sábado, 5 de novembro de 2022

Oktoberfest Blumenau 2022 - Última Noite - Show dos Velhos Camaradas - Escolha da Nova Realeza - Encerramento

Rainha do Oktoberfest Blumenau 2022, Sasha Benner Bauer e a Rainha eleita para o Oktoberfest Blumenau 2023, Joice Prochnow.

Além da manhã do dia 23 de outubro de 2022, último dia do  Oktoberfest Blumenau, no qual efetuamos o registro de uma das três apresentações da Banda Treml de São Bento do Sul, retornamos à noite, quando acompanhamos a eleição da realeza do Oktoberfest Blumenau 2023 e o encerramento do Oktoberfest Blumenau 2022, como um registro para a História.
Mais uma vez, tivemos a impressão da presença na equipe da festa, de pessoas não familiarizadas com a sua organização de outras edições. Estas, não agiram de acordo, faltando com respeito com o público que acompanhava o encerramento. Receberam truculência e não foram convidados a se retirarem do ambiente, mas sim, tocados com expressões de baixo calão, como esta narrativa que recebemos no dia seguinte:

Show de encerramento da edição 2022.

"Triste final na Oktoberfest. Após muitos anos participando ativamente da festa este ano ao final da festa; não somente eu, mas outras pessoas de bem passaram por momentos humilhantes sendo tratados com total desrespeito, ameaçados por seguranças e chamados de vagabundos. Aos três minutos desta segunda-feira, imediatamente ao final da apresentação da última atração, o pessoal da segurança começou, sem a mínima educação, colocar, literalmente, para rua, as pessoas que prestigiaram o encerramento da festa. No meu caso específico (e foram vários, inclusive com tentativa de agressão física) quanto vi, já tinham colocado minha esposa para fora do pavilhão, eu que estava aguardando para dar carona ao meu filho e minha nora (que fizeram parte do cerimonial de enceramento). Fui chamado de vagabundo por pedir para chamá-los, pois ainda estavam no camarim. Outras pessoas foram agredidas e outros pontos de tumulto  e confusão. Procurei a polícia militar que nos orientou a fazer um BO (que será feito nesta terça-feira feira). Lamentável. Vi pessoas com a idade avançada e mulheres com crianças pequenas sendo tratadas sem o mínimo de respeito. Quem puder compartilhar, por favor compartilhe. Agradeço." G. Voigt - Timbó SC - 24 de outubro de 2022.

De acordo com a organização do Oktoberfest Blumenau, publicado 24 de outubro de 2022 para a imprensa, ajustes devem ser feitos nas próximas edições.
Na noite do dia 23 de outubro foi eleita Rainha do Oktoberfest Blumenau 2023, Joice Prochnow, a 1ª Princesa Heloisa Hort e a 2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.
A Rainha do Oktoberfest Blumenau 2023 é gaúcha da cidade de Ibirubá, tem 26 anos de idade e reside no bairro da Velha. Faz o curso de Comércio Exterior. A 1ª Princesa Heloisa Hort, blumenauense, tem 22 anos, e reside no bairro Progresso e cursa Direito. A 2ª Princesa Edna Louise de Oliveira é blumenauense, tem 21 anos e reside no bairro Escola Agrícola e cursa Sistemas de Informação.
1ª Princesa Heloisa Hort, Rainha Joice Prochnow e 2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.
Foram 10 candidatas finalistas para definir a realeza da festa edição 2023. Além das eleitas, também se apresentaram as candidatas: Amanda Caroline Bonanomi, 23 anos, Bianca Volpi, 26 anos, Carla Simas de Souza, 27 anos, Elizabeth Christine Cremer, 29 anos, Fernanda Graziele Filippus, 33 anos, Luiza Gabriela Wilhelm, 21 anos e Maria Eduarda Fuckner, 21 anos.
As finalistas foram avaliadas em três quesitos e receberam nota dos jurados em cada um. As candidatas subiram juntas ao palco para o quesito “Beleza e Simpatia” e individualmente para “Postura e Desenvoltura”. No terceiro quesito “Capacidade de Comunicação”, cada uma das candidatas fez um discurso livre para avaliação. As finalistas comprovaram que nasceram ou residem em Blumenau por um período, de no mínimo um ano. Também precisavam ter idade mínima de 21 anos completos até o dia 23 de outubro de 2022, não ter filhos e ter, no mínimo 1,65 m de altura.
1ª princesa Giane Prochnow  - Oktoberfest Blumenau 2022
 e sua irmã gêmea da 
Rainha do Oktoberfest Blumenau 2023,
 Joice Prochnow.
O corpo de jurados foi formado por: Rita Schürmann, Diretora da Academia de Oratória Mont' Alverne, Pedro Waldrich, Fotógrafo, Giuliana Tosi, Gerente de Marketing de Experiência e Patrocínios da AMBEV para Região Sul, Deniê Zimmermann, Turismóloga e Rainha da Oktoberfest 2000, Gustavo Custódio, Gerente Nacional de Marketing do Fort Atacadista, Tiago Bodanese, Médico Cirurgião Plástico, Fernanda Nasser, Colunista Social e Produtora de Conteúdo do Jornal de Santa Catarina e NSC Total e Janice Nunes Centeno, Gerente de Soluções e Projetos da Intelbras.
A realeza do Oktoberfest Blumenau 2022, que foi eleita em 2019, antes da pandemia do Covid 19, formado pela: Rainha Sasha Benner Bauer, a 1ª princesa Giane Prochnow (irmã gêmea da Rainha eleita para compor a realeza do Oktoberfest Blumenau 2023) e a 2ª princesa Franciele Aline Schwanke, se despediu e recepcionou a nova realeza eleita.
1ª princesa Giane Prochnow (irmã gêmea da Rainha eleita para compor a realeza do Oktoberfest Blumenau 2023),  Rainha Sasha Benner Bauer e 2ª princesa Franciele Aline Schwanke.
A organização do Oktoberfest Blumenau 2022 alardeou o "Recorde de Público", pauta antiga na história do Oktoberfest Blumenau, que já fez parte de inúmeros debates sobre a importância de se bater recordes de público e consumo de chope. Em vários momentos da História do Oktoberfest Blumenau já foi concluído de que grandes números não reporta proporcionalmente à qualidade. Existe uma curva parábola aí.
Os números de 2022: mais de 600 mil pessoas que visitaram a festa neste ano. A marca, projetada pela organização, foi atingida por volta das 15h do dia 23 de outubro. A última vez em que o Oktoberfest Blumenau ultrapassou este número de público foi na edição de 2009, quando a festa somou 731,9 mil visitantes e o foca da organização da edição seguinte não era, de fato, atingir o maior público. Esperamos de que não seja o objetivo da organização da Oktoberfest Blumenau 2023 - mas sim, a qualidade da festa e o bem estar de quem vive e mantém a festa - aqueles que residem na cidade de Blumenau e região. Desde 2010 o público da festa variava entre 451 e 592 mil pessoas - houve trabalho para isto. Já na última edição da festa antes da pandemia, em 2019, o público foi de 576,5 mil pessoas,  já com outra gestão. 
Temos muitos registros publicados de outras edições como os que se seguem:
As avaliações das edições eram muito comuns - Esta publicada em 17 de outubro de 1990.
21 de outubro de 1989.
Casa de Vidro.
O encerramento do Oktoberfest Blumenau aconteceu às 23h40, marcado pela cerimônia de "guarda do caneco oficial da Oktoberfest" conduzido pelos "Monges"  e as Realezas: 2022 e 2023 até a Casa de Vidro. Logo que findado o ritual, entrou em ação aqueles que "tocaram" as pessoas do local para fechar as portas e que repercutiu muito mal. Pessoas convidados e visitantes que participaram desta solenidade.
O
Oktoberfest Blumenau 2022 aconteceu entre os dias 5 a 23 de outubro e foi promovido pela Prefeitura de Blumenau, através da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica. Teve apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, através do programa de Incentivo à Cultura. A festa teve como cervejaria oficial, a Ambev e contou com o patrocínio de algumas empresas.

As imagens comunicam...
Casa de Vidro - onde fica exposto e guardado o caneco de chope oficial do Oktoberfest Blumenau.

A imprensa, exceto alguns fotógrafos "escolhidos", ficou localizada nas costas do acontecia no Palco. As pessoas do palco pousavam para os "escolhidos" e permaneciam de costas para o resto da Imprensa.


Mesa de jurados.

Fotógrafos "escolhidos" e vista do resto da Imprensa.




Rainha 2022 Sasha Benner Bauer. 
























































Rainha 2022 Sasha Benner Bauer.

Rainha 2022 Sasha Benner Bauer.

2ª Princesa Oktoberfest Blumenau 2022 Franciele Aline Schwanke.

Rainha 2022 Sasha Benner Bauer e 2ª princesa Franciele Aline Schwanke

1ª princesa Giane Prochnow (irmã gêmea da Rainha eleita para compor a realeza do Oktoberfest Blumenau 2023),  Rainha Sasha Benner Bauer e 2ª princesa Franciele Aline Schwanke

















2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.






1ª Princesa Heloisa Hort.













Tudo ocorria de "costas" para o local de "Imprensa". Justificando o ponto do observador das fotografias.









1ª Princesa Heloisa Hort.






2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.





Rainha Joice Prochnow.




















De costas para área da imprensa.


Duas irmãs gêmeas. A Rainha do Oktoberfest Blumenau deixou a irmã - 1ª princesa Giane Prochnow (2022) colocando a coroa na Rainha Joice Prochnow (2023), sua irmã.













Posando para os fotógrafos escolhidos. Local de imprensa - nas costas.




1ª Princesa Heloisa Hort, Rainha Joice Prochnow e 2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.

1ª Princesa Heloisa Hort, Rainha Joice Prochnow e 2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.



































































Rainha do Oktoberfest Blumenau 2023, Joice Prochnow, a 1ª Princesa Heloisa Hort e a 2ª Princesa Edna Louise de Oliveira.



















Vídeo




Tiago Bodanese, Médico Cirurgião Plástico, parte dos jurados.




















































































hh
































































Última fotografia efetuada no Oktoberfest Blumenau 2023.
Vídeos




Leituras Complementares - Clicar sobre o título escolhido:

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”





























































Nenhum comentário:

Postar um comentário