sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Theatro Adolpho Mello - O Teatro mais Antigo de Santa Catarina - São José SC

Estivemos visitando e coletando dados para a história do teatro mais antigo de Santa Catarina, em 30 de agosto de 2022. Este está localizado na antiga comunidade São José de Terra Firme, atual município de São José, cidade litorânea e parte da região da Grande Florianópolis. São José é o 4° município mais antigo de Santa Catarina e aquele que não recebeu o primeiro grupo organizado de imigrantes alemães do estado, como algumas fontes, inclusive o IBGE, afirmam - pois a localidade de São Pedro de Alcântara, que territorialmente, pertencia a São José - e recebeu sim, o segundo grupo organizados de imigrantes alemães, tal como Mafra pertencia a Rio Negro e recebeu o primeiro grupo organizado de imigrantes alemães do Estado de Santa Catarina.

Para ler sobre o primeiro grupo de imigrante alemães no estado de Santa Catarina - Clicar sobreMafra SC - Primeiro núcleo de colonização alemã de Santa Catarina - fevereiro de 1829

São José da Terra Firme, nome da cidade de São José SC, nas suas primeiras décadas de história, por ser uma povoação ligada à Nossa Senhora do Desterro, com acessos recíprocos feitos através de embarcações, por mar e sua nucleação estava localizado no continente, justificando o - "terra firme". Os caminhos de acessos aos principais locais na região da atual grande Florianópolis, eram outros. 
Com isto, é compreensível a afirmação sobre sua localização - no litoral catarinense, parte da Grande Florianópolis e da região Metropolitana de Florianópolis, e que sempre teve estreitos laços históricos com Nossa Senhora do Desterro, tal como  Altona - atual Itoupava Seca, teve com o Stadtplatz de Blumenau, com a diferença de que, São José tornou-se um município e Altona, um bairro de Blumenau.

Fonte: IBGE

Palhoça e São Pedro de Alcântara já pertenciam ao seu território. Mesmo que seu centro histórico sofreu pouca descaracterização, o acesso para o mar sofreu grande impacto, quando foi permitido construção de um edifício público no eixo da Igreja Matriz, bloqueando o contato visual entre a igreja/praça e o mar - obstruindo, de certa maneira este acesso.
A expansão urbana tirou o contato do antigo centro com o mar - como existia no início da história.
Para ler mais sobre São José - Clicar sobreSão José da Terra Firme

Conurbação é o resultado de um processo quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano,
No século XIX, São José se desenvolveu muito. Recebeu o grupo de imigrantes alemães e a partir  de seu grande  território, exportava café, tapioca, açúcar, lenha, farinha de mandioca, cachaça e algodão, além de produtos de linho e da pesca. Possuía um comércio efervescente e em desenvolvimento a partir do entreposto comercial que se tornara, com as duas rotas de tropas de gado que desciam da Serra Catarinense para a capital - a primeira, que seguia por Angelina, margeando o Rio Maruim, e a segunda, por Rancho Queimado, chegando ao litoral por Santo Amaro da Imperatriz - ficando nas terras de São José. A cidade tornou-se um eixo comercial e cultural em Santa Catarina, confirmado pela construção do primeiro teatro do estado de Santa Catarina, em 1854 - Teatro Adolpho Mello. Sua pedra fundamental foi colocada em 17 de setembro de 1854. Em 21 de junho de 1856, o prédio foi inaugurado, no mesmo dia em que São José foi elevada a categoria de cidade. Sua arquitetura primeira seguia o estilo neoclássico colonial português  com iluminação por lampião. 
O primeiro espetáculo apresentado no teatro foi O Monge da Serra D’ossa. O local foi utilizado somente para o uso de teatro entre os anos de 1856 e 1910, quando foi criado o cinema da Liga Josefense, que fez no teatro a primeira sessão de cinema da cidade em 3 de novembro de 1912. Em 1924, durante reformas, o edifício recebeu o decorativismos neoclássico como é conhecido atualmente, inauguradas em 31 de maio de 1925. Após esta reforma, no seu espaço, além do teatro funcionou o Cine York, entre 1925 e 1937, e o Cine Rajá entre os anos de 1948 e 1979, quando Gilberto Gerlach frequentava.  Neste tempo, ocorrem novas reformas em 1954, cem anos depois da pedra fundamental ter sido colocada, que após o uso do cinema, a prefeitura retoma o espaço para uso exclusivo do teatro novamente.

Fotografia do teatro feita em 2006 - encontrava-se interditado.

Em 1866, São José possuía uma população de 20.602 pessoas.
Em 2014 estivemos no centro histórico de São José efetuando um levantamento fotográfico e constatamos que o antigo e histórico teatro se encontrava interditado. Vocês sabiam que o teatro poderia ter sido demolido não fosse a persistência de Gilberto Gerlach? Gerlach deixou grande legado e contribuição não somente para São José e Santa Catarina. O link de sua história está no final desta postagem. Esta afirmação foi confirmado pela professora  Erica Veiga que atualmente ministra aula de teatro no local. 
Teatro Adolpho Mello - construído em 1854.
Gilberto Gerlach tinha muito carinho pelo Theatro Adolpho Mello, também, por ter sido neste local o seu primeiro contato com o cinema, que nesta época era o Cine Rajá.
No Cine Rajá, Gerlach assitiu, pela primeira vez, o filme: "Descoberta da Lanterna mágica", que na verdade o local era o edifício do antigo  Theatro Adolpho Mello. Contou o Gilberto, que o antigo teatro, além de ser espaço de teatro e cinema também foi o "quartel" na Revolução Farroupilha. Quase foi substituído por um mercado. Iniciou sua atividade como Cine Rajá, na década de 1940. Gilberto Gerlach, como engenheiroobservou e acompanhou algumas transformações do teatro na década de 1980, quando também atuava na FCC Fundação Catarinense de Cultura. Ele registrou em uma entrevista que, "anterior a  reforma  reforma da década de 1980, as paredes do teatro passaram por diversas fases. O local tinha galerias e camarotes nas laterais, e não possuía banheiros. Eu que os incluí na entrada principal, o que diminuiu um pouco a estrutura. Quando o teatro foi criado, as pessoas diziam que ‘tinham que ir prontas, brincava." 
Com Gilberto Gerlach em 29 de abril de 2019, em Blumenau.
Foi somente em 1982 que passou a se chamar Theatro  Adolpho Mello, em homenagem a um violinista, compositor e regente nascido em São José, em 20 de outubro de 1861. Adolpho Mello também  foi tesoureiro-geral do Estado de Santa Catarina e diretor do Conselho Municipal de Desterro. Em 1854, quando foi colocada sua pedra fundamental, se chamava apenas de Theatro Municipal, cujo letreiro antigo, permanece na fachada do da edificação histórica. De acordo com a pesquisa de Gilberto Gerlach sobre o “teatrinho de São José” - como era conhecido, o espaço  funcionou como teatro de 1856 a 1910. 

“Segundo manuscritos, as pessoas da Ilha vinham pelo mar, paravam na altura da Câmara de São José para prestigiar as peças do teatrinho”. Gerlach

Depois, os padres franciscanos criaram o cinema da Liga Josefense. Em 1924 houve uma nova reforma, e o teatro reabriu apenas na década de 1940, como Cine Rajá, onde Gilberto Gerlach teve contato com o cinema. O Cine Rajá funcionou até 1978“No Cine Rajá havia apresentações de cantores e às vezes acontecia uma peça teatral, antes da exibição do filme."
Gilberto Gerlach foi o responsável para que Adolpho Mello não fosse mais vendido. Foi a primeira sede do Clube de Cinema, em 1982.
“Uma moça da prefeitura me procurou apavorada, dizendo que havia visto o nome do teatro para venda na prefeitura. Imediatamente fui em busca do Jorge Bornhausen [governador do Estado na época], e ele decretou o teatro como de utilidade pública”. Gerlach
Localização


O antigo Theatro Municipal, atual Theatro Adolpho Mello que também poderia ser Theatro Gilberto Gerlach, está localizado na Rua  Padre Macário, 10 - Centro Histórico de São José. Atualmente é parte da estrutura da Fundação Municipal de Cultura e Turismo de São José.

As imagens Comunicam...
Vídeo

Fotografias
Entorno do Theatro Adolpho Mello 
Museu




Casarão Gerlach.




Vista da Igreja Matriz do interior do Casarão Gerlach.



Casarão Koerich - Irmã de Gerlach reside no local.





Fundação Cultural - interior do Casarão Gerlach.


Gratidão por permitir adentrar o ambiente - antiga sala do Casarão Gerlach.




Praça

Para a Biblioteca Municipal - instalada no pavimento térreo do Casarão da Família Gerlach.


Teatro

















f




Capacidade para 150 pessoas.


Um Registro para a História!


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:
  1. São José da Terra Firme - Atual São José SC - Cidades
  2. Gilberto Schmidt GerlachLançamento do livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" - Momentos
  3. O livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" Online
  4. Autores do Livro "Colônia Blumenau - no Sul do Brasil" na UNIDAVI - Rio do Sul

Sob revisão ...









Nenhum comentário:

Postar um comentário