quarta-feira, 28 de junho de 2017

Os ducados - na Alemanha

 Conversando...

Duques

A avalanche germânica liderada por Hermann (Armínio)
contra três legiões romanas nas densas florestas
Antes do surgimento das nações/países na Europa - tempos modernos, quando a sociedade era organizada a partir da hierarquia social da estrutura feudal, os "Duques", geralmente eram aqueles que foram comandantes de um exército durante uma campanha de guerra, formados por homens livres de uma tribo e foram escolhidos entre estes. Quase sempre eram os guerreiros que mais se destacavam, tinham carisma e boas relações com os os demais guerreiros (quase como o aquilo que o cinema atual reproduz - nos personagens de "mocinho", em "filmes de época"). Os escolhidos para liderar uma guerra, quase sempre possuíam experiência e grande reputação na comunidade. Geralmente este conjunto conquistava a confiança, lealdade e respeito dos seguidores. Muitas vezes, o Rei, ou seu Suserano, estava a quilômetros de distância e essa era a forma de manter a ordem a partir dos líderes locais, que recebiam o poder do rei.
Os Duques germânicos mais conhecidos são: Ariovistus, Armínio ou Hermann (Primeiro herói alemão), Marobodus e Widukind. 
Na verdade, os Duques eram funcionários de confiança do Rei - com especialização militar - cujas tarefas eram comandar e organizar áreas germânicas e latinas dos merovíngios conquistadas. Foi construído um poder intermediário formado com nobres locais de cada comunidade e estes eram submetidos ao grande império - Sacro Império Romano. As principais regiões assim formadas foram: Alemannia, Baviera, Francônia (Würzburg), Aquitaine e Brittany. Algumas destas citadas foram anexadas depois ao país da Alemanha. Isto explica as diferenças culturais e folclóricas entre estas regiões do sul da Alemanha, mesmo estando tão próximas. Também explica as semelhanças percebidas entre os britânicos e alemães. Sua origem tribal tinha a mesma estrutura social nas tribos que mais tarde, formaram parte do sul da Alemanha e os países, que formam a Grã Bretanha. Curiosamente, no roteiro feito por nós na Alemanha, no ano de 2016, percebemos claramente esta questão, que em tom de brincadeira, as pessoas da Baviera (Sul do Estado Baviera - Alta Francônia) mencionavam que - sua região era onde estava o melhor local da Alemanha. Também ouvíamos isto na região de Würzburg - na Fracônia (Baixa Francônia) e também, na região dos Suábios - no estado de Baden-Württemberg. 
No passado, cada uma destas regiões estava submetida a um Ducado diferente e a um governo diferente. Portanto, muitas vezes se encontravam em campo de batalha - lutando contra si ou unidos, contra um terceiro. Possuíam dialetos locais - falados até hoje, nas residências destas regiões. Dialeto dos ancestrais tribais falado com orgulho e respeito. Sua culinária, música e dança também são diferentes.
Um exemplo ligado a história da Colônia Blumenau é a terra natal de seu fundador. Já fora inúmeras vezes publicado que Hermann Blumenau, por exemplo, nasceu  em HassenfeldeDucado de Bruswick, no dia 26 de dezembro de 1819
Curiosamente, no início da Idade Média surgiram Ducados hereditários tribais, repassado o título de pai para filho nas tribos, na área do Império Franco. Inspiração no Império Carolingio do Século IX. Os Duques tribais no reino oriental, como o de Heirich I, geralmente eram membros do governo regional, dinastias, que se fixavam com os direitos de representante do Rei e mantinham relações de um grau superior sobre os Condes e nobres locais. Tinham poder para formar tribunais locais. Nos Séculos XII e XIII, tornaram-se definitivamente Ducados tribais pertencentes ao Sacro Império Romano. Com isto, houve mais divisões nos territórios e Ducados Titulares. 
O Duque tornou-se governante de territórios específicos, espacialmente, muitas vezes desmembrados e com isto recebeu do Rei (Na Alemanha - prática iniciada por Barbarossa), o Título conferido de nobreza. Nestes tempo o Título de Duque poderia ser conferido pelo Rei dentro do sistema do Feudalismo, tornando ele seu vassalo. O Rei também poderia tirar o seu Título de Nobreza, como aconteceu com Heinrich - o Leão, que foi deposto na Saxônia Baviera, em 1180
Apresentamos um pouco da estrutura social neste tempo, para uma melhor assimilação da História, dentro do período de tempo, no qual foi construído o Kloster de Lorch - que visitamos em 2016 e segue as imagens.

Grande construção enxaimel como eram feitas no período medieval, com aproveitamento do sótão caracterizando a mansarda

Edificação em enxaimel e ficava fora do muro do Clausto - conjunto original
Está sob o número 3 na foto com os números.



Acesso à única torre - detalhe dos frontões de
antigas janelas depositados no chão




Nave da Igreja do Kloster - construção em pedra autoportante

Sepultamentos na igreja



Mapeamento de túmulos e nomes dos nobres sepultados










As várias estátuas demarcando túmulos dos nobres sepultados na igreja do Kloster fornecem um rico material para  estudo sobre a indumentária, armas, e adereços dos homens desta região de um período de tempo de pelo menos 200 anos. É visível a mudança de uma geração para outra.


Paredes de pedra autoportante, teto de madeira - Igreja românica

Imagens pictóricas dos nobres nas colunas.

Keiser Friedrich I - O Barbarossa 

Keiser Heirich II

Keiser Friedrich

Keiser Konrad II



Após esta pesquisa e para sua apresentação, percebemos o quanto este local foi importante na história da região e da Alemanha.
Existe no Kloster Lorch atual, uma sala grande contígua ao local onde estavam sepultados alguns  nobres que tiveram ligação com o local, dentro um período de tempo maior que 100 anos. Eram em torno de 10. Nesta sala grande há um painel contínuo que conta as principais passagens da vida de Barbarossa - Imperador Romano-Germânico e Rei da Itália de 1155 até sua morte.
Painel contínuo que conta a vida de Barbarossa - Friedrich I
Barbarossa além de ter sido Conde de Borgonha, Rei dos Romanos - foi também, o Duque da Suábia. Sucedeu ao seu pai Frederico II da Suábia, no Ducado da Suábia (Região de Baden Württemberg), quando este faleceu em 1147. Com a morte de seu tio, o imperador Conrado III, foi eleito rei da Germânia em Frankfurt, no ano de 1152.

Na parte mais alta - está o Kloster Lorch

Na parte mais alta - está o Kloster Lorch













Resultado de imagem para irmão Grimm
Irmãos Grimm
A Alemanha atual é o resultado de dezenas desses ducados, com cultura e tradições próprias que a partir de 1871, passou a ser organizado sob uma mesma bandeira e língua. Por isso a preocupação de Bismark para que a unificação vingasse, quando disse que a Alemanha deveria estar acima de tudo, ou seja: acima de qualquer cultura local, que até então, disputavam questões de toda ordem e escala entre si e atualmente, ficou somente as brincadeiras bem humoradas, entre suábios, francônios e bávaros, por exemplo.
Os nomes que muito auxiliaram no êxito da unificação da Alemanha foi a tradução da Bíblia do latim para o alemão feita por Martinho Lutero e o trabalho erudito dos Irmãos Grimm, que entre outros, fizeram o dicionário da língua alemã.


Sugestão de leitura: 

Conhecer é preciso - e "alemão não é tudo igual" - como tantos de seus descendentes (que vivem longe da Alemanha) que ignoram, tentam afirmar, somado ao coro dos demais, que desconhecem!
Muita atenção nessa hora!
































Nenhum comentário:

Postar um comentário