sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Manhã de 7 de setembro de 2022 - Blumenau SC

Na manhã do dia 7 de setembro de 2022, data comemorativa dos 200 anos de Independência do Brasil, cuja mentora intelectual do ato foi a Imperatriz Leopoldina, ou Maria Leopoldina da Áustria, uma arquiduquesa da Áustria, a primeira esposa do Imperador D. Pedro I e foi Imperatriz Consorte do Brasil de 1822 até sua morte.
A Imperatriz Leopoldina, também teve participação nas questões envolvidas no Dia do Fico, ocorrido em 9 de janeiro de 1822, data importante para movimentar a emancipação do Brasil em relação a Portugal, pois foi o momento da história no qual o Príncipe regente decidiu ficar no país de modo permanente, a pedido da população.
Em 2 de setembro de 1822, Leopoldina, na ausência do marido D. Pedro I,  presidiu o Conselho de Estado, no Rio de Janeiro, assinando uma recomendação para que Dom Pedro I declarasse a Independência. Ela aproveitou o momento certo, no qual o marido fazia uma viagem oficial à província de São Paulo. A Imperatriz Leopoldina assumiu o comando do Brasil de modo interino. Isso aumentou ainda mais seu poder político e a mulher letrada e poliglota que era sabia muito bem das movimentações para que o país fosse recolonizado por Portugal.
A Imperatriz Leopoldina, mãe de Pedro II, era filha do imperador Francisco I da Áustria e de sua segunda esposa, a princesa Maria Teresa de Nápoles e Sícilia. Trocava correspondências com seu pai onde tratava de vários assuntos, incluindo política. Nesta pintura, o momento que presidia o Conselho.


Esta passagem histórica importante para o país completou 200 anos em 7 de setembro de 2022. Nesta data fomos para a centralidade de Blumenau efetuar registros para a história. Somente quando estávamos na área central, foi que soubemos que a cidade cancelou o desfile cívico, e qualquer ato comemorativo, por conta da chuva. Não houve desfile militar e qualquer comemoração organizada que lembrasse a data.
Mesmo assim, efetuamos os registros para deixar para a história. Fotografias e vídeos feitos por volta de 10h00.
A tarde, do dia 7 de setembro de 2022, as pessoas foram às ruas de Blumenau comemorar a data espontaneamente.



























Vídeos


Registro Para a História!

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”





















 

Nenhum comentário:

Postar um comentário