sábado, 27 de agosto de 2022

Enxaimel da Alemanha - em Fotografias de Rubens Löwen de Benedito Novo SC

Vamos falar sobre as características das tipologias enxaimel fotografadas e enviadas pelo engenheiro de Benedito Novo, Rubens Ralf Löwen. Neste momento, Löwen excursiona pela Alemanha, estudando  técnica  construtiva - estrutura em madeira  e pretende visitar uma de nossas fontes primárias.
Tijolo da Casa demolida em Rodeio.
Löwen é filho e neto de carpinteiros e descendente de um pioneiro alemão que migrou para Santa Catarina. Quando soube que estaríamos em Ibirama conversando sobre a técnica construtiva enxaimel, foi até ao local com o livro de nossa autoria "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel" presenteado por sua esposa   Denise Putka Löwen, o qual autografamos. Não bastasse, nos presenteou com um tijolo da casa demolida de Rodeio, em julho de 2022, a qual registramos e está registrada no link: Rodeio SC - Um Registro para a História
Também nesse momento, em  Ibirama, comunicou-nos que na semana seguinte estaria embarcando para a Alemanha e visitaria o museu a céu aberto de Enxaimel da Francônia, na cidade de Bad Windsheim - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim, onde nos encontramos com especialista e pesquisador desta técnica construtiva  e idealizador do museu, Dr. Konrad Bedal. Este encontro foi viabilizado pelo editor da Revista Weltruf, Dr Wolfgang Betz. Passamos uma manhã com Dr. Bedal, o que nos possibilitou o entendimento e compreensão de muitas questões técnica que envolvem a técnica construtiva enxaimel
Dr. Bedal nos acompanhando e explicando muita coisa.
Com Dr. Konrad Bedal e Dr. Wolfgang Betz.

Rubens Ralf Löwen se prontificou em entregar exemplares do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva ao Dr. Bedal, ao museu e ao Dr. Betz. Este encontro está para acontece e será registrado. Informou que aconteceria no final deste mês de agosto, sendo este um dos últimos compromissos de sua excursão na Alemanha. Agradecemos esta "Ponte construída", pois estes contatos contribuíram muito para nossa pesquisa sobre enxaimel.
Com Dr. Konrad Bedal e Dr. Wolfgang Betz.
Por estes dias, Löwen nos enviou algumas fotografias de tipologias construídas com técnica construtiva enxaimel, feitas durante sua viagem na Alemanha. Segue as fotografias de construções históricas enviadas e nossos comentários. Desde já, aguardando os registros da entrega dos livros aos pesquisadores do Bad Windsheim - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim e, ao editor da Weltruf.
Rubens Ralf Löwen chegou à Alemanha.
Rubens Ralf Löwen, sua esposa Denise Putka Löwen  e amiga.

Cidade de Cochem

A cidade alemã de Cochem está localizado na "Rota Romântica" - no distrito de Cochem-Zell, no estado da Renânia-Palatinado, às margens do rio Mosela. 
Belíssima construção mista - Schloss de Cochem. Bastante detalhes enxaimel, com estrutura parcial de madeira e paredes autoportante de pedras, cuja construção reporta a um tempo bem recente com algumas características do barroco alemão, período histórico artística e restringiu a construção totalmente em enxaimel e se assim fosse este teria, em algumas cidades, de ser rebocados. A construção mista é resultado do encontro da arquitetura romana e a arquitetura germânica, esta última, estruturada em madeira. Houve tratados coordenados pelo arquiteto Vitruvius que determinou diretrizes para se construir com estrutura em madeira, o que fez surgir novos elementos estruturais, e o conjunto misto. Observar a presença dos arcos plenos, característicos romanos.
Fotografia de Rubens Ralf Löwen - Schloss de Cochem. 
Detalhes de fechamento utilizando diferentes materiais: do tijolo maciço aparente à pedra, cuja estrutura de madeira é formada por elementos ricamente trabalhados e em curva, característica do barroco alemão. A textura dos veios da madeira, mesmo pintados, deixam transparecer o tipo: carvalho, usado nas construções enxaimel da Alemanha por mais de 7 mil anos.

O Barroco surgiu na Itália no século XVI, após o Concílio de Trento60, realizado entre os anos de 1545 e 1563, que reuniu a cúpula da Igreja Católica e em que se decidiu pela oposição às inovações propostas pela Reforma. Nos 3 séculos seguintes irradiou para outros países da Europa, com mais ou menos influência. A construção das casas enxaimel prosseguia, mas com muitas restrições e diminuiu muito com término do Período do Barroco – final do Alto Barroco, nos séculos XVIII e XIX. (...)  As edificações existentes e que recebiam a “maquiagem” barroca ou eram construídas dentro da linguagem barroca, continuavam apresentando sua fachada, igualmente adornadas com motivos esculpidos e pintados em seus elementos estruturais, com as diferenças de que eram evitadas as linhas retas, sempre que possível. Também foram acrescidos em suas fachadas, e também na estrutura de madeira do teto, um revestimento de estuque, o que era um desperdício sob o aspecto material e estético. Por que isto acontecia? Através da influência do Barroco, novo estilo e padrão estético, principalmente do classicismo (neoclassicismo) e o ecletismo, tal como aconteceu na Colônia Blumenau – atual Vale do Itajaí, quando “desapareceram” as edificações construídas com a técnica enxaimel da área central de Blumenau e também nas nucleações urbanas do interior da Colônia Blumenau, na virada do século XIX para o século XX. Muitas casas enxaimel estão escondidas por trás do reboco e da “maquiagem” neoclássica, art decó e ecléticas presentes na paisagem atual da centralidade de Blumenau, principalmente na Rua XV de Novembro, Wurststrasse – antiga Estrada da Linguiça. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".
Fotografia de Rubens Ralf Löwen - Schloss de Cochem. 
Na fotografia abaixo, edificações encostadas entre si, sendo esta maior - à direita, com características de edificação geminada - apresentando  diferenças no decorativismo da estrutura em madeira, mesmo esta, com a característica da simetria na distribuição das aberturas. A empena apresenta - igualmente o decorativismo do barroco alemão, na presença do "movimento" das ondulações. Muito interessante. O mesmo ocorre com a edificação ao seu lado esquerdo, onde também há variações do decorativismo na madeira estrutural, e na edificação seguinte, igualmente. Pode-se imaginar terem proprietários diferentes, que em tempos distintos efetuaram diferente intervenções.

Edificações mistas, sendo o térreo com paredes autoportantes de pedras, com a presença da simetria em sua fachada e muitos elementos do barroco alemão. Os fechamento dos quadros do enxaimel pode ser de taipa rebocada e com acabamento em cal.
Observar como as aberturas de madeira, janelas, são semelhantes aquelas usadas nas edificações do Vale do Itajaí construídas pelos pioneiros alemães e seus descendentes. A volumetria do telhado é conseguida a partir de dois panos com grande inclinação - maior que 80%, possibilitando a presença de dois pavimentos na mansarda. Esta volumetria é a mesma criada, milhares de anos antes de Cristo, durante o surgimento dos embriões de casa de madeira, quando o homem se ficou e deixou de ser caçador e coletor.
Um exemplar, pelas características, muito antigo, se olharmos somente a estrutura de madeira. Sua aberturas são feitas com o material atual PVC, seguindo a modelagem e configuração de modelos anteriores, sendo que o mais antigo, por certo era resumido em duas folhas de madeira - de carvalho. Detalhes, fachada principal muito estreita, encostada nas edificações vizinhas solução para as construções intramuros das cidades medievais, onde o espaço era muito limitado.
Detalhes de uma construção que recebeu contribuições e intervenções de vários períodos históricos, a partir dos materiais presentes e de seus adornos. A intervenção mais recente adotou vidraças com vidros bisotados em estrutura metálica, em sua janela com acabamentos em arcos ogivais "quebrados".
A preservação da arquitetura histórica, com intervenções atuais, contando com a presença de janelas pvc, "mascarando" a fachada principal e o desenho original e distribuições destas janelas originais. O tipo é janelas de tombar.
A marcação das peças da estrutura enxaimel, para auxiliar sua montagem. Esta é confeccionada no galpão e montada no local para onde foi idealizada. Edificação, muito recente, contando com madeira diferente da de carvalho, com as curvas características do barroco alemão. Estrutura pintada, o que poderá ser danosa à madeira estrutural.
Outra fachada do Schloss Cochem. Arquitetura mista, com parte estruturada em enxaimel e partes com paredes autoportantes.
Decorativismo na parte interna da edificação com estrutura enxaimel. Desenhos da ave presente no brasão da Alemanha - a águia negra. Madeira - carvalho.

Schloss Eltz

Também está localizado no Estado da Renânia-Palatinado, localizado no vale do Elz, na separação de Maifeld com a frente do Eifel. Juntamente com o Schloss de Bürresheim, o Schloss de Eltz é a única construção na região Maifeld-Eifel que nunca foi capturada ou destruída, tendo sobrevivido intacto às guerras dos séculos XVII e XVIII, entre outros conflitos.
Arquitetura mista, construída intramuros, onde uma de suas função era a segurança de uma fortaleza, o que historicamente foi comprovado. Para isto, boa parte de sua construção é feito com paredes autoportantes em pedras, material resistente e atemporal.
A parte com estrutura de madeira está localizada nas partes mais elevadas da grande construção. Observando melhor a estrutura, percebe-se que sofreu intervenções ao longo de sua existência pela apresentação e tipo de recortes na madeira estrutural.
Nesta fotografia de Rubens há a presença de pau com curvas e decorativismo de períodos históricos recentes, sendo que historicamente a construção do Schloss teve início no século XII, na idade média. Também na parte de alvenaria estrutural há elementos de vários períodos históricos, como por exemplo a presença dos arcos plenos no alpendre. Empenas barrocas.
O rio Eltz é um afluente do Mosela e uma das vias comerciais mais importantes na idade média, o que definiu a localização para a construção da primeira fortaleza e o Schloss Eltz, iniciada no começo do século XII. Além disto, a localização era militarmente estratégica, pois permitia vigiar, de dois lados, o acesso ao vale do Eltz.
Se observarmos as aberturas da foto abaixo, até estas comunicam características de tempos históricos distintos. As janelas mais antigas, são aquelas totalmente em madeira. O conjunto é eclético com colagens de elementos de diversos tempo. O telhado em ardósia como aqueles usados nos séculos XVIII e XIX. Estrutura enxaimel barroca, paredes medievais autoportantes  de pedras

Aguardaremos os registros da entrega dos livros, ao Dr. Wolfgang Betz, Dr. Konrad Bedal e ao museu ao ar livre, para colocá-las nesta postagem, registrado para a História.

Os Registros da entrega do livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel no Bad Windsheim
Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim

Para relembrar...
Dr. Wolfgang Betz, editor da Revista Weltruf e que apresentou o livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, construiu uma "ponte" entre nós e o Dr. Konrad Bedal, um dos maiores pesquisadores sobre enxaimel na Alemanha, da atualidade. Encontramo-nos com Dr. Bedal no museu que idealizou, Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim e lá, compreendemos muitas questões obscuras e preenchemos muitas lacunas sobre o tema. Foi elucidante e base para a estruturação deste livro.
Na época da pesquisa, quando terminávamos a reunião no museu, Dr Betz nos perguntou se escreveríamos algum artigo sobre esta visita. Afirmamos que sim, com toda certeza.
Fomos convidados a efetuar uma palestra sobre a técnica construtiva enxaimel, em Ibirama. Na noite da palestra, se aproximou Rubens Ralf Löwen, engenheiro civil de Benedito Novo, responsável pela recuperação da Casa Töwe, que visitamos e ele se encontrava em viagem de trabalho, quando visitamos sua obra. Em Ibirama, Rubens trouxe seu livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel, para autografar e comunicar que na outra semana estava embarcando, a pesquisa, para Alemanha e poderia levar os livros, para Dr. Betz, Dr. Bedal e para o museu. E assim aconteceu. O livro Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel está na biblioteca do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim.
Isto nos deixou muito feliz. No berço de origem do enxaimel do Vale do Itajaí, em um lugar, ao menos, terão material deste, construído no século XIX, através de uma análise evolutiva, cuja origem aconteceu ali nesta região da Alemanha. É um circulo se fechando e o universo conspirando à favor.
Dr. Wolfgang Betz, editor da revista Weltruf e quem apresenta o livro, texto na capa posterior. Na fotografia, a revista sobre a mesa e nas mãos da amiga do casal. Nesta está publicado o nosso artigo sobre enxaimel. Clicar sobre: Enxaimel na Weltruf

Apresentação do livro feita por Dr. Betz, na contracapa.



Dr. Betz no centro, sua filha Lisa e Rubens Ralf Löwen.



"Es ist wunderbar, dieses Buch nun in den Händen zu halten und zu fühlen, dieses Buch - in dem so viel Herz und Verstand von Angelina steckt. Großartig! Auch Dr. Bedal wird sich riesig gefreut haben. So ein toller Service, per persönlichem Boten aus Brasilien! Wolfgang Betz


Dr. Betz no centro, sua filha Lisa e Rubens Ralf Löwen.

O livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel" sendo entregue a representante do Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim, o qual foi direcionado a sua biblioteca.

Foi um grande prazer poder fazer para desta história. Agradeço Angelina Wittmann de me incumbir esta missão. Estou levando para o Brasil uma imensa bagagem sobre técnicas construtivas Enxaimel. Foi um grande aprendizado. E estou te levando uma grande surpresa. Bom... Esse presente quero lhe entregar pessoalmente. Um grande abraço.  Em 07 de setembro de 2022. Rubens Ralf Loewen

Conversando Com Rubens Löwen, no retorno ao Brasil, na cidade de Benedito Novo SC. 

18 de setembro de 2019.


Clicar sobre - para acessar.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”


Para ler mais sobre, escolher um título e clicar sobre:
  1. Enxaimel - Nosso Artigo na Revista História Catarina
  2. Momentos em Neuendettelsau 1 - Kirche St. Nikolai
  3. Momentos em Neuendettelsau 2 - Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim - Roteiro Alemanha 2016
  4. Momentos em Neuendettelsau 3 - Mission Eine Welt - Roteiro Alemanha 2016
  5. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  6. Dinkelsbühl - Site
  7. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  8. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera - Roteiro Alemanha 2016
  9. Siegsdorf e Inzell - Pelos caminhos da Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  10. Igreja Sankt Peter - Müchen - Roteiro Alemanha - 2016
  11. Neues Rathaus München - Roteiro Alemanha 2016
  12. Hofbräuhaus - München - Roteiro Alemanha 2016
  13. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV - Alemanha - Roteiro Alemanha 2016
  14. Schloss Hohenzollern - Baden Württemberg - Roteiro Alemanha 2016
  15. Limes - Lorch - Roteiro Alemanha 2016Weltruf - publicação alemã apresentada a blumenauenses
  16. Weltruf - N°2 - Espaço para cultura, economia e história de alemães e descendentes fora da Alemanha
  17. Weltruf - Revista e Mensagem do Editor
  18. Revista Weltruf - Tradução "À Busca de Informações na Região da Francônia"
  19. Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1
  20. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  21. Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel
  22. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf





5 comentários:

  1. Sou conhecedor do profissionalismo do Rubens. A cultura do enxaimel está resguardada em boas mãos. Excelente Profissional, criterioso e dedicado no que faz.

    ResponderExcluir
  2. Conheço trabalho do Engenheiro Rubens. Além do capricho nos detalhes e da visão profissional e uma pessoa que está em constante busca pelo conhecimento e estudo de novas tecnologias, e no resgate de técnicas construtivas usadas por nossos antepassados.
    A Alguns anos vem estudando tipologias enxaimel, pois é um admirador da técnica.
    Apoiado por sua equipe de construtores, se preocupa sempre com os detalhes, em preservar o máximo as características originais e especialmente meticuloso quando o assunto e restauro.
    Quero deixar meus parabéns pelo empenho e dedicação. Aproveite bem sua viagem que além de da parte turística poderá aproveitar para enriquecer seu conhecimento neste assunto que é muito importante para a região onde vivemos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rúbia. Grata pelo depoimento. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelo depoimento. Aguardando mais notícias suas da região onde surgiu esta maravilhosa técnica construtiva. Em breve atualizadas aqui. Abraços.

    ResponderExcluir