Após um longo período de isolamento social, sem poder dançar, lentamente, a Dança Sênior regional está retornando às suas atividades.
Em 6 de junho, o grupo de dança Sênior de Pomerode Lustige Senioren Volkstanz Club, convidou grupos amigos para comemorarem o seu 28° aniversário dançando, depois de tanto tempo sem poder fazê-lo.
A Dança Sênior...
A Dança Sênior iniciou na Alemanha - em 1974, sob uma iniciativa de Ilse Tutt.
É uma dança baseada em músicas folclóricas de diversos países, dançada em círculo, em fileiras e até mesmo sentada. Tem grande diversidade em movimentos, podendo ser lenta ou rápida. A Dança Sênior é uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades. Na faixa de idade da “melhor idade”, é uma atividade sociabilizante que permite a interação entre pessoas com um grupo maior, através da dança e da música. Também jovens, pessoas com limitações físicas podem praticar a dança Sênior.
Chegou ao Brasil através da iniciativa de Chistel Weber, em 1978. A Dança Sênior foi realmente promovida no Brasil, a partir de 1982, no ancionato Bethesda, em Piraberaba – SC, por Regina Krauser, sendo esta, a primeira Presidente da Associação foi fundada em 18 de novembro de 1993, também na Instituição Bethesda.
A Associação tem Regionais nos Estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Foi comprovado que a Dança Sênior desenvolve a auto-estima, muitas vezes em decréscimo, com o avançar dos anos, na vida das pessoas, através das interações dentro do grupo e deste, com outros grupos, através dos Encontros. Propicia o aumento do círculo de amizades, diminuindo a solidão. É observado, igualmente, que os movimentos a partir das diferentes coreografias, estimulam a motricidade dos músculos e a mobilidade das articulações, proporcionando uma melhor coordenação motora e maior segurança através do domínio do corpo. Durante a atividade de Dança Sênior, através da estimulação da respiração e da corrente sanguínea, ocorre uma melhor oxigenação e irrigação das células, prevenindo problemas cardiovasculares. A concentração necessária para memorizar a coreografia e o constante treino da coordenação motora desenvolve a capacidade cognitiva, evitando o desgaste precoce do reflexo mental. Isto permite a manutenção da capacidade intelectual.
E finalmente, o prazer sensorial da prática da dança, geralmente entre amigos.
Vídeo
As imagens comunicam...
Fotografias de celular
Praticar a Dança Sênior é viver um pouco melhor através das práticas: física, mental, sensorial e musical, na companhia de amigos.
Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
So great;)
ResponderExcluirEs tut sehr gut! :)
Excluir