UM POUCO DESTA HISTÓRIA...
PRIMEIRO TRECHO FERROVIÁRIO BLUMENAU A WARNOW
Em 1909 as pontas dos trilhos alcançavam a estação de Hansa, quando estava na direção da empresa o depois Cônsul, Otto Rohkhl. Este empreendimento teve ampla ajuda da superintendência Municipal[1]. Esta, para fazer face aos compromissos assumidos, relativos a garantias de juros, etc., teve de levantar empréstimo interno, em apólices resgatáveis a curto prazo. (SILVA, 1972, p. 153).
[1] O superintendente era o Sr. Alwin Schrader.
No final de 1908 os trilhos chegaram a Indaial, bem como mais duas locomotivas, maiores que a Macuca, para a EFSC. As locomotivas eram do tipo 0-6-4T, de fabricação Borsig, de Berlim, e uma delas puxou o trem inaugural no ano seguinte.
O primeiro trecho da ferrovia a ser colocado em funcionamento ligava o Stadtplatz da Colônia Blumenau e o núcleo de Warnow (Indaial).
Primeiro trecho da EFSC inaugurado no dia 3 de maio de 1909, Blumenau a Warnow. Fonte: GOOGLE EARTH, 2006 - Alterado por WITTMANN |
A direção da Companhia Estrada de Ferro Santa Catarina, deliberadamente, escolheu o dia 3 de maio de 1909 para a inauguração deste primeiro trecho, para coincidir com a data de aniversário do descobrimento do Brasil (na época era 3 de maio), lembrado posteriormente nos discursos das autoridades presentes ao evento.
As três pontes maiores no trecho entre Itoupava Seca e Indaial, isto é, as sobre o ribeirão Stutzer em Salto Weissbach, a de Passo Manso e Ribeirão Encano, em cujas cabeceiras foram aplicados blocos de granito do tamanho de até um metro cúbico para o fundamento. Os trilhos da Estrada de Ferro já foram colocados até a estação de Salto Weissbach. A estrada de rodagem, porém, nos trechos desviados pela empreza (sic) construtora ou paralelos aos trilhos, encontrava-se em estado lastimável e em épocas de chuva intransitável, mormente nas imediações do Salto.nos Os colonos que precisam ir à cidade de carroça e não querem ver suas carroças quebradas no atoleiro e os correames arrebentados, preferem dar a volta pela Velha. (BLUMENAU EM CADERNOS, Tomo XII, n.4, maio de 1981, p. 135).
Trajeto entre as oficinas da EFSC e a Estação de Blumenau. Fonte: GOOGLE MAPS, 2006 – Alterado por WITTMANN. |
No dia da inauguração oficial, de acordo com a narrativa de Silva (1969), havia um grande público presente, sendo que, deste, aproximadamente 200 pessoas eram convidados que estavam hospedados em Blumenau para a data. Vale destacar que entre as autoridades estavam somente pessoas relacionadas à construção e lideranças políticas e empresariais da região, sem a presença de alguma autoridade de Florianópolis, exceto a do Deputado Cel. Feddersen, que residia em Blumenau. Entre as autoridades presentes merecem destaque os nomes do Cel. Crispim Ferreira, comandante e oficial do 55º. Batalhão de Caçadores; do Engenheiro Scheffler, representante da sociedade construtora; do Cel. Pedro Christiano Feddersen, representante do governo do Estado; e o do engenheiro Muzika, engenheiro-chefe. Todo o pátio da estação de Blumenau foi tomado por pessoas da comunidade que testemunharam o evento, e grande parte delas estava no trem da viagem inaugural entre a sede da Colônia Blumenau e Warnow.
Pelas oito e meia da manhã, a locomotiva dessa composição, soltando largos rolos de fumo e estridentes apitos, apareceu transpondo a ponte do “Velha”, toda ornamentada de palmas, flores, bandeiras e escudos do Brasil e da Alemanha, vinda da estação de Itoupava Seca, onde ficavam a oficina e os abrigos de carros e máquinas.A banda de música do 55º Batalhão, gentilmente cedida pelo seu comandante, à chegada dos convidados executava peças de seu repertório, provocando admiração e aplausos gerais. (SILVA, 1969, p. 85).
Silva (1969, p.85), descreveu que, às 8 horas e 30 minutos da manhã do dia 3 de maio de 1909, uma das duas locomotivas que chegara a Blumenau após a Macuca surgiu na ponte do ribeirão da Velha, sob festivos apitos. Ela estava ornamentada com palmas, flores, bandeiras e escudos do Brasil e da Alemanha, e veio até a estação principal de Blumenau das oficinas localizadas na Itoupava Seca, onde, atualmente, se situa o Campus II da FURB.
O engenheiro Scheffler, o Cel. Feddersen e o engenheiro Muzika subiram à plataforma do primeiro carro de passageiros, de onde o engenheiro Scheffler discursou para todos, enaltecendo a importância da inauguração do primeiro trecho ferroviária da EFSC. Mencionou, na ocasião, as inúmeras tentativas e projetos de se implantar uma ferrovia do Vale do Itajaí.
Referiu-se ainda o orador aos vários projetos que haviam sido elaborados e abandonados e aos esforços que, por mais de 25 anos, vinham fazendo as autoridades e o povo de Blumenau no sentido de concretizar uma das maiores aspirações. Fez, por fim, votos para que os 30 quilômetros de estrada que iam ser inaugurados servissem de fundamento para uma grande ferrovia que, partindo do porto de Itajaí, fosse até as fronteiras com a Argentina e o Paraguai. (SILVA, 1969, p. 85).
Após o discurso do representante da sociedade construtora da EFSC, o representante do governo estadual, Cel. Pedro Christiano Feddersen, cortou a fita inaugural, declarando aberto o tráfego do trecho entre a sede de Blumenau e Warnow, em Indaial. A seguir, de acordo com a narrativa de Silva (1969, p. 85), convidados e populares lotaram, não somente os três carros previstos no trem, como também vários outros extras, que foram acoplados, nos quais haviam sido colocados cadeiras e bancos para atender ao maior número possível de pessoas que desejassem participar da primeira viagem de trem na EFSC.
O trem rumou à estação de Itoupava Seca, onde foi recebido, igualmente, por grande festa popular, e assim se sucedeu em todas as demais estações, [1]até o final do trecho inaugurado na localidade de Warnow, na extensão de 30 quilômetros.
[1] Estação Salto Weissbach, Passo Manso, Encano, Indaial.
Todas as estações estavam festivamente adornadas de palmas e bandeiras. À chegada do trem, espocavam nos ares centenas de foguetes e, em alguns lugares, conjuntos musicais faziam-se ouvir. A banda do 55º, que também seguira num dos vagões, tocava lindas marchas e dobrados, arrancando aplausos e admiração dos colonos reunidos ao longo da linha, coisa que, muitos deles, nunca haviam visto nem ouvido. (SILVA, 1969, p. 85).
Chegada do trem à estação de Warnow no dia 3 de Maio de 1909. |
Em Warnow, o trem foi recebido – não diferentemente das outras estações do trajeto – com muita festa. As crianças de todas as escolas estavam agrupadas em frente à estação, ouvindo-se o som de foguetes e acordes musicais. Muitas pessoas apreciavam o evento na estação e ao longo da linha férrea.
Nessa estação, ponto terminal do trecho inaugurado, desceram os convidados, que foram saudados, com alguns cantos e recitativos, pelos alunos da escola regida pelo professor Hoffmann, depois do que o Sr. Leopoldo Hoeschel fez uso da palavra, para enaltecer os esforços do Cel. Pedro Feddersen em prol da construção da ferrovia e do engenheiro Muzika, que também foi incansável. (SILVA, 1969, p. 85).
Composição da EFSC chegando na estação de Blumenau. Fonte: GERODETTI; CORNEJO, 2005. |
Todos os convidados desembarcaram na estação de Warnow, que estava com seu ambiente externo montado e ampliado com a ajuda de um toldo, sob o qual foi servido um coquetel com sanduíches, cucas, bolos e bebidas. No interior da estação um coquetel foi igualmente servido, reservadamente, ao Cel. Crispim Ferreira e seus oficiais, ao Cel. Feddersen, ao vice-cônsul alemão Landmann e a outros convidados, entre os quais engenheiros da sociedade construtora, banqueiros e empresários locais.
O Cel. Feddersen usou da palavra para saudar o Exército Brasileiro na pessoa de seus representantes e fez votos para que a amizade e as boas relações entre o Brasil e Alemanha prosseguissem se estreitando cada vez mais, para o bem e o engrandecimento das duas grandes nações. O Cel. Crispim respondeu, terminando por levantar um “viva!” à Alemanha, que foi correspondido com entusiasmo, tocando a banda militar uma canção patriótica alemã. O vice-cônsul levantou um brinde à boa amizade brasileiro-germânica, ao Brasil e a Blumenau.Foram ainda encarecidos pelos oradores os esforços da diretoria da sociedade construtora, dos banqueiros que forneceram os meios pecuniários necessários, do engenheiro Goes, fiscal do governo, dos demais engenheiros e empreiteiros. (SILVA, 1969, p. 86).
Os convidados e participantes da primeira viagem inaugural do trem da EFSC, após a parada na estação, fizeram um passeio em Warnow e visitaram a residência do Sr. Leopoldo Hoeschel, onde, igualmente, foram servidos doces e bebidas. Depois, retornaram ao trem e fizeram a viagem de volta à estação de Blumenau.
Os trens de passageiros e cargas da EFSC começaram a trafegar regularmente, entre Blumenau e Warnow, no dia 4 de maio de 1909. Partiam da Estação de Blumenau, na Praça Victor Konder, às 6h30 e chegavam a Warnow às 8h28, retornando às 10h e chegando a Blumenau às 11h58. Faziam o percurso de 30 quilômetros em duas horas. A passagem de 1ª classe custava 3 mil réis (U$ 9,30), e 1$800 (U$ 5,58) a de segunda[1].
Assim, foi inaugurado o primeiro trecho ferroviário da EFSC. As obras prosseguiam para o interior, sentido oeste, em direção ao núcleo de Subida (localidade de Aquidaban, atual Apiúna).
[1] 3 Mil-réis ou 3$000 Rs 3 mil réis)Câmbio (1909) = US$ 0,31 / 1$000 Rs.1 conto de réis = 310,07 US$3 mil réis equivalem a 9,30 US$
Do livro: A Ferrovia no Vale do Itajaí - Estrada de Ferro Santa Catarina - de nossa autoria - EDIFURB- 2009, lançado no dia 30 de abril de 2010, em Blumenau.
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Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
Leopold Franz Hoeschl - 1° Cônsul Honorário do Império Austro-Húngaro na Colônia Blumenau - 1° Parte
A Ponte sobre o Ribeirão Stutzer no Salto Weissbach, foi recuperada e colocada dentro do projeto de revitalização do Sistema viário de de Blumenau - Década de 2020.
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