sexta-feira, 26 de agosto de 2022

Museu Pomerano - Pomerode SC

O Museu Pomerano - localizado na cidade de Pomerode - é um exemplo e ilustra a importância da preservação, valorização e manutenção da  memória de uma comunidade. Foi idealizado por Egon Tiedt, foi um carpinteiro que restaurava edificações enxaimel e que igualmente, participou do curso ministrado por Manfred Gerner em 1996, em Blumenau - um dos pesquisadores da técnica construtiva enxaimel mais conhecido na Alemanha, ao lado de outro pesquisador - Konrad Bedal.
Nomes de alguns que participaram do curso  ministrado por Manfred Gerner em 1996: 1 - mestre carpinteiro Bernd Kuschinik; 2 - Michele; 3 - Patrícia Schwanke; 4 - Silvana; 5 - Inês; 6 - Manfred Gerner; 7 - Sávio Abi-Zaid; 8 - Luciana Grebe Rosa; 9 - Iara Gomes; 10 - Juliana Stefanes; 11 - Egon Tiedt; 12 - Angelina Wittmann; 13 - Arthur Bonna; 14 - Guido Paulo Kaestner Neto;  15 - Pedro Ernesto Bühler; 16 - Egon Belz; 17 - Vera Krummenauer; 18 - Joice; 19 - Ione Pereira. Foto de Vilmar Vidor.

 Durante o curso  ministrado por Manfred Gerner, restauro de enxaimel, em 1996. Tiedtentra as arquitetas Silvana e Inês e os proprietários da edificação restaurada - Casal Franz.






Manfred Gerner esteve em Blumenau no mês de agosto de 1996, quando ministrou um curso de 40 horas, com técnicos, artesões da região, carpinteiros, professores dos cursos de arquitetura e engenharia e acadêmicos dos dois cursos, do qual participamos  e efetuamos registros - para a História. Mais sobre, clicar sobre: Pesquisador alemão de Fachwerk - Manfred Gerner em Blumenau após 23 anos - Um pouco desta História.
O Museu Pomerano foi idealizado por Egon Tiedt, através de seu espaço busca contar a história da cidade, através da materialidade que marcou a chegada dos imigrantes, ainda no século XIX, neste tempo, território da Colônia Blumenau e assim foi até 1959, quando foi desmembrado, através de uma "canetada" na Câmara de Vereadores de Blumenau, por um voto de diferença.
O museu foi criado a partir do acervo de peças que pertenciam a Egon Tiedt, filho de Bertholdo Tiedt e de Olga Gustmann - família de Três Barra - Garuva - nasceu em 25 de novembro de 1934 e falecido em 3 de fevereiro de 2008. Egon teve 4 irmãos: Gerhold,Alfonso, Ella, Zidone.
Originalmente Egon Tiedt chamou o museu de Pommersches Museum e este foi organizado na sua própria casa, em 1982. Em 2004, a prefeitura adquiriu o acervo e o guardou em um  dos espaços do antigo espaço fabril da Weege, reinaugurando como Museu Pomerano, exatamente no ano que Egon Tiedt partiu, em 2008.
Egon Tiedt começou o acervo do museu em 1969, guardando objetos que recebia de antigas famílias de pioneiros alemães. como mencionado, nesta época Pommer Oder, ou Pomerode, que ainda pertencia a Blumenau e não foi fundada em 1863, como mencionado. Foi fundado junto com Blumenau, pois fazia parte de seu  território e o assentamento de famílias no local era coordenado pelo fundador Hermann Bruno Otto Blumenau. Também vale salientar que na Alemanha, de onde vieram estes pioneiros, sempre se soube do valor de se preservar a história. Pode-se se dizer, que por lá, mesmo depois das duas grandes guerras do período moderno, sua história preservada é dezenas de séculos mais velha do que esta pouca, que preservamos no Vale do Itajaí. Mencionamos este fato em função de leituras desconexas, que explicam o Museu Pomerano e também a iniciativa de Herr Tiedt.
Egon Tiedt trabalhava com compra e venda de ferro velho, e como todo Opa que se preze, começou a guardar peças que percebia ser mais importante. Isto, em 1969. Separava e guardava as peças que considerava poder valer mais, se vendidas separadamente. Entre estas peças, haviam antigos instrumentos musicais, ferros de passar roupa, lamparinas, utensílios de cozinha, adornos de ferro, ..., . Os negócios prosperaram e percebeu que as peças poderiam desaparecer e se preocupou com esta memória. Começou a guardar para que seus netos e futuras gerações pudessem ter acesso e conhecessem sua história. Esta prática não parou mais, até sua partida em 2008.
Egon Tiedt também restaurava, recuperava as antigas edificações construídas em enxaimel e desta forma o conhecemos na década de 1990 em um curso de restauro de enxaimel.
Seu interesse pela técnica construtiva de maneira pioneira, contribuiu para que Pomerode passasse a olhar seu conjunto de edificações enxaimel com outros olhos e cuidados. Erroneamente mencionam ser o local com o maior conjunto de edificações enxaimel fora da Alemanha. Seu Egon, ouvia, junto com os demais que faziam o curso com Manfred Gerner, que Blumenau era o local com o maior número de edificações enxaimel fora da Alemanha e de alguma maneira, esta informação, um pouco alterada está sendo adotada pela cidade de Pomerode. Não confere.
Em 1980, o artesão e carpinteiro adquiriu, sua primeira edificação enxaimel que foi realocada para sua propriedade, em 1981. Neste local, em 1982 mesmo criou o Pommersches Museum com um acervo contendo setenta peças. Para isso contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Pomerode, através de uma verba mensal, para mantê-lo. Em 2002, o acervo já somava 630 peças. Em 2003, a Prefeitura inscreveu o museu em um Edital Estadual, conseguindo verba para a aquisição do acervo de Egon Tiedt. Deveria ser feito algo semelhante, relacionado ao acervo de Erwin Teichmann, maravilhoso acervo. 
O Museu Pomerano está localizado, como dito em parte do antigo espaço fabril da firma Weege, parte, então do complexo do Centro Cultural de Pomerode.

As imagens Comunicam...
Local histórico onde está o acervo de Egon Tiedt.

Espaço fabril da Weege.



Antigo parque fabril da Weege.





Egon Tied
































































Video


Leitura Complementares - Clicar sobre o título escolhido: 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”












Nenhum comentário:

Postar um comentário