segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Casa Jensen - Massaranduba SC

Uma edificação pioneira do município de Massaranduba foi construída por um membro da família Jensen - família com uma genealogia grande, do tempo que Massaranduba ainda era parte do território de Blumenau, então, considerada área rural
Faz-se importante ater-se a este detalhe, porque tem relação com a técnica construtiva  da edificação histórica e sua própria evolução dentro da Colônia Blumenau
A técnica construtiva enxaimel passou por um processo de mudanças de maneira diferente, na área urbana e rural da Colônia Blumenau. A edificação enxaimel, a casa com estrutura de madeira, e na região quase sempre com o fechamento feito com tijolos maciços - rebocados ou não, passou por um processo diferente na área rural, no caso onde foi construída a Casa Jensen. A primeira casa permanente eram semelhantes, na área urbana e rural, uma construção com planta retangular, telhado com dois planos dotado de grande inclinação, sem muito beiral, valorizando a simetria das fachadas, construção quase sempre elevada do chão. Com passar do tempo esta edificação, da área rural, recebeu os anexos frontal e posterior, varanda e área do fogão/cozinha respectivamente, o que gerou a "quebra do telhado" para aumentar o pé-direito mínimo para garantir o acesso ao interior com conforto. No principio a casa existente recebia estas adequações e na medida, que construíam casas novas, estas já eram construídas com os novos anexos - caracterizando assim a casa rural enxaimel da região.
Com novas regras na Alemanha, a partir do período barroco, e também com a eclosão das duas grandes guerras, as pessoas passaram a rebocar a estrutura enxaimel. Durante nossa pesquisa na Alemanha, conversando com um colega de profissão, este nos explicou, que, igualmente, a madeira da estrutura de um Fachwerkbau também era rebocado, com o objetivo de que a madeira não fosse atingida por pragas e umidade e esta, durasse mais.
Tudo isto para explicar esta tipologia da Casa Jensen, construída por Felipe Jensen, Opa de Fred Jensen, pai de Gerhold Jensen. É uma tipologia grande, a pouco tempo propriedade de acordo com informações - de novo proprietário.
A edificação apresenta a tradição plante retangular, complementada com a varanda e com o ambiente da cozinha, completando a característica simetria.
É uma tipologia enxaimel rebocada.
A edificação está situada na área urbana de Massaranduba, quase na frente da Escola EMEF Nicolau Jensen.

Ano - 2012



As imagens comunicam...




























Fotografia de um dos pioneiros da família Jensen.


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”












Nenhum comentário:

Postar um comentário