quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Cemitério XXIX - Cemitério Luterano Dalbergia - Cemitério dos Pioneiros e Novo - Ibirama SC

Alfred Wilhiem Sellin.
A
comunidade de Dalbérgia é uma das comunidades que surgiu a partir de um dos embriões urbanos mais antigos do território do atual município de Ibirama. Foi ocupado imediatamente após a definição espacial do local de Hammonia
Na época, a comitiva, chefiada pelo Diretor da Colonizadora Hanseática Alfred Wilhiem Sellin, saiu da comunidade de Subida, em canoa e subiu o Rio Itajahy Assú, até a confluência com o Itajaí do Norte - atual Rio Hercílio, cujo vale é um dos mais bonitos do Vale do Itajaí - assim denominado no contrato que o Governo do Estado firmou para a sociedade colonizadora. Ali pernoitou para prosseguir viagem no dia seguinte. Depois de acampados e feitas algumas explorações ao redor, o  Sellin achou o lugar favorável e bem situado para a sede da Colônia e deu-lhe o nome de Hammonia. Em 9 de novembro, prosseguiu a expedição, chegando no dia 11, no lugar onde hoje está situada a localidade Neu Bremen, atual Dalbergia, que segundo nos informaram era o nome de uma dama local que foi homenageada. Não sabemos o motivo que a fez merecer a homenagem. 
Em 15 de novembro, sempre seguindo o curso do Rio Hercílio acima, chegou na Serra Dobrada, divisora das águas dos rios Deneke e Prata.

Para conhecer mais sobre esta história recomendamos a postagem - Clicar sobre: Colonizadora Hanseática - Hammônia - Ibirama Por José Deeke
Em Dalbergia está localizado um cemitério tão antigo quanto este tempo de fundação da nucleação urbana. Há muito tempo este cemitério desperta preocupação da comunidade de Ibirama e até mesmo reflexões sobre a importância do cuidado e manutenção do mesmo. Mesmo assim, aparentemente, nada está sendo feito para  preservá-lo.






A lista de Denominação dos rios, estradas, vilarejos na Colônia Hammonia, de autoria de José Deeke, denomina:

      1.  Rua da Escola - pequena rua transversal em Neu Bremen entre a escola e o terreno da igreja evangélica. 
      2. Morro dos Carrapatos - o morro que se estende entre a desembocadura do Raphael e Neu Bremen, na margem esquerda do rio Hercílio. Recebeu este nome
      3. Caminho do Este - estrada na margem direita do rio Hercílio, oposto ao centro urbano de Neu Bremen. Por estar localizada ao leste de Neu Bremen. 
      4. Caminho de Moema - estrada na margem esquerda do Rio Hercílio, de Neu Bremen até o Griesebach. Assim chamado porque bem antes neste trecho iniciaram uma estrada que levaria até Moema.
      5. Avenida Missler - rua central de Neu Bremen. Tem seu nome em homenagem a F. Missler de Bremen.
      6. Caminho do Meio - estrada que leva na parte de baixo a Neu Bremen até Scharlach, entre Raphael e a estrada, Moema.
      7. Neu Bremen - perímetro urbano em homenagem à cidade hanseática Bremen, instalada em 1904. 

O cemitério dos pioneiros está localizado após uma grande curva do Rio Hercílio, que "abraça" a centralidade de Dalbergia e onde está localizado o "novo" cemitério.





O cemitério dos pioneiros está localizado na na Rua Lauro Müller, no Bairro Dalbergia  e os primeiros sepultamentos  foram feitos em 1902. De acordo com Márcia Kaiser - no local estão sepultados em torno de 160 pessoas. Esteve ativo desde o inicio da colonização no Vale Norte até a década de 1960. Nas lápides, memória viva, encontra-se dados como: nomes e datas dos pioneiros do local. A grande maioria das quase 200 pessoas sepultadas no local nasceram no século XIX.
Em agosto de 2013 houve um início de movimentação por parte da Prefeitura Municipal de Ibirama e da Comunidade Evangélica de Dalbergia, para recuperar o histórico cemitério, mas não se concretizou. Na época a intensão era de transformar o cemitério histórico em parte do Patrimônio Histórico. Na época, o Departamento Municipal de Cultura e o Arquivo Público Municipal da Prefeitura de Ibirama, em parceria com a Comunidade Evangélica de Dalbergia, iniciaram o processo de preservação e restauro do patrimônio do local, limpando o local.
Registramos também,  que em janeiro de 2022, o vereador de Ibirama Adolfo Fiedler  destacou sobre a urgência de se fazer alguma ação no sentido de recuperar o histórico cemitério de Dalbergia.

Vereador de Ibirama Adolfo Fiedler.
"Em Ibirama, no Bairro de Dalbérgia encontra-se um dos cemitérios mais antigos de nossa região. Trata-se de um Cemitério da Comunidade Evangélica Luterana que passou a sepultar os primeiros imigrantes alemães na década de 1.900 nesse local.
O cemitério foi utilizado para sepultamentos até a década de 1.960 e com a disponibilização de novos locais para os enterros de pessoas da comunidade, o local foi ficando abandonado.
No final de 2021, o poder público municipal, tombou o cemitério como patrimônio histórico de Ibirama, visando proteger esse local que certamente faz parte da majestosa história de nossa cidade. Agora, com o apoio de organizações não governamentais o local deve receber melhorias.
Possamos nós também auxiliar sempre que possível na preservação da nossa história.
Nas imagens abaixo, vemos a lápide de um dos primeiros imigrantes sepultados no local: Raul Schulze, falecido no ano de 1908 e a vista parcial do cemitério." Vereador Adolfo Fiedler

Também recebemos fotografias efetuadas no local por Bettina Staudinger, em 18 de maio de 2022




Através das fotografias de Bettina Staudinger, é perceptível que está ocorrendo algum cuidado com o local, como a limpeza e a poda do mato
De acordo com Grégory P. Kietzer, via redes sociais, o cemitério dos pioneiros está em fase final do processo de tombamento pelo poder Público Municipal e Conselho Municipal de Cultura. Uma boa notícia.
É importante que a comunidade, mesmo que na forma de mutirão "guardem" o patrimônio, para que não se perca mais informações históricas.
Estivemos no cemitério histórico, registrando, em 4 de setembro de 2022.

As imagens comunicam

Chegando no bairro Dalbergia, encontramos tipologias arquitetônicas pioneira na centralidade da nucleação urbana, onde estão localizadas as duas igrejas, luterana e católica. Esta centralidade é "abraçada" pelo Rio Hercílio e foi presenteada pela natureza. Percebemos ocupações em áreas muito próximas do rio, com grandes áreas sem mata.


k






Cooperativa de Consumo Hansa em dois tempos Dalbergia - Ibirama.
v


Mansarda com aberturas como é usual - nas empenas e também, como nunca tínhamos visto, um Dachgaube no telhado com uma janela voltada para a frente.


O proprietário que nos contou que cuida sozinho da edificação.j







Primeira escola de Dalbergia e também a residência do professor.
Primeira Escola de Dalbergia - próxima postagem. Já correu risco real de ser demolida.





Cemitério dos Pioneiros - Dalbergia - Nosso registro
g































Roubo de letras metálicas. Perdeu-se o registro histórico.





De acordo com Claudio Fischer-Schuhmacher : ,,Veteran 1914-1918”: indica que ele lutou na primeira guerra. „Der Herr hat die Fremdlinge lieb”: Deus ama os  „estrangeiros“! Wobei Fremdling schwer zu übersetzen ist ... 





O que acontecerá com esta história, ainda presente neste local - cemitério do pioneiros de Dalbergia? Somos responsáveis pela história que deixamos para as próximas gerações. Deixo esta peqeuna contribuição.

Cemitério Luterano novo - Dalbergia





























































No jardim da igreja luterana - margaridas.












Á Caminho de Presidente Getúlio SC

A seguir, estão listadas as postagens de pesquisas relacionadas a cemitérios, principalmente, em cemitérios da região do Vale do Itajaí e depois do Estado de Santa Catarina, em nossos momentos de descanso. Para acessar, escolha um dos títulos e Clique duas vezes sobre o mesmo.
  1. Cemitério I - Cemitério Luterano Centro - Blumenau
  2. Cemitério II -Cemitério São José - Blumenau
  3. Cemitério III - Cemitério De Encano - Indaial SC - Jardim da Saudade
  4. Cemitério IV - Cemitério de Warnow Alto - Indaial SC - Comunidade Polonesa
  5. Cemitério V - Cemitério da Linha Popi - Itapiranga SC
  6. Cemitério VI - Testo Alto - Pomerode SC
  7. Cemitério VII - Cemitério da Igreja Luterana - Rio do Sul SC
  8. Cemitério VIII - Massaranduba SC
  9. Cemitério IX - Rua Bahia Blumenau
  10. Cemitério X - Comunidade entre Trombudo Central e Braço do Trombudo SC
  11. Cemitério XI - Cemitério Itoupava Central
  12. Cemitério XII - Igreja da Paz - Pomerode - Cemitério do imigrante
  13. Cemitério XIII - Warnow Alto - Indaial SC
  14. Cemitério XIV - Itoupava Central - Cemitério - Blumenau SC
  15. Cemitério XV - Ascurra - Comunidade Centenária - Ilse - Cemitério - Indaial SC
  16. Cemitério XVI - Comunidade Alto Paraguaçú - Distrito de Itaiópolis SC
  17. Cemitério XVII - Cemitério de Canelinha SC
  18. Cemitério XVIII - Cemitério Católico e Luterano - Teresópolis - Águas Mornas SC
  19. Cemitério XIX - Bela Aliança - Povoação mais antiga do Alto Vale do Itajaí SC
  20. A igreja Luterana de Rio do Sul - referencia visual dentro da cidade do início do Século XX - e sua análise atual
  21. Cemitério XXI - Cemitério Católico de Porto Belo SC
  22. Cemitério XXII - Cemitério Luterano - Itoupava Norte - Blumenau SC
  23. Cemitério XXIII - Cemitério Luterano - Pouso Redondo SC
  24. Cemitério XXIV - Cemitério da Igreja São Bonifácio - Taquaras, Rancho Queimado SC
  25. Cemitério XXV - Cemitério Católico Águas Mornas SC
  26. Cemitério XXVI - Cemitério Católico Barra Clara - Angelina SC
  27. Cemitério XXVII - Cemitério Luterano Passo Manso - Blumenau SC
  28. Cemitério XXVIII - Cemitério Luterano Ibirama SC
  29. Cemitério XXIX - Cemitério Luterano Dalbergia - Cemitério dos Pioneiros e Novo - Ibirama SC
  30. Cemitério XXX - Cemitério Municipal de Videira SC
  31. A igreja (Luterana) - Rio do Sul - Cemitério e sua análise atual
  32. Caspar David Friedrich

Leituras complementares - Clicar sobre

Referências
  • DEEKE, José. A Colônia Hammonia 1879 - 1922 - Dia 8 de novembro, 25 anos de fundação - Blumenau em Cadernos, Tomo XXIX - Nov/Dez, N°11/12 - Blumenau. 1988.
  • GERLACH, Gilberto S.; KADLETZ, Bruno K.; MARCHETTI, Marcondes. Colônia Blumenau no Sul do Brasil. 1. ed. São José: Clube de cinema Nossa Senhora do Desterro, 2019.
  • GIESBRECHT, Mennucci Relph. Estações ferroviárias no Brasil. Disponível em: http://www.estacoesferroviarias.com.br/index.html> Acesso em: 14 jun. 2022.
  • HUMPL, Max. Crônica do vilarejo de Itoupava Seca: Altona: desde a origem até a incorporação à área urbana de Blumenau, 1.ed. Méri Frotschter Kramer e Johannes Kramer (organizadores). Escrito em 2018. Blumenau: Edifurb, 2015. 227 p. : il.
  • ODEBRECHT, Rolf. Cartas de Família – Ensaio Biográfico de Emil Odebrecht e Ensaio Biográfico de seu Filho Oswald Odebrecht Sênior. Rolf Odebrecht, Renate Sybille Odebrecht. 576 p.: Blumenau: Edição do autor, 2006
  • VIDOR, Vilmar. Indústria e urbanização no nordeste de Santa Catarina. Blumenau: Edifurb, 1995. 248p, il.
  • SILVA, José Ferreira. História de Blumenau. -2.ed. – Blumenau: Fundação “Casa Dr. Blumenau”, 1988. – 299 p.
  • WETTSTEIN, Phil. Brasilien und die Deutsch-brasilieniche Kolonie Blumenau. Leipzig: Verlag von Friedrich Engelmann, 1907.
  • WITTMANN, Angelina C. R. A ferrovia no Vale do Itajaí: Estrada de Ferro Santa Catarina: Edifurb, 2010. – 304 p. :il.

 

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”











Nenhum comentário:

Postar um comentário