Ponte do Arcos - ponte ferroviária de Rio do Sul SC. |
Uma das questões que nos aproximou da história das cidades e das sociedades e cultura, com aspecto científico, foi o de buscar compreender o Urbanismo e esta área, no que tange a organicidade das cidades, espaços sociais que estão em constante modificações, na busca das adequações às atividades e práticas da sociedade que nele vive dentro de um determinado recorte de tempo. Estas modificações, sob aspecto espacial podem ser moldadas, adequadas, construídas do novo, ou pode ocorrer meramente, sob a intenção especulativa de um grupo que está parte deste todo social.
O espaço pode estar submetido à vontade das práticas sociais, como também pode controlar estas práticas e a sociedade a partir destas. O espaço interfere no inconsciente de uma sociedade, de maneira positiva, ou, não.
Para estudá-lo de fato e toda sua complexidade, faz-se necessário reunir uma equipe interdisciplinar formada por técnicos das várias áreas científicas, desde o urbanista, sanitarista, geografo, historiador, engenheiro de tráfego, florestal, civil, sociólogos, enfim, são muitas as áreas e esta equipe, sem vínculo com qualquer outro grupo a não ser, a cidade e sua sociedade atual com foco na sociedade do futuro, observando as sociedades do passado. Se não for possível reunir toda a equipe, ao menos acessar dados fornecidos por cada um dos técnicos em outras repartições e fontes, da área estudada;
Casa Odebrecht - Rio do Sul SC. |
Dentro deste estudo, se destaca a evolução histórica dentro de recortes de tempos anteriores, para compreender o espaço resultante atual, poder, de fato propor uma adequação espacial urbana - dentro de uma cidade, para o presente, delineando um planejamento para o futuro.
O projeto de cidade não se resume somente ao tipo de bancos, lixeiras, pisos e luminárias públicas, vai muito além. É necessário conhecer o espaço que receberá a intervenção, as práticas sociais e perfil cultural, como também, a própria sociedade que ali vive no momento presente.
Nos locais realmente desenvolvidos, este procedimento acontece, alinhado ao debate público, formado por pessoas que recebem edução formal de excelência, portanto, são politizados e possuem um pouco de consciência das práticas públicas.
Pautada nestas questões e percebendo a real realidade de nossas cidades, há aproximadamente 15 anos, resolvemos debater estas questões com a nova geração, porque em suas mãos, estará o destino de nossas cidades, "plagiamos" o Padre José Maria Jacobs, justificando sua iniciativa em fundar o Colégio Santo Antônio, em Blumenau: "É preciso fornecer instrução àqueles que ocuparão nossos lugares"!
Compartilhamos neste espaço e também, para a História, fatos, alguns inéditos, que farão parte de nosso próximo livro (em processo) sob as migrações no interior do Estado de Santa Catarina e seus caminhos, no recorte de tempo entre o final do século XIX e início do século XX.
Na pesquisa apresentada nesta postagem, em específico, está o processo de formação da primeira célula urbana e sua evolução até o tempo presente, parte do trabalho de uma equipe de pesquisadores de Rio do Sul, sob nossa orientação - desenvolvida na cidade de Rio do Sul - ao longo dos últimos 3 meses (de fevereiro a abril de 2020).
Local estudado em mapa de 1917 - Rio do Sul SC. |
Pontos importantes da área estudada - marcos históricos deste início embrião urbano, e que tinham ligações com a história do Vale do Itajaí, foram "tragados" pela ocupação desprovida de orientação e planejamento urbano, como ocorre em inúmeras cidades da região.
Os alunos do 7° Semestre do Curso de Arquitetura e Urbanismo - disciplina de Ateliê Urbano, mediante a proposta de efetuar um projeto de revitalização urbana junto ao local da primeira balsa de Rio do Sul, no Rio Itajaí do Sul - "transformaram-se" em uma "equipe interdisciplinar" e pesquisaram esta região e seu entorno imediato, trabalho desenvolvido em equipe e através de videoconferências, de onde extraíram algumas conclusões que resultaram em um diagnóstico e no momento presente, desenvolvem o Projeto Urbanístico para a área.
Achamos a pesquisa tão relevante, que com o consentimento dos pesquisadores, compartilhamos aqui no blog, pois poderá ser útil a outros pesquisadores.
A turma do 7° Semestre foi dividida em três equipes que trabalharam na mesma área. Percebemos, que mesmo sendo a mesma área, o olhar das três equipes de pesquisadores foi diferente e também, os resultados apresentados.
Mesmo diante desta constatação, apresentaremos a seguir, um dos trabalhos.
A seguir - imagens feitas no local da área estudada.
Momento de "olhar" o local de estudo em equipe - considerando as várias áreas das ciência - acontece um pouco antes do isolamento social em função do COVID 19 - no dia 6 de março de 2020.
Aula no local que receberia a proposta de intervenção urbana - um pouco antes do isolamento social em função da pandemia causada pelo COVID 19. |
Nas proximidades do Ponto Chic. |
Local da primeira balsa no Rio Itajaí do Sul - antigo Südarm - Ponte Curt Hering. |
Parada para água na Fundação Cultural de Rio do Sul - nas proximidades da Ponte dos Arcos. |
Igreja luterana de Rio do Sul. |
Vídeos
Equipe
N° 1
1. Gabriel
Luiz Bona Pinheiro
2. Jonathan
Bagatoli
3. Luiza de
Oliveira
4. Mirian
Letícia Sander Harbs
5. Natascha
Schneider
6. Rodrigo
José Rosa
7. Marta M.
Schmidt
Equipe
N° 2
1. Ana
Caroline Willemann
2. Andressa
Carla Dalpiaz
3. Daiani
Prochnow
4. Rodrigo
Alexandre Wartha
5. Sabrina
Calbusch Varela
6. Thalia
Nasatto
Equipe
N° 3
1. Aline da
Cruz da Silva
2. Eduarda
Laíz de Souza
3. Francisca
Stela Hann Cucchi
4. Karine
Wiggers
5. Letícia
Moraes
6. Maria
Luiza Kreusch
Acesso à Pesquisa para a execução de uma proposta de Revitalização Espacial Urbana para á área do território da 1° Nucleação surgida em torno da 1° Balsa - Rio do Sul SC - seu Centro histórico (se existisse formalmente).
Acesse a Pesquisa desenvolvida pela equipe - Clicando sobre: Para delinear diagnóstico e embasar diretrizes projetuais para projeto urbano parte do centro de Rio do SC
-----------------------------------------------------------------------------------
Em breve - vídeos.
Leituras Complementares...
Clicar sobre o título escolhido:
- A igreja Luterana de Rio do Sul - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - e sua análise atual
- Arquitetura religiosa - Sob a ótica da cultura regional - Vale do Itajaí
- Cemitério VII - Local de Visitação e História - Cemitério da Igreja Luterana - Rio do Sul SC
- Catedral São João Batista - Rio do Sul SC
- Rio do Sul nas palavras do Colonizador
- Arquitetura - A presença do brutalismo em Rio do Sul SC - Esporte Clube Concórdia
- Arquitetura - 5 Edificações do Patrimônio Histórico Arquitetônico - Rio do Sul SC
- Estação Ferroviária da EFSC - Cidade de Rio do Sul
- Urbanismo
- VLT - Um meio da Transportes dentro da intermodalidade
- Paisagem Urbana - Por Gordon Cullen
- Pomerode - Um pouco de história - sábado de sol
- Ascurra e um pouco de sua História - Fez parte da Colônia Blumenau
- Colônia Hammonia - Atual Ibirama
- Dona Emma
- Pomerode -Igreja da Paz - 130 anos - Cemitério do imigrante
- Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde
- Pomerode - Localização e Igrejas históricas
- Timbó - SC - Um pouco de história da Colônia Blumenau
- Primeiro Núcleo Urbano de Blumenau - Stadtplatz - Entre 1850 - 1880
- Blumenau - Crescimento desordenado e aparente ausência de critérios
- Jardim suspenso Cia Hering - Entrevista com João Maria Schissel
- Recanto Silvestre - região sul do município de Blumenau
- Godofrido Wagner - neto de Pedro Wagner - e seu bandoneon
- Documentário Arquiteto Hans Broos - Equipe eslovaca
- As cores de outono na paisagem central de Blumenau
- 1992 - Centro Histórico de Blumenau - Intervenção na Rua das Palmeiras - Pesquisa Arquitetura e Urbanismo da FURB
- Comunidade Horto Florestal - Blumenau - Pesquisa Arquitetura e Urbanismo da FURB
- Brutalismo de Hans Broos - Caminhada Cultural
- Um Patrimônio Histórico Arquitetônico - antiga Fiação e Tecelagem Cia Hering
- Uma tipologia em enxaimel a menos - Bairro Vila Nova
- Símbolo da mobilidade sustentável - a bicicleta - completa 200 anos
- Arquitetura - Apresentação e análise da Casa Salinger - Blumenau SC - Sul do Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário