quinta-feira, 30 de junho de 2022

"Lar de Idosos Recanto do Sossego" - e a Igreja de Madeira - Edificações em enxaimel - Braço do Trombudo SC

Asilo de Trombudo fotografado pelo  Pastor Anton Poeschl - Década de 1920.
Na postagem que apresentamos o texto revelador de  Gustav  Konder, filho de Marcos Konder, foi mencionado o destino do imigrante alemão, que não constituiu família e inicialmente morava em Itajaí e depois, no início da 1° Guerra Mundial, foi residir em Blumenau Karl Kienzelbauer
O autor menciona que Herr Kienzelbauer se mudou para um asilo localizado em Trombudo, naquela época não existia Trombudo Central e Braço do Trombudo como hoje. Logo que percebemos que poderia se tratar do mesmo local que visitamos em 2018, em pesquisa, atualmente localizado em Braço do Trombudo e o lugar conhecido como Lar de Idosos do Sossego.
Parte do texto de Gustav Konder:

(...)Foi um encontro inesperado e feliz, pois todos os dias o fígaro vinha fazer-lhe a barba e conversar em alemão. Apesar da insistência do meu pai ele nunca aceitou pagamentos e para distraí-lo tocava em sua flauta e Cantava canções românticas da velha Alemanha que muito agradaram ao meu pai. As vezes cantavam juntos (em surdina) devido a censura policial. Ao contar-me o fato, o meu saudoso pai assim se externou :- "Foram os momentos mais felizes da minha vida."
O sr. Karl Kienzelbauer que já era um solteirão idoso, internou-se confortavelmente no asilo dos velhos em Trombudo, onde faleceu, despercebido e só, longe da sua pátria.
O, Schoener als die erste: Stunde weit ...
Ist jene. wo ein sanfter Tod
In einem Augenblick von aller Not
Von jahrelanger Qual das Herz befreit.
                                           (Luiz de Camões). 

Comentário: Deduzimos que foi neste asilo e comunidade que Karl Kienzelbauer passou seus últimos tempos de vida, localizado na divisa entre Braço do Trombudo e Trombudo Central - na época somente Trombudo.

O Pastor Anton Poeschl passou pela região de Bella Aliança, atual Rio do Sul, e fez fotografias da região e uma destas fotografias foi a do asilo de Trombudo onde se internou Karl Kienzelbauer.
 Pastor Anton Poeschl. Fonte: Arquivo Público Histórico de Rio do Sul.
Atualmente o Asilo de Velhos de Braço do Trombudo – denominado pelo nome fantasia "Lar Recanto do Sossego", é uma entidade sem fins lucrativos.

Na página do "Lar Recanto do Sossego" é apresentada uma história cuja origem do local, foi iniciada em outro município antes de década de 1940. Foi fundado em 1° de fevereiro de 1936 em Nova Breslau - atual Presidente Getúlio. O asilo foi idealizado pelo Pastor Eugen Beutler, oriundo dos Estados Unidos para atender a comunidade Batista da região. Pastor Eugen acolheu em sua casa e com sua família, pessoas idosas que não possuíam família e não tinha onde morar. O número de pessoas idosas aumentou e o Pastor não tinha mais como acomodar. Construiu então, ao lado de sua casa um local maior onde poderia acomodar todos. Ao lado da casa construiu uma igreja
O local foi inaugurado em 1° de fevereiro de 1936, como mencionado. Muito pouco tempo depois desta data o Pastor faleceu. Sua esposa colocou o asilo a venda, pois não tinha condições de administrá-lo. 
De acordo com o Portal luterana se criou uma comissão com a incumbência para angariar fundos para a empreitada. Destacaram neste grupo Hermann Müller Hering, tesoureiro do Sínodo e presidente da Comunidade Evangélica de Blumenau e Elsbeth Köhler, presidente da Sociedade Evangélica de Senhoras e da Liga Evangélica de Auxilio Feminino, que reunia todos os grupos de senhoras, mais tarde denominados OASE. O Sínodo, por intermédio de seu presidente Pastor Wilhelm Scherer colocou à disposição duas glebas de terra localizadas em Trombudo Central/SC e o Pastor Richard Laun que adquirira conhecimentos básicos de administração de Instituições sociais se prontificou a coordenar a transferência, a instalação e a administração do Asilo. O Pastor Heinz Müller administrou o andamento no asilo adquirido com seus ocupantes que continuavam as atividades de uma casa, mas preparando-se para a mudança, enquanto isso, a comissão sinodal tinha a tarefa de ordenar as etapas da mudança do asilo adquirido com os seus ocupantes e a comissão sinodal tinha visitava as Comunidades buscando os recursos.
Conseguiram levantar o capital necessário para a compra do asilo e sua transferência para Trombudo Central. Também conseguiram motivar as comunidades que se comprometeram com a obra. Um exemplo disto está registrado no relatório de 1943 do Sínodo sobre o "Asilo de Velhos": "O que de mais novo se encontra é a instalação de luz elétrica, instalada em 1943. A instalação de luz foi possível através do uso de  um dínamo alimentavam a residência de alguns vizinhos.
A construção em Trombudo Central foi iniciada em 1940 e sua inauguração aconteceu em fevereiro de 1942
De modo festivo, as 18 pessoas idosas que residiam no asilo de Presidente Getúlio, foram até Ibirama, onde tomaram o trem até a estação de Barra do Trombudo. De Barra do Trombudo viajaram de ônibus até a localidade de Braço do Trombudo onde foram recebidas pelas pessoas da comunidade.
Descendentes lembram deste episódio que foi repassado de pai para filho. Foram mais de 1.600 pessoas, residentes no lar. 


No início, a instituição era conhecida como "Asilo de Trombudo". Na década de 1970, passou a se chamar "Recanto do Sossego". 
Entre os muitos que participaram desta equipe, são ainda destacados: Praeses Hermann Stoer e Alfredo Barg. Ambos, cada uma no seu tempo histórico, ocuparam a presidência da diretoria do Asilo por 24 anos. Também os pastores Joerg Michel, Ingobert Niewöhner e Guido Leonhard. 
Em 2016, o asilo completou 80 anos de história e como, em Presidente Getúlio, também a comunidade construiu uma igreja no local.
Lembra muito a igreja preta de Agrolândia.

Depoimentos espontâneos no Facebook, quando a comunidade ficou sabendo de alterações promovidas pelas lideranças, que tinham relação com a igreja construída por esta comunidade, sem consultar -  Clicar sobre: Asilo e Igreja da Comunidade de Braço de Trombudo

Igreja de madeira - Estrutura enxaimel.
A exemplo do asilo de Presidente Getúlio, também foi construída uma igreja junto ao mesmo, em Braço do Trombudo. Esta foi construída, também em estrutura enxaimel, sobre baldrames com decorativismo semelhante ao que vimos em edificações centenárias na região de Unterfranken - norte da Baviera - Alemanha, onde o muro de alvenaria passa a sensação de que foi feito a partir de justaposição de pedras. Neste baldrame está uma inscrição em latim - construída na década de 1940 - Período do Nacionalismo. Não lhes eram permitido escrever no idioma alemão, escreviam em latim, como também há inscrições em latim no seu interior.
A estrutura é feita em enxaimel com fechamento em madeira - com volumetria característica das igrejas de imigrantes alemães - dentro do estilo neogótico. Na época, a madeira era o material disponível na região e mais barato, diferentemente dos dias atuais - onde muitos das edificações são desmontadas e comercializadas, sem respeito à história, para a comercialização do material, atualmente muito valorizado e muito bem pago.

Esta igreja é de um valor imensurável sob o aspecto histórico e não deveria ser tirado do alcance da comunidade de Trombudo Central e Braço do Trombudo, como se havia ventilado. além disto sua história está ligado ao trabalho comunitário.
Atualmente se encontra na divisa entre Braço do Trombudo e Trombudo Central e por desmembramentos de municípios, ficou do lado de Braço do Trombudo.



Imagens de 2018

Alas originais e históricas vazias.

Janela da mansarda de vidro temperado.
Átrio Central da edificação original.


Edificação vazia precisada de manutenção.

Igreja com sua estrutura enxaimel - mais uma.











Um Registro Para a História.

Referências

  • Anuário Evangélico 2016. Publicado sob a direção de Meinrad Pisk. Editora Otto Kuhr. Blumenau, 2016.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)













Nenhum comentário:

Postar um comentário