O evento de danças folclóricas alemãs e austríacas com formato de integração e congraçamento entre grupos da região foi organizado pelo grupo folclórico Blumenauer Volkstazgruppe no C.C. 25 de Julho de Blumenau dentro da Semana da Imigração - promovendo o XII Volkstanzfest. A primeira edição aconteceu em julho de 2007, como I Volkstanzfest.
O primeiro Volkstanzfest que registramos e também participamos foi o III Volkstazfest realizado dentro da Semana de Imigração do ano de 2010. O evento, tradicionalmente aconteceu no espaço do centro cultural, como parte da programação da Semana da Imigração.
Escolhemos alguns destes registros para compartilhar e relembrar.
Fotografias Edição 2010
Mãe do folclorista japonês Hitoshi Nakamichi, recém chegada no Brasil. |
Vídeos Edição 2010
Também efetuamos registros do IV Volkstanzfest, que igualmente fez parte da Programação da Semana de Imigração e aconteceu no dia 24 de julho de 2011. Uma pequena amostra - As imagens comunicam.
Vídeos Edição 2011
2012 - V Volkstanzfest e Hammeltanz
Em 28 de Julho de 2012, encerrando a Semana da Imigração, aconteceu V edição do Volkstanzfest no C.C. 25 de Julho de Blumenau. O encontro foi organizado pelo grupo folclórico anfitrião.
Neste ano de 2012 aconteceu pela primeira vez o Hammeltanz, porém, em datas diferentes. O Hammeltanz aconteceu em abril de 2012 e o V Volkstanzfest em julho de 2012.
Iniciaremos com o registros do V Volkstanzfest, mesmo que no calendário aconteceu depois.
As cucas servidas no café, seguindo a tradição, foram preparadas no dia anterior, por parte dos folcloristas do Blumenauer Volktanzgruppe foi servida juntamente com vários pães, "Schimiados" com patês da gastronomia dos pioneiros, como também ocorreu em 2022. Para lembrar...
Fotografias Edição 2012
Vídeos Edição 2012
Hammeltanz 2012
O Hammeltanz faz parte de uma tradicional festividade popular da Franken: Kerwa. É originalmente um festejo religioso popular desta região católica da Alemanha no qual se comemorava a consagração da igreja que com o passar do tempo se tornou parte das práticas culturais da região. Seu formato tem pequenas mudanças de cidade para cidade. Curiosamente, o Kerwa é comemorado em algumas comunidades fundadas por imigrantes alemães e por seus descendentes no Oeste do estado de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul.
A Kerwa inicia-se na sexta-feira com um baile. A abertura do Kerwa de Unterfranken ocorre com os Fichtenpaare, jovens representantes oficias da festa, vestidos com roupas de gala usadas em 1920. As moças usam o traje histórico de Unterfranken enquanto os rapazes usam fraque e cartola, moda do final do século XVIII. No sábado, os rapazes buscam as moças em suas casas, trajados com os trajes histórico de trabalho e são festivamente acompanhados pela banda. Muitas pessoas da cidade acompanham o cortejo, que passa por toda sua extensão. As moças usam o traje de trabalho com o lenço de lã - acontece no inverno alemão. Após a apresentação, são servidos lanches e bebidas a todos os presentes. Então, eles seguem adiante, em cada casa que houver uma moça do grupo, até que todas estejam no grupo. À tarde, o cortejo continua para efetuar a colocação dos Fichten, abetos, árvores da família das pináceas, que marcam os festejos do Kerwa em toda a região, e então é como são denominados os pares com o termo Fichtenpaare, dado aos representantes de festa. Os abetos, enfeitados pela moças com fitas coloridas, seguem em uma carroça, sendo colocados em frente aos estabelecimentos históricos e importantes da cidade. É um evento de tradição que envolve toda a cidade e seus principais espaços.
Aneliese Schwertl e Renate Rossmark. |
Renate Rossmark e Roberto Wittmann - o Pastor. |
Fotografias Edição 2022
Em 24 de julho de 2022, na Programação da Semana da Imigração, mais uma vez, tradicionalmente aconteceu o XII Volkstansfest com o Hammeltanz, após dois anos de pandemia. O encontro de danças festivo no salão do C.C. 25 de Julho de Blumenau emocionou, pois depois de tanto tempo, houve o reencontro da dança folclórica neste espaço e deixamos para a história este registro do evento que aconteceu no dia 24 de julho.
As cujas foram feitas pelos folcloristas na sede do centro cultural.
Ex prefeito de São Pedro de Alcântara - Ernei José Stähelin, sua esposa Isabel, amigo Mário Müller e Wilson Schaade integrante de grupos culturai do C.C. 25 de Julho de Blumenau. |
Vídeo Edição 2022
Um Registro para a História!
Programação da Semana da Imigração 2022.
Eu sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)
Nenhum comentário:
Postar um comentário