sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Primeira Escola/Igreja de Dalbergia - Ibirama SC - Com a Técnica Construtiva do Pioneiro - o Enxaimel

Em outubro de 2019 recebemos um pedido de uma pessoa de Ibirama para que falássemos sobre a importância de uma escola, e também, igreja, durante algum tempo, na comunidade de Dalbergia. Esta edificação histórica se encontrava envolvida em um processo legal de um pedido de demolição. Não a conhecíamos pessoalmente. Somente tínhamos a informação de que foi construída com a estrutura enxaimel, fechamento com tijolos maciços e nos seus ambientes também, estava a residência do professor que ali trabalhava. Por algum tempo, durante a semana era a escola e no domingo, a igreja.
Nesta  época estava, segundo nosso interlocutor, tramitando na Prefeitura de Ibirama, o pedido de sua demolição. Tantas áreas vazias no seu entorno. Nesta época, a partir de nossa pesquisa, a classificamos dentro das tipologias de  "Casa Permanente" antes de receber os anexos rural ou urbano, o que que caracterizaria mais ainda sua importância em função de processo evolutivo, que não foi o último estágio, da evolução desta técnica construtiva na região. A última, recebeu anexos no corpo principal, semelhante a esta volumetria: planta retangular, dotada de simetria nas fachadas (Há explicações porque não vemos esta simetria) jogo de telhados, em duas águas, pontiagudos.
A informação que recebemos, como mencionado, que esta edificação histórica  foi a sede da primeira escola de Neu Bremen - atual Dalbégia - Ibirama SC - antiga Colônia Hansa, fundada em 1897 e cujo território pertencia à Colônia Blumenau. História muito recente que precisa ser preservada para termos história materializada no futuro.
Sempre refletimos, somos responsáveis pelo legado social e artísticos da rede de cidades que deixamos para as próximas gerações, quando não estivermos mais aqui. 
Quando surgia a nucleação urbana de Neu Bremem - Dalbergia, em 1904 a escola funcionava no Galpão dos imigrantes e esta só foi inaugurada em 1906O primeiro professor da Escola Alemã (Deutsch Schule) de Neu Bremen, foi Heinrich Jenné que lecionou na escola até 31 de maio de 1907, quando foi substituído por Carl klahr. O professor alemão Louiz Dehnert que em Dalbergia, era chamado de Luiz Dehnerdt, foi quem mais tempo lecionou nesta escola e também foi onde morou. Permaneceu como professor até 1938, quando a mesma encampada pelo estado de Santa Catarina durante o período do Nacionalismo impetrado por Getúlio Vargas. O professor está sepultado no Cemitério Luterano Dalbérgia - Ibirama. Nasceu em 22 de outubro de 1876 e faleceu em 24 de abril de 1944.
De acordo com Lothar Hoppe, neto do professor Dehnert, a prefeitura de Ibirama deseja transformar a edificação histórica em um centro cultural. O Professor faleceu com 68 anos e sua esposa Agnes (nascida Kloth), com 83 anos.
Em 1955 foi fundada  a nova escola - Escola de Educação Básica Walmor Ribeiro, sendo que passou a funcionar em outro edifício, construído com a técnica construtiva de alvenaria estrutural e com uma área maior. Podendo este edifício histórico ter se tornado um ponto de memória de toda a comunidade que ainda não foi assim que aconteceu.
Data da construção do edifício da 1° Escola de Dalbergia.
Esta edificação enxaimel, histórica, foi construída em  1906 pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Nos primeiros tempos, como em toda colônia alemã na região, a edificação era o local da escola no decorrer da semana e igreja, aos domingos. A edificação histórica pertencia à família Hoppe, cujo neto Lothar Hoppe, deixou entender, através de sua manifestação, de que no momento, a edificação é patrimônio público. Grande responsabilidade.

A  antiga Neu  Bremen Deutsche Schule foi  uma  das  primeiras  cinco  escolas  instaladas  na Colônia Hansa em prazo de seis anos a partir de 1897. A escola situa-se no antigo distrito Neu Bremen na  antiga  colônia Hammonia, atual  distrito  de  Dalbergia  no  município  de Ibirama.  A  colônia Hammonia integrava  a  colônia  principal Hansa.  Essa  foi  das  últimas colônias empreendidas no Sul do  Brasil pela Companhia Colonizadora Hanseática ou seja, Kolonisations-Verein   von   1849   in   Hamburg,   denominada a   posteriori, Hanseatische Kolonisations-Gesellschaftou também Südamerikanische Kolonisations-Gesellschaft. GEISSLER, 2017.

Como já mencionamos na postagem sobre a história de Hammonia, em 1899, Willy Lüderwaldt, e sua família se instalavam no Galpão dos Imigrantes de Hammonia. Este foi construído por Gottlienb Reif, que residia com sua família na povoação de Altona, acima da povoação de Badenfurt, atualmente, bairro de Blumenau.
Entre dezembro de 1899 e janeiro de 1900 chegavam as primeiras quatro famílias e um rapaz: Carl e Anna Oschmann e a filha Käthe; Carl e Othilie Engelhard e a filha Hermine; Paul e Martha Kitzinger e a filha Lidia; Arthur e Luise Lüchau, e Conrad Wagner. Todos da religião luterana.
Em 1902, o Pastor Paul Aldinger fundou, no Galpão dos Imigrantes, a primeira escola de Hammonia. No final de 1904 existiam 9 escolas em Hammonia. 
Em 1906 foi construída o edifício da  Escola Alemã de Dalbérgia, que também era a sede da primeira igreja luterana. Assim, também aconteceu em muitas comunidades do Vale do Itajaí
Abaixo, a parte direita do edifício atual que está no local atualmente. A edificação história foi recebendo aumentos de área ao longo de sua história. A arquitetura comunica.
Ao observarmos a estrutura aparente da edificação com estrutura enxaimel, percebemos que posteriormente a sua construção, a edificação recebeu uma ampliação no lado esquerdo.






Simetria das fachadas. Janela do sótão fechada. Anexo posterior foi construído posteriormente - de madeira.



Construída elevada do chão sobre pilaretes de tijolos maciços. Ventilação saudável para o assoalho de madeira - canela preta.





Stender duplo. Janelas tipo guilhotina. Data de construção bem no meio do espaço simétrico da fachada.









Uma curiosidade

Eduardo de Lima e Silva Hoerhann.
De acordo com informação do pesquisador de Rio do Sul Homero Buzzi, Dalbergia era o nome da filha do responsável pelo contato pacífico com os índios Xoclengues do Alto Vale do Itajaí em 22 de setembro de 1914Eduardo de Lima e Silva Hoerhann e de Francisca, que residia ali. Como consequência deste contado, foi criado o Posto Plate e o oficialização  como Posto Indígena Duque de Caxias, que viria a se tornar a área indígena Ibirama-La Klãnõ, anos depois. 

Referências

GEISSLER, Helenne Jungblut. A Escola Alemã de Dalbergia - Neu Bremen Deutsch Schule. UDESC -Universidade do Estado de Santa Catarina. Departamento de Engenharia Sanitária. V Seminário Ibero-Americano Arquitetura e Documentação - Belo Horizonte - 24 a 26 de  outubro de 2017.

Leituras complementares - Clicar sobre:


Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”












Nenhum comentário:

Postar um comentário