terça-feira, 29 de novembro de 2022

Arquitetura de Santa Catarina - Tipologia da casa pioneiro alemão mantém volumetria de milhares de anos - Do Neolítico Europeu

Edificação fabril em madeira - construção da década de 1950. Demolida. Blumenau.
Durante nossa pesquisa sobre a técnica construtiva enxaimel, historicamente fomos retrocedendo até o período que encontramos o embrião que deu origem a esta técnica construtiva na região da origem da técnica construtiva trazida  para o Brasil. 
Maquete de casa neolítica – Fränkische Freilandmuseum Bad Windsheim. Fotografia do dia 12 de maio de 2016. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".


Pioneiros alemães e a casa temporária – Santa Catarina – Volumetria característica nos primeiros anos de colonização – a partir de suas proporções: altura, largura e inclinação do telhado – construída com materiais e recursos extraídos do próprio ambiente/terreno colonial. Fonte: Arquivo Público Histórico de Rio do Sul. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".


Do livro A Técnica Construtiva Enxaimel

Fixação do homem no Lugar 

"Quando o Homo Erectus migrou das terras tropicais para regiões mais frias da Europa, contava com suas habitações naturais para adaptar-se a um clima mais frio. A descoberta do fogo deu-lhe um recurso importante, mas sem roupas e abrigos, a colonização seria impossível. No novo continente, algumas cavernas forneciam moradas satisfatórias. Mas onde não existiam as cavernas, o homem teve que improvisar com materiais disponíveis no terreno e construir seus abrigos. 
Nesse momento ocorre o início das diferenças de práticas e costumes entre as tribos na maneira de ocupar o terreno, a partir das diferentes necessidades, climas, topografia e também, dos materiais disponíveis na região que se fixavam. Estas questões são muito atuais e explicam, entre outras coisas, as diferenças da tipologia enxaimel, por exemplo, construída pelo imigrante alemão que se fixou no Rio Grande do Sul, no Espírito Santo e no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, sendo que muitas vezes, oriundos da mesma região da Alemanha, dentro do mesmo recorte de tempo e conhecimento das mesmas tecnologias de construção. Observação também adequada para explicar as diferentes características construtivas para as edificações feitas com estrutura de madeira – enxaimel – nas diferentes regiões da Alemanha e também, da Europa. "

O traçado da rota migratória na Europa. Região dos primeiros assentamentos neolíticos no território atual da Alemanha ocorrido por volta de 5.500 a.C.  – Hachurado. Mapa da Alemanha modificado. Região onde surgiu a casa do pioneiro que chegou ao Brasil. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".

Há mais de 5000 anos repetimos uma volumetria tipológica, irradiada desta região.

Um “Mix” de edificações construídas em diferentes períodos e locais. Tipologia neolítica recuperada a partir de pesquisas arqueológicas acontecem em muitos locais da Europa – Edificação temporária construída por imigrantes alemães na segunda metade do século XIX – casa construída por imigrantes alemães na Serra Gaúcha, estado do Rio Grande do Sul e casa construída por imigrantes alemães no interior do Espírito Santo, segunda metade do Século XIX. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".
O que predominou como principal característica desta técnica construtiva do homem neolítico até o tempo presente, e que é parte da identidade das pessoas da região de sua origem, também até os dias atuais, é a sua volumetria.
A primeira casa de um imigrante alemão, no Vale do Itajaí. Cobertura de tábuas de madeira, estrutura de madeira e fechamento de Flechtwerkwände sem a presença da argamassa de barro e palha, chão de terra batida, com a presença da cerca rudimentar de estacas. O material usado é o bambu dentro da mesma técnica, encontrado no entorno imediato. Fotografia do Pastor luterano Leonhard Grau – acervo do Arquivo Público Histórico de Rio do Sul. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".


Conjunto de casas neolíticas e os pátios cercados – embrião das povoações – Idade do Cobre. Fotografia: FLEMMINGBAU. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".


Casa construída na cidade alemã Kronach, no período neolítico, a qual era protegida, entre outras construções por uma fortificação de pedra, considerada a mais antiga ainda presente na paisagem – na Europa ao norte dos Alpes. Observar a ausência de janelas. O sítio foi encontrado por Robert Graf. BÜCK. Do livro "Fachwerk - A Técnica Construtiva Enxaimel".


Ao "olhar" imagens de construções de diferentes regiões - colonizadas por pessoas e seus descendentes oriundos daquela região da Alemanha, a qual pesquisamos, é impossível não detectar a característica volumetria e suas proporções, incansavelmente repetidas, desde quando quando, o homem ainda não tinha adotado a medição métrica, mas utilizava medidas corporais
Deixaremos a sequencia de imagens de tempos e lugares diferentes para a reflexão - cujo construtor - de alguma maneira tem relação com esta cultura e história. 
Esta postagem ficará "aberta" e receberá novas imagens, assim que nos depararmos com nova construção dotada com esta volumetria e proporções, que são: planta retangular, uso do sótão (que no neolítico era onde eram guardados os grãos, em tipos de mezaninos) empena  formada por um triângulo equilátero e a característica inclinação do telhado, mais de 80%, em dois panos de telhado. A cobertura mudou de material, mas não mudou muito a inclinação, ao longo da história da civilização, de pelo menos mais de 7000 anos.

Volumetria de uma cultura
Blumenau - bairro de Salto Weissbach - demolida

Uma das firmas, fábricas de madeira de Blumenau - construída por filhos de imigrantes. Estava localizada na Rua José Deeke, na frente da antiga Waltec. Observar a volumetria.



Localização em registro da década de 1980.
Blumenau - bairro de Itoupava Seca - demolida

Ano da Foto 2011. Localização na frente do Casarão Salinger.
Blumenau - bairro de Victor Konder - demolida
Rua São Paulo.




Águas Mornas SC - Área rural
Construção nova.


Mafra SC - Centralidade
Construção histórica.
Mafra SC - Centralidade
Construção histórica.
Ituporanga SC - Centralidade
Construção fabril histórica edificação de madeira, sede da primeira fábrica de papel em 1940, na cidade. Foi fundada por investidores de Blumenau e seu nome era Indústria Salto Grande. Nela se fabricava pasta de madeira e se produzia energia elétrica com o aproveitamento das águas do Salto Grande, também para a comunidade Salto Grande, primeira nucleação urbana de  “Bela Queda D'água”, ou Ituporanga.
É uma tipologia industrial singular que marcou o período da industrialização do estado de Santa Catarina, construída em madeira. É uma das poucas tipologias deste tipo, ainda existentes na atualidade, no estado de Santa Catarina.
























Arquitetura faz parte da identidade!
Referências
  • WITTMANN, Angelina. De onde viemos – Arquitetura – Do Neolítico ao Românico.  Publicado em: 22 de abril de 2015. Disponível em: <https://angelinawittmann.blogspot.com/2015/ 04/arquitetura-do-neolitico-ao-romanico.html> Acesso em: 6 de setembro de 2019 – 18:22h.
  • WITTMANN, Angelina. C.R.: Fachwerk – A técnica Construtiva Enxaimel. – 1.ed. – Blumenau, SC : AmoLer, 2019. – 405 p. : il.

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”



Aberta para mais publicações de imagens inéditas.




















Nenhum comentário:

Postar um comentário