quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Ilhas no Rio Hercílio - Recanto Preservado, Sustentável, Natural com Restaurante de Gastronomia Alemã - Ibirama SC


Um
recanto natural do Alto Vale do Itajaí, localizado na antiga e conhecida Ilha da Hering - Ibirama, sobreviveu a 2 anos de isolamento sanitário imposto pela pandemia causada pela Covid 19, a partir de um hífen de tempo desprovido de visitantes e clientes. Isso foi possível graças ao trabalho persistente, mesmo que difícil, de Sarita Maria Böhm e de sua mãGerda Ewald, que não desistiram do local, mesmo que por um tempo não possuíam renda, e cuja paisagem natural permaneceu preservada, como também, respeitada além da flora, também, a fauna. O local composto pela parte da  margem direita do Rio Hercílio e duas de suas ilhas, não produz lixo e compartilha para quem desejar, sua paisagem maravilhosa e também desejar almoçar - no domingo - em local junto a paisagem genuinamente natural. O restaurante o qual oferece almoço dominical, oferta  iguarias da  gastronomia alemã e austríaca. Nestes almoços dominicais são servidos iguarias como marreco recheado, Eisbein assado na Malzbier, Schnitzel e Goulasch. São destaques ainda, a bisteca alemã temperada com vinho branco, especiarias e fritas na massa de pão, nhoque, massinha alemã na manteiga, batata com linguiça, entre outros pratos. O almoço é acompanhado de sobremesas.
Em nossa carreira docente no curso de Arquitetura e Urbanismo, nas orientações de trabalhos de planejamento urbano e regional - teorizamos questões envolvendo espaços naturais e construídos, através dos elementos que compõem o meio ambiente, que não é somente através da paisagem natural, mas também a interação entre a, natural e a paisagem construída, e quase geralmente temos uma grande dificuldade de nos fazer compreender sobre o limiar do equilíbrio desta duas paisagens a partir da sustentabilidade, o que o Recanto da Ilha das Bromélias oferece com sobras.
Sarita Maria Böhm possui mestrado e doutorado em Turismo, formação muito bem aplicada na propriedade de maneira sustentável e curiosamente tem o mesmo nome de família do arquiteto da Catedral de Blumenau e da Igreja de Presidente Getúlio, a qual também fomos fotografar e infelizmente vimos mais alguns disparates impactante na obra de Böhm. 
O Böhm de Sarita é oriunda da Áustria.

Depoimento de Sarita Maria Böhm e partes do local:
Ilha das Bromélias
Bacia do Itajaí -Estruturadora primeira da rede de povoações do Vale do Itajaí, através da acessibilidade e bastecimento.
A região do Vale do Itajaí, a Bacia do Itajaí sempre impressionou os chegantes, ao longo de sua História. Foi descrita, pintada em óleo sobre tela, cenário de livros em todos os períodos históricos, de fotografias e continua a inspirar.






Há um nicho desta paisagem sendo cuidado com muito desvelo, conhecimento e consciência sobre esta importância e História presente em duas ilhas fluviais de um dos rios da Bacia do Itajaí - Rio Hercílio. O local é conhecido como Ilha das Bromélias, antiga Ilha Hering, localizada na Rua (Marques Do Herval), 421 – Centralidade do município de Ibirama, antiga Colônia Hammonia, SC, Santa Catarina, Sul do Brasil. Fone. (47) 3357-2999.


As imagens comunicam
v


























Artesanato feito por Gerda Ewald (Parentes da família Ewald que vivia na comunidade Altona, atual bairro de Itoupava Seca - próximo a centralidade de Blumenau - mãe de Sarita e conhecida como Oma.





Sarita Maria Böhm.
Sarita Maria Böhm - juntamente com sua Mãe Gerda Ewald, é a idealizadora deste local incrível na cidade de Ibirama - a Ilha das Bromélias.

Ambientes sustentáveis existem no Vale do Itajaí.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”












Nenhum comentário:

Postar um comentário