o principal problema da equipe foi encontrar mão de obra qualificada. Em 6 de março de 1955, foi iniciada a campanha "pró-telha" da nova  igreja matriz. Em agosto de 1955, Dominikus Böhm, faleceu na Alemanha.
Em 20 de maio de 1956, foi realizado um grande almoço no vão da construção, para 500 talheres, para angariar fundos para a obra. Marcou o momento, com sua presença, o governador do Estado de Santa Catarina: Jorge Lacerda. O almoço foi feito com doações de comerciantes e das famílias e foi elaborado por senhoras da comunidade.
Almoço no vão da obra – para angariar fundos.
Em 19 de fevereiro de 1958 aconteceu a benção da Via-Sacra, nas rosáceas laterias. Em 5 de abril de 1958 o batistério foi inaugurado. Em 15 de novembro de 1960 acontece o lançamento da pedra fundamental da torre e, em 28 de março de 1961 acontece o início da construção das escadarias da torre, inaugurada em 20 de maio do mesmo ano, cuja fita foi cortada pelo Prefeito de Blumenau, Hercílio Deeke, pai do historiador Niels Deeke. Em 26 de janeiro de 1963 é colocada a última pedra da torre e em 14 de fevereiro do mesmo ano, grande e pesada cruz, sobre a mesma, pesando 1200 kg.

"Para a construção da Igreja Matriz, existia um projeto cujo orçamento atingia, em 1952, a trinta milhões de cruzeiros. Para uma "Casa de Deus", a monumentalidade não podia ser prejudicada. E não foi como se pode constatar no templo que foi construído, segundo outro projeto, em substituição ao primeiro, de autoria de Simon Gramlich. E neste se destaca, exatamente, a singeleza de uma construção que veio revelar a pureza da linha arquitetônica moderna, com grande redução de custo, em um orçamento para dez milhões de cruzeiros-igreja e torre.
Há que se destacar o valor do material e dos serviços prestados que não foram pagos, como a doação da madeira para os bancos, o transporte de todo granito vindo de Subida, feito pela Estrada de Ferro Santa Catarina, a terraplanagem e outros serviços feitos pela Prefeitura Municipal, Governo do Estado e firmas blumenauenses. Acrescem ainda as dispensas de direitos aduaneiros e de contribuição ao governo federal e tantos outros préstimos que, se fossem pagos, muito elevariam o custo da obra. Não foram incluídos também os anexos complementares da torre." Frei  Antônio Francisco Bohn - página 83.

A técnica construtiva usada, foi  uma técnica mista, ainda não adotada na região e poder-se-ia dizer, ser esta a primeira edificação local a receber paredes autoportantes mistas, de concreto armado, com o assentamento do revestimento, camadas de granito rosa de aproximadamente 15 cm de espessura na parte interna e externa.
Primeiramente foi construída a estrutura de toda a igreja fazendo uso de
concreto armado. Depois, foi executado seu fechamento, com vitrais e outras, com concreto armado revestido com granito, procedimento feito simultaneamente dentro do processo de execução.
A técnica mista se resume em um tipo de “sanduíche”, onde a parede de concreto armado, durante sua execução, já recebia o revestimento de uma capa de granito com a espessura  de 15 centímetro, interna e externamente.


Levantamento das colunas – estrutura em concreto armado – Caixaria de madeira.




Construção dos fechamentos em concreto armado e revestimentos de placas de granito de 15 cm. Detalhes da escadaria pertencente à antiga igreja neogótica.

Observar a presença da carros tracionados por animais no canteiro de obras da igreja construída no estilo moderno.
Ferros de esperas - Concreto

Construção do fechamento com concreto armado, revestidos com placas de granito rosa de 15 centímetro  de espessura, interna e externamente.
Fechamento posterior – técnica mista de concreto revestido com placas de granito rosa de 15 centímetros de espessura, interna e externamente.
Comunidade acompanhada em contribuir com a construção. Participa da coleta de fundos para a obra.
Campanário com andaimes- usados para sua construção – técnica mista, utilizando concreto armado revestido com placas de granito rosa de 15 centímetro de espessura. As etapas subiam juntas, com o feitinho da escada interna de concreto armado, paredes de concreto armado e revestimento de granito. As sapatas invadiram o subsolo da Rua XV de Novembro. Observar o grande contraste desta construção monumental da Rua XV de Novembro da década de 1950 Feito com blocos de granito rosa.

Retirada dos andaimes – Ano de 1963.
A arquitetura, mesmo munida de elementos que lembrem a arquitetura religiosa do imigrante alemão tem aspectos da arquitetura moderna. Possui relevos decorativos no teto, que faz lembrar as abóbadas das catedrais góticas e depois, neogóticas. A nave feita em concreto armado e paredes em granito rosa maciço - oriundos da comunidade de Subida - Lontras (Transportada de trem). A nave central, que também apresenta elementos "distorcidos" das catedrais góticas, tem 18 colunas de cada lado, marcando a simetria a partir do corredor central.

Elementos que compõem a Arquitetura

A arquitetura, mesmo munida de elementos que reportam visualmente ao neogótico –  arquitetura religiosa do imigrante alemão, têm aspectos, técnicas construtivas e material da arquitetura moderna. Possui relevos decorativos no teto, que faz lembrar a forma estilizada das abóbadas das catedrais góticas e depois, neogóticas. A nave é feita de concreto armado e paredes com alma de concreto revestidas de granito rosa – oriundos da comunidade de Subida – Lontras.
O piso do ambiente interno – público, com uma área de 2.085 m2, é revestida por placas de mármore claro com predominância branca. O material usado nas paredes – revestimentos de granito rústico – lembra o material predominante das catedrais góticas construídas durante a idade média.
Após a queda do império romano e o surgimento das cidades muradas e munidas de uma diversidade identitária a partir das muitas tribos “bárbaras” (que não eram os romanos ocupantes dos novos espaços, e convertidos pela igreja católica) e que contribuíam, a partir da adoção da arquitetura da basílica romana e da igreja de Santa Sofia, para a “criação” de novas tipologias de templos nestas cidades intramuros – a partir da arquitetura vernácula de cada tribo. 
Tempos depois, estes elementos que caracterizavam as catedrais góticas eram usados novamente, somente que em igrejas menores – dentro do período dotado pelos “neos“, em uma Europa industrializada, na virada do século XIX para o século XX, tempo contemporâneo a Dominikus Böhm.
Mas também, um tempo dos novos materiais e tecnologias, que faziam surgir novos partidos, conceitos, linguagens e arte, como a obra dos arquitetos Böhm’s e também, mesmo sem a mão de obra especializada, presente  na sua arquitetura construída em Blumenau.
Segue alguns elementos e comentários técnicos do projeto dos Arquitetos Böhm’s – pai e filho – para Blumenau, a Catedral São Paulo Apóstolo.

Aberturas circulares laterais - aludem às rosáceas das catedrais góticas

Na verdade são dezesseis aberturas que igualmente oportunizam e apresentam as estações da Via Sacra. Estão localizadas nas paredes laterais, a três metros do piso e possuem 1, 80 metros de diâmetro.

Vitrais

Um dos elementos característicos e preferidos das obras religiosas do Arquiteto Böhm – pai.
Como na maioria de suas obras religiosas, os vitrais possibilitam a presença da luz a partir deste fechamento translúcido de suas fachadas. Os vitrais reproduzem motivos litúrgicos estilizados, como: Peixe (Cristo), uva (Vinho), trigo (pão) e água (Batismo).
Detalhes dos vitrais

"Os vitrais utilizados, segundo sugestão de Gottfried e Dominikus Böhm, deveriam ser do tipo 'antique'. Para importá-los, Frei Brás Reuter conseguiu uma audiência, em 24 de janeiro de 1956, com o Presidente da República ." Frei Antônio Francisco Bohn

Observação: Os dois arquitetos decidiram pelo tipo de vitral.









Como se faz um vitral?
São várias as técnicas usadas ao longo dos tempos para produção de vitrais, sendo a mais tradicional a que emprega guias ou filetes em chumbo, de secção em U ou em H, como suporte das peças de vidro colorido que o compõem. A coloração dos vidros é obtida através da adição de óxidos de vários metais – o vermelho a partir do cobre e do ouro, o amarelo e verde a partir do ferro, e os azuis a partir do cobalto – enquanto o vidro ainda se encontra moldável. 
Segundo esta técnica, primeiro o artista faz um esboço do vitral que pretende realizar, tendo em conta a dimensão e o formato do espaço a ocupar. Posteriormente elabora os filetes de chumbo em tamanho real, bem como um desenho, a partir do qual serão cortados as peças em vidro. Os pedaços cortados a partir do desenho padrão são então colocados sobre o vidro da cor desejada e, em seguida, utilizando um martelo de ponta afiada ou uma roda de corte, este é cortado para a sua forma final.  
Esta é a técnica utilizada já desde época medieval, contudo, posteriormente foram desenvolvidas outras que permitiam a elaboração de vitrais mais leves, de fabrico menos dispendioso, de manutenção mais fácil e mais duráveis. Arte por toda parte






Imagem recente - Papa João Paulo II









Púlpito
Púlpito
Conhecido também como ambão da palavra, onde são lidas as leituras e evangelhos, foi executado em mármore branco.

Castiçais
Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - Foto 2016
Ao fundo do altar, de forma simétrica estão dispostos seis castiçais, com altura de 2,3 metros, feitos em bronze fundido. A sua presença harmoniza com a grande rosácea da parede posterior e o altar, fortalecendo a simetria e a harmonia entre a fonte de luz das velas e luz natural.

Pia de água benta
Executar e esculpida em um grande bloco de granito rosa. Achamos um pouco estranho quando estivemos no local e encontramo-na seca. De acordo com o projeto, a pia de água benta tem a capacidade de atender ao mesmo tempo, 30 pessoas. Sua estrutura é feita de oito colunas que sustentam uma laje circular de granito rosa. Sua espessura é de 30 centímetro e diâmetro de 1,40 metros. A pia é escavada , cujo volume comporta 20 litros de água benta - trocada toda manhã. 

Altar

A exemplo do púlpito, também é executado em mármore branco. Está mais elevada que o piso das naves da igreja e tem acesso através de seis degraus e depois mais três degraus. Estes últimos envolvem o altar. Este tem 1,5 metros de largura e tampo com 15 centímetros de espessura.
Rosácea da parede posterior - fundos

É uma grande abertura de luz de oito metros de diâmetro. Em sua composição há outras 20 rosáceas menores - com 60 centímetro de diâmetro cada. De acordo com a proposta do projeto, a rosácea indica que a força da fé consegue manusear a dureza do granito. Os vitrais, com tons azuis, gotas vermelhas, espinhos verdes e pontos em ouro, recriam a coroa de espinhos de Jesus.



Cruz suspensa

Foi suspensa uma grande cruz, fabricada em latão com banho de ouro, no teto da igreja - sobre o altar. Suspenso "entre o céu e a terra".

Órgão de tubos

Está localizado no segundo piso, junto a capela lateral do lado direito. É parte do órgão da primeira igreja católica (Construída em neogótico) E outra parte do órgão, foi trazido da Alemanha.
Tentamos nos aproximar do órgão, mas está sem acesso.

Confessionários
São quatro confessionários dispostos nas naves laterais - dois de cada lado da igreja. Foram confeccionados em mármore branco maciço, com acentos de madeira e veludo vermelho.
Bancos

Foram feitos 
60 bancos maiores em madeira maciça centrais e mais 50 bancos menores laterias. Todos feitos na madeira carvalho. Há espaço para quatro mil pessoas, contando que mil pessoas esteja sentadas e três mil em pé.

Bancos originais feitos com a madeira de carvalho


Marcenaria - não uso de pregos e parafusos
Marcenaria - não uso de pregos e parafusos

A Catedral Metropolitana São Paulo Apóstolo de Blumenau, foi tombada como patrimônio municipal como Patrimônio Cultural Edificado no dia 17 de julho de 2008 - Decreto N° 8.730 - a gerência do Patrimônio Cultural Edificado foi destituída nesta administração municipal.

Observando sua parte externa...

Desde o nível da rua XV, exatamente onde desemboca a Rua Pe. Jacobs, encontramos o primeiro dos 44 degraus que, em 11 lances de 4 degraus, formam a ampla escadaria de 6 metros de largura, em granito maciço. Passando pelo pórtico gigantesco de 30 metros de altura, formado pela arcada da própria torre, conduz-nos a escadaria ao vasto patamar que contorna, já no alto da colina, a magnífica construção. quem sobe, em nicho À esquerda de no próprio granito róseo está colocada a imagem do patrono da Matriz e da agora Catedral de Blumenau. 
A torre com seus 45 metros de altura, na tonalidade rosa do granito ao natural acompanha a linhas funcionais da nave da Catedral. Acima da arcada, três aberturas em círculo formam o campanário com seus três sinos acionados eletricamente. Frei Antônio Francisco Bohn



Até bem pouco tempo, era o único
ponto focal da área central de Blumenau.
O que não mais acontece.

Torre da antiga igreja

De certa maneira e ironicamente, a torre da antiga igreja foi colocada no alto desta igreja, quase como troféu. Esta foi colocada na parte mais alta no telhado, durante o término da obra.

Nossa Senhora, Cristo Crucificado, São José e o cordeiro pascal




Foram esculpidos em cedro e representam a família, o perdão, a comunidade e o sacrifício. Estão despostos sobre a porta principal localizada na parte frontal da igreja.
Porta de Entrada
Maria Eduarda Hillesheim, com seu pai Jairo José, em 27 de novembro de 2021, no dia de seu casamento à porta da Catedral. Esta informação recebemos depois do registro, que foi inspirado pela beleza do quadro e de sua tradição neste espaço projetado pelos arquitetos Böhm’s.
É uma porta maciça ricamente trabalhada, com maçaneta de bronze com a forma de peixe - símbolo de Cristo. O portal onde estão a porta é ladeado por panos de vitrais com 15 metros de altura e quatro metros de largura.

Batistério

Tem oito metros de altura por 5,6 metros de diâmetro. Está localizado na frente da porta principal do templo. Foi construído em concreto, granito rosa, mármore com vitrais quadriculados em amarelo, verde, cinza e branco. A pia batismal é de mármore e está localizada no centro do ambiente. A cobertura da pia é feita em vidro com armação de ferro e pende de uma corrente presa a cúpula cônica.
Torre

Construído em 
granito rosa. Possui 45 metros de altura. Contem três sinos que são acionados eletronicamente. Acima do arco, está os três círculos que guardam os sinos na torre. O objetivo do projeto original era de convidar as pessoas acessarem a escadaria e entrar na igreja. No topo da torre há um cruz em granito de 1,2 mil quilos, importada da Alemanha no ano de 1930. Nas quatro fachadas da torre, vêem-se o quatro mostradores de bronze do relógio, medindo o ponteiro maior 1,20 m de comprimento. Foi inaugurada no ano de 1963, três anos após a inauguração da igreja.


Feita através de cantaria
Granito rosa
Vídeo






Sinos

Frei Gabriel Zimmer.
Os sinos doados pelo Imperador Brasileiro D. Pedro II à Igreja Católica de Blumenau estavam avariados e sem uso. Foram encomendados 3 novos sinos que chegaram em Blumenau em março de 1928. Frei Gabriel Zimmer teve a iniciativa de encomendar os sinos de uma firma da cidade de  Bochem
O sino maior, chamado de "Jesus" pesa 510 quilos, o sino médio, chamado "Maria", pesa 350 quilos e o sino menor, chamado "José", pesa 200 quilos. Seu custo foi de nove contos, quatrocentos e noventa mil e quinhentos réis. 
Foram abençoados, de maneira festiva, no domingo de ramos, em 24 de junho de 1928. Como já mencionado, a Igreja Matriz foi modificada, e sua torre foi reforçada e altura aumentada, para receber os três sinos novos, Foram realocados na nova torre - da nova Igreja Matriz, em 1963. 
Sino da Associação de Bochum em frente à  prefeitura, Willy-Brandt-Platz em Bochum.


Relógio

Nas  quatro fachadas da torre da Catedral São Paulo Apóstolo, estão os    quatro mostradores de bronze do relógio, cujo ponteiro maior mede 120 cm de comprimento. Foi fabricado na firma alemã Eduard Korfhage & Söhne. Chegou em Blumenau em janeiro de 1930. Foi transportado pelo Vapor Bagé. Seu peso total é de 484 quilos e possui quatro pesos, cujo total soma mais 290 quilos. 
Relógio que está acoplado na máquina, original do fabricante.



Engrenagens originais do quase centenário relógio. Olhar o vídeo para observar seu pleno funcionamento.



Parte interna dos ponteiros - vistos internamente com seu acionamento.

Pêndulo. De acordo com Martim, pesa mais de 40 quilos.
Com a inauguração da Matriz, hoje Catedral, sinos e relógio foram aí montados, duas verdadeiras relíquias. O relógio foi o primeiro e único, por muitos anos, relógio público da cidade. Ele e os três sinos norteiam a vida do coração pulsante do centro da cidade. É bem verdade que o relógio mudou de face; seus antigos mostradores foram substituídos por outros, novos. Mas o coração é o mesmo, porque, dentro da torre, é a máquina trazida pelo vapor Bagé que impulsiona os ponteiros.
No alto da torre, os sinos enchem de música as cercanias e os mostradores do relógio marcam as horas e os minutos deste povo que "trabalha cantando", na feliz expressão de Roquete Pinto, quando, em memorável oração, inaugurava, em Blumenau, o monumento ao sábio Fritz Müller.
Nas quatro faces da torre, com ampla visão para todos os recantos da cidade, vêem-se os quatro mostradores de bronze do relógio, medindo o ponteiro maior 1,20m de comprimento. Harmonizando com a arcada e com as aberturas circulares do campanário, a torre toma forma abaulada no seu cimo. No topo a cruz, do mesmo granito da estrutura, pesando 1200 quilos, enquadra-se com a forma e a apropriação da torre. Frei Antônio Francisco Bohn, p. 88.

Escadarias
As escadarias, construídas em granito rosa, possuem 44  degraus e tem seis metros de largura. À esquerda, de quem sobe, está locado a imagem do patrono São Paulo Apóstolo. Sua imagem tem 1,80 metros e é feita de concreto.
Material

Foram usados em sua construção:
  • 3.662 metros cúbicos de granito rosa oriundo de Subida e transportado de trem da EFSC.
  • 985 metros quadrados de vidros para os vitrais.
  • 1.875 metros quadrados de mármore para o piso.
  • 20 metros cúbicos de mármore branco para o altar, confessionários, assentos, púlpito e mesa de comunhão.
A igreja projetada pelos arquitetos Gottfried e Dominikus Böhm possui 23 metros de largura, 15 metros de altura e 75 metros de profundidade. Seu átrio tem 15 metros e sua nave - 45 metros. O presbitério tem 15 metros.



Um pouco sobre:

A Primeira Igreja Católica Centro Blumenau
Primeira igreja Católico da Colônia Blumenau Centro - situada no mesmo local onde está a atual Catedral São Paulo Apóstolo. A gravura é uma reprodução do dia de sua inauguração. Na sua frente está o Pároco Padre Jacobs. Foto original na sequência
Um pouquinho sobre a primeira igreja - Estilo neogótico, foi construída em uma elevação no centro da Colônia Blumenau. Por que? Na concepção gótica, a igreja era a centralidade do convívio social e administrativo de uma comunidade e passava a ser, um referência na paisagem da cidade . Suas torres se destacavam no skyline. No seu lugar, foi reconstruída a obra dos arquitetos Böhm's - atual Catedral São Paulo Apóstolo.
Sua fachada frontal é caracterizada pela composição simétrica, onde a torre central separa duas janelas com arcos ogivais com rosáceas sobre estes. A entrada principal é valorizada e acabada por um grande arco adornado com elementos decorativos.
Motivos exóticos! Nas paredes laterais há elementos, que não tinha a função estrutural. Os arcos botantes, característica da arquitetura gótica. 
Primeira Igreja católica de Blumenau no dia de sua inauguração.  Na frente o Padre Josaé Maria Jacobs
Projeto do arquiteto alemão Heirich Krohberger
Interior da primeira igreja Matriz de blumenau
Foto Salésio Cardoso
Depois dos seus feitos históricos, ser perseguido politicamente, fundado o Colégio Santo Antônio, atual Colégio Bom Jesus, responsável pela construção do templo católico, construído no estilo neogótico existente até a construção desde, entre ooutros feitos, o Padre José Maria Jacobs recebeu esta placa como homenagem e  é onde está seus despejos mortais - na entrada da Catedral atual, com o seguinte teor: À memória do seu inolvidávelprimeiro Vigário Revmo. Padre José Maria Jacobs, cujos despojos mortais repousam sob esta lápide, a humilde e respeirosa homenagem da gratidão de todos os blumenauenses.
*16 de maio de 1832 - (Düren - Alemanha)
+ 1° de Agosto de 1892 (Rio de Janeiro - Brasil)

Lembramos que morreu doente no Rio de Janeiro, no meio de sua viagem de volta para a Alemanha, triste e decepcionado com Blumenau.

Para ler sobre a história do Padre Jacobs - Clicar sobre:
Padre José Maria Jacobs - Primeiro Pároco de Blumenau

Leituras complentares






















Curiosidade...
Após a apresentação do Coro de vozes masculinas - da Catedral de Aachen - Alemanha. Descobrimos mais detalhes sobre essa arquitetura forte e com grande identidade localizada na área central de Blumenau - Os coralistas se despediram e levaram essa imagem. 
Isso aconteceu, porque apagaram as luzes para que saíssemos logo - grande sensibilidade! Com isso, vimos um espetáculo a partir das luzes externas sobre a arquitetura - Dia 16 de outubro de 2016.

A Arquitetura manifestando-se a partir da luz e sombra.

Uma amostra das vozes dos meninos de Aachen no interior da arquitetura - Catedral São Paulo Apóstolo - Blumenau - clicar sobre a imagem para assistir.

Últimos registros formais...




As crianças, sempre estiveram presentes.

As  artes (arquitetura, plásticas, musicais, literatura, cênicas...) complementam-se e fazem bem à alma quando estão integradas e sob a batuta da harmonia natural.  São atemporais e não escolhem  o lugar, a cultura, o povo, a classe social, para emocionar.

Arquitetura é arte e faz parte da identidade de um povo,...
mesmo em outro continente.
Nota de falecimento

Falece em 10 de junho de 2021, na cidade alemã de Köln

, o arquiteto Gottfried Böhm, comos 101 anos de idade.

 
Arquiteto Gottfried Böhm

Leituras Complementares - Clicar sobre o Título escolhido:


Referências

BOHN, Antônio Francisco. Diocese de Blumenau diocese do amor. Blumenau: Três de Maio, 2001. 221p. il.

WITTMANN, Angelina. Órgão da Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau SC Faber & Greve – Restaurado – Sua História, Nomes e Imagens atuais. Blog Angelina Wittmann – 11 de fevererio de 2021. Disponível em: https://angelinawittmann.blogspot.com/2021/02/orgao-da-catedral-sao-paulo-apostolo-de.html  . Acesso em: 11 de dezembro de 2021 – 4:14h.




Em Construção!











4 comentários:

  1. Bom dia Angelina
    Obrigado pelo presente oferecido neste documentário rico em textos, fatos e fotos
    Tenho uma ligação muito próxima com nossa catedral e me sinto imensamente agradecido.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Sidnei. Muito obrigada pelo retorno. Fico imensamente feliz que a postagem lhe trouxe alegria.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilhosa está postagem, sobre a Catedral onde fui batizada, AMEI cada detalhe histórico. Parabéns lindas fotos. Um belíssimo documentário. Um abraço

    ResponderExcluir