segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Casas Setter, Skerke e o Salão Skerke - Famílias Setter e Skerke - Massaranduba SC

Salão Skerke.
Casa Skerke - construída por Carl Johann Ludwig Skerke.
Casa Setter - construída por Carl Johann Ludwig Skerke - pai da dona da casa e esposa de Otto Paul Christoff Setter.

Amanda, Otto Setter e sua família.

Ainda pesquisando em Massaranduba, Médio Vale do Itajaí, ao encontrar o Salão Skerke construído na década de 1960, pelos irmãos Skerke, um deles, Oswald Hermann Albert Skerke era o tocador do bandoneon. A família Skerke e a família Setter tiveram um casamento entre os membros de suas respectivas famílias. Contam que Amanda Bertha Amalie Skerke (*6/01/1911 - + 13/11/1992) e Otto Paul Christoph Setter (*12/04/1901 - + 29/12/1976) se casaram em 24 de julho de 1928. Ambos, filhos de imigrantes pomeranos, nasceram em Massaranduba - na época, parte do território de Blumenau e faleceram em Massaranduba.
Amanda era filha do carpinteiro que construiu as duas casas enxaimel que visitamos, Carl Johann Ludwig Skerke. O pai de Amanda nasceu em 26 de dezembro de 1866, em Slaikow, Kreis Lauenburg, Pommern, Prússia que em 1871 se tornou parte do território alemão. Carl se casou em 21 de fevereiro de 1892 com Amelia Auguste Rotta, que nasceu em 27 novembro de 1867, em Karwenbruch, Putzig, Oeste da  Prússia. Amelia faleceu em Massaranduba em 19 de maio de 1920 e  Carl faleceu em Massaranduba em  4 de setembro de 1975. 

Localização
 
O Salão Skerke e as duas casas enxaimel estão localizadas na Estrada Patrimônio - Massaranduba SC.



Carl Johann Ludwig Skerke foi um  pioneiro, também  foi filho do pioneiro. Seu pai também migrou para a região e foi Karl Gustav Skerke (nascido em Waldhof, Schwartow, Lauenburg, Pomerania, Prussia - 16 de abril de 1940 / + 13 de outubro de 1911) e sua mãe Ernestine Hoger. O casal Karl e Ernestine tiveram 9 filhos, entre eles o Carl. Tivemos em dúvida quem construiu as duas casas e chegamos a uma conclusão, observando datas e a arquitetura que comunica e afirmamos que as duas casas foram construídas por Carl Johann Ludwig Skerke, apresentam peculiaridades e a "assinatura" do construtor. Achamos muito curioso que as duas casas foram construídas sobre uma base de alvenaria muito bem acabada e rebocada munida de aberturas para ventilação, refletindo uma certo requinte na técnica construtiva, sendo que a estrutura "amarrada" é desprovida da linha estrutura inferior, onde os elementos verticais "descansam" imediatamente sobre esta alvenaria - um tipo de baldrame. Nunca tínhamos encontrado algo semelhante. 
Oswald Hermann Albert Skerke.
Afirmamos que as duas edificações foram construídas pelo mesmo construtor, pois apresentam sua "assinatura" e também, a dona de uma das casas era sua filha Amanda e seu genro Otto Paul Christoph Setter e a outra casa, era a sua própria, onde atualmente é cuidada por um dos seus netos, filho de seu filho Carl Paul Franz Skerke (*14/06/1906 - + 15/05/2002) e nora Linda Auguste Hertel (*07/08/1906 - + --), que se casaram em 12 de dezembro de 1929. Nós conhecemos dois, dos quatro filhos do casal, sendo que o mais novo cuida casa do Opa Carl e seu construtor.
Conhecemos Oswald Hermann Albert Skerke (*21/05/1932), neto de Opa Carl, e este construiu o Salão Skerke da localidade, atualmente com 90 anos de idade. Também conhecemos seu irmão mais novo, que o ajudou a construir o salão. Curiosamente na fonte de genealogia que pesquisamos - Family Search, desconhecem que  Oswald está muito bem vivo e que toca bandoneon. 
Árvore genealógica do Family Search que aponta Oswald como falecido.



Otto Paul Christoff Setter, esposo de Amanda Bertha Amalie Skerke era filho de Friederich August SetterAnna Alwine Bertha Hinkeldey (*13/05/1873 / + -- )  e neto, do pioneiro Christian Friedrich Setter  nascido em Holstein (*30/03/1841 -  Seklendorf ou Schlendorf - Holstein, +27/12/1910 - Blumenau SC) e de Albertine Wilhelmine Ludovika Klein (*12/05/1851 - Rossnow, * --- , Blumenau), Christian Friedrich veio para o Brasil  no navio Najade, cujo Capitão era o C. Popp em uma viagem que teve início em Hamburg em  26 de abril de 1867 e findou em São Francisco do Sul/Joinville em 30 de julho de 1867. O Opa de Otto Paul Christoph Setter  está sepultado no cemitério ecumênico Itoupava Central - Blumenau SC.
"De acordo com a relação dos Pioneiros,  Friederich August Setter  e Anna Alwine Bertha Hinkeldey  residia em Itoupava."PIONEIROS DA COLONIA  BLUMENAU - Famílias Evangélicas de confissão Lutherana da colônia Blumenau Período: 1856 – 1940.

"Friedrich August Setter * 07.06.1873 em Itoupava, colono em Itoupava, casou aos  16.06.1897 com Anna Alwine Bertha Hinkeldei * 13.05.1873 em Blumenau, filha de Karl Kinkeldei, colono em Itoupava, e Marie n. Jurk. Testemunhas: Heinrich Setter, Bertha Setter, Otto Hinkeldei e Emma Hinkeldei. Ato civil na mesma data."  PIONEIROS DA COLONIA  BLUMENAU - Famílias Evangélicas de confissão Lutherana da colônia Blumenau Período: 1856 – 1940.

"Chrisrtian Friedrich Setter * 30.03.1841, casou em Itoupava aos 28.07.1889 com a Vva.  Christine Pohl n. Pries * 31.03.1847 de Kaltenkirchen/Holstein, filha de Claus Pries e Margaretha  n. Brakenhoft. Testemunhas: Wilhelm Borchert e Jürgen Sievers." PIONEIROS DA COLONIA  BLUMENAU - Famílias Evangélicas de confissão Lutherana da colônia Blumenau Período: 1856 – 1940.

"Navio: NAJADE
Capitão: C. Popp
Saída de Hamburgo: 26/04/1867
Chegada em S. Francisco 30/06/1867 e em Joinville 01/07/1867
Destino: Dona Francisca e Blumenau
Passageiros a bordo: 115 L
 15 J
Nascimentos a bordo: -
Falecimentos a bordo: -
Obs.: Somente a lista J registra a religião.
SETTER, Christian: 26 anos, lavrador, Schlendorf, Holstein, 3ª   classe. (L)"
Arquivo Histórico de Joinville SC

Como foi apresentado, observando in loco na paisagem de Massaranduba, encontramos duas tipologias de edificações enxaimel construídas por Carl Johann Ludwig Skerke que construiu a sua casa e a de sua filha Amanda e genro Otto, avô de Vilmar Setter (reside em Blumenau), Roseli Setter e de Osmar Setter (está residindo na Casa Setter - Massaranduba - na casa construída por seu avô Otto e pai de seu pai Wigand.
No local conversamos com Osmar Setter, Oswald Hermann Albert Skerke e seu filho e filha Álvaro e Irma e também com seu irmão. A terceira geração a partir da primeira que se fixou no local.
Oswaldo Skerke e Osmar Setter na foto, são primos. Os dois irmãos na segunda foto: Oswald e Alvaro Skerke, netos do construtor da casa, construíram o Salão Skerke.

As imagens Comunicam...
Vídeo

Fotografias
Casa Setter - Residência de Otto e Amanda Setter, construída pelo pai de Amanda - Carl Johann Ludwig Skerke, que também construiu a sua própria casa.  Deixamos registrado, que são as duas primeiras casas, que originalmente não apresentam uma estrutura rígida, pois há a falta da linha inferior. Os paus verticais são apoiados diretamente no baldrame que tem aspectos mais contemporâneos, já usados nas edificações neoclássicas autoportantes, com porão elevado, fechado com aberturas para ventilação.







Salão Skerke
Trabalho dos irmãos Skerke, sendo o Oswald Hermann Albert Skerke, o mais velho, para trazer um pouco de lazer à comunidade. Construído com estrutura enxaimel e fechamento em madeira - tábuas corridas e a característica casa enxaimel da área rural da região - "Quebra do telhado".








Oswald Hermann Albert Skerke e seu bandoneon que tocava no salão construído por ele.

Oswald Hermann Albert Skerke
Casa Skerke
Álvaro Skerke tem traço fisionômicos
dos Setter  - são primos.
Segue a mesma técnica construtiva usada na Casa Setter, simetria, tipologia de aberturas, encaixes, ausência da linha inferior, concluindo ser a mesma "assinatura" de Carl Johann Ludwig Skerke.

Casa Skerke - Anexo posterior - a parte do fogão. simetria rigorosa, com paus de seção muito grande - mostrando a fartura de madeira nobre na região, no momento da construção desta casa. Baldrame de alvenaria autoportante - tecnologia posterior a técnica trazida para a região.







Ausência da linha estrutural inferior.

Efeito artístico a partir do assentamento do tijolo maciço para compor o guarda corpo da varanda, anexo superior da casa enxaimel rural na região.


Varanda com fechamento lateral contando com abertura com acabamento em arco pleno, outra característica do neoclássico construído na região na primeira metade do século XX.

Vimos este tipo de janela - "demolição" - sendo usado em loja nas proximidades da Vila Germânica, inclusive a cor. Isso não é uma prática muito legal.
Varanda com fechamento lateral contando com abertura com acabamento em arco pleno, outra característica do neoclássico construído na região na primeira metade do século XX.

Janelas de madeira envidraçadas, com
duas folhas e com a presença da bandeira.



Pintura interna das paredes, com as características faixas roda tetos feitas com corantes naturais de maneira artesanal. Arte.




Guarda corpo da varanda com rendilhado a partir da colocação de tijolos maciços colocados em 45°. Característica do porão, usados já em edificações autoportantes. Inclinação do telhado e a presença dos anexos característicos da casa rural na região sendo esta - uma construção recente, feita no século XX. Abertura em madeira, duas folhas, contando com a presença da bandeira nas janelas e portas. Assoalho de tábuas de madeira de canela.

Rancho da casa do Oswald Hermann Albert Skerke.

A lenha guardada como se faz nas regiões rurais da  Alemanha há séculos.

Irmãos Oswald e Álvaro Skerke, construtores do Salão Skerke, netos de Carl Johann Ludwig Skerke, construtor das duas casas enxaimel.

Irmãos Oswald e Álvaro Skerke, construtores do Salão Skerke, netos de Carl Johann Ludwig Skerke, construtor das duas casas enxaimel.




Oswald Hermann  e seus filhos.


Com sua filha Irma.


Um registro para a história!

Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido

  1. Conversando..."Neo enxaimel " e o enxaimel construído nos dias atuais
  2. Enxaimel - Conversando - Vila Itoupava - 2 tipologias históricas
  3. Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 
  4. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche" - Zeughaus
  5. Técnica do Enxaimel
  6. Uma tipologia em enxaimel a menos - Bairro Vila Nova - Blumenau
  7. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera
  8. Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel
  9. 7ª Caminhada Noturna de Pomerode - Rota do Enxaimel - Turismo sustentável
  10. Uma Volta em Pomerode - Domingo a tarde
  11. Mansarddach - Uma tipologia de telhado trazida pelo imigrante
  12. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
  13. Conversando sobre Enxaimel - Fachwerk 1
  14. Arquitetura Enxaimel - Palestra do XIII Encontro das Comunidades de Língua Alemã da América Latina
  15. Tradição de mais de 800 anos na Festa Pomerada - com Ivan Blumenschein
  16. Restauro Enxaimel - Fachwerk - Iphofen - Unterfrankem Baviera 
  17. Análise de uma tipologia enxaimel do século XIV
  18. "Restauro" de um Enxaimel - Museu Kinderzeche Dinkelsbühl - "Kinderzeche"
  19. Blumenau - do Stadtplatz ao Enxaimel
  20. Fachwerk, a técnica construtiva enxaimel
  21. Fachwerkbau in Südbrasilien - A Técnica Construtiva Enxaimel - Revista Weltruf
  22. Enxaimel e História em Dinkelsbühl - Roteiro Alemanha 2016
  23. A Rota do Enxaimel - à bordo do Bruttus - Pomerode
  24. Casa Jensen - Massaranduba SC


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos da Colônia Blumenau”









Nenhum comentário:

Postar um comentário