sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Concerto "Uma História" - 50 Anos - Coro Misto Stimmen Des Herzens - C.C. 25 de Julho de Blumenau


Em 12 de novembro de 2022 aconteceu o Concerto "Um História" contando com as presenças do  Coro Misto Stimmen des Herzens, Coro Masculino Liederkranz e a Orquestra da FURB. O concerto também contou com a presença de Helder Cadore - no teclado e piano. O  Coro Misto Stimmen des Herzens (50 anos) e a Orquestra da FURB tem em comum, o seu maestro: Roberto Fabiano Rossbach, que construiu as pontes e idealizou este importante encontro e resgate de um trecho da ópera Anita Garibaldi do maestro alemão Heinz Geyer - a  peça "Salve Regina", trecho do final do 3º ato (1950/1956). De acordo com as palavras do maestro Roberto Rossbach, esta peça foi sonorizada pela última vez, há 40 anos atrás. Também Geyer regeu o grande Coro Misto no novíssimo Teatro Carlos Gomes. 
Na
peça original, de Geyer, a solista foi a cantora Rita Joana Schwab (Solteira Kirsten - 1928/2012) que também cantava no Coro Misto do C.C. 25 de Julho de Blumenau. No resgate, versão "Salve Regina" 2022 - peça de Heinz Geyer, a solista foi Raquel Pizarro de Oliveira Castro, como Rita Schwab, também cantora do Coro Misto, agora Coro Misto Stimmen Des Herzens.
Para relembrar, em 1937, o Coro Masculino Liederkranz, o Grupo Musical Germânia e o Grupo de Teatro Frohsinn se uniram e fundaram a Sociedade Dramática Musical Carlos Gomes sob a batuta do maestro Heinz Geyer. Nesta época, sob a regência do maestro, foi criado este grande coro misto.
Teatro Carlos Gomes - Grande Coro Misto sob regência do maestro Heinz Geyer.

Heinz Geyer.
Em 1972, o maestro Heinz Geyer, que vinha colaborando com o C. C. 25 de Julho de Blumenau, sugeriu a formação de um Coro Misto no centro cultural. Conseguiu o apoio da Diretoria e a adesão de alguns casais que se entusiasmaram com a ideia: Rolf e Herta Haas, Werner e Iracida Frischknecht, Erwin e Erica Knaesel, Franz e Paula Isleb, Hercílio e Gerda Stahnke, Heinz e Edith Tuerpe e Manfredo e Rita Bubeck. O maestro Geyer convenceu  Manfredo Bubeck assumir a parte técnica, como os ensaios e a regência. A pianista Iris Ramers dispôs-se e fazer o acompanhamento musical.
Nos anos de 1985 e 1986, regeu o Coro Masculino Liederkranz - o Maestro Antônio Simplício Müller, quando assumiu o maestro Manfredo Bubeck. Em 1987, após 16 anos à frente dos dois coros do C.C. 25 de Julho de Blumenau, Manfredo Bubeck passou a regência somente do Coro Misto ao maestro José Acácio Santana, de Florianópolis. 
Em 2001, José Carlos Oechsler assume a regência do Coro Masculino Liederkranz e do Coro Misto e assim permaneceu até o ano de 2014. 
Em 2014, José Carlos Oechsler passou a reger somente o Coro Masculino Liederkranz, assumindo a regência do Coro Misto algumas maestrinas até que, em 2020, assume a regência, o maestro Roberto Fabiano Rossbach, idealizador do presente concerto, na data de seu 50° aniversário, agora denominado Coro Misto Stimmen Des Herzens.
Nessa noite de 12 de novembro de 2022, antes do concerto, foram homenageados e lembrados ex maestros, entre eles, o grande maestro Heinz Geyer, cuja obra e vida fizeram parte da pesquisa desenvolvida na tese de doutorado de Roberto Rossbach.


O Programa do Concerto, seguiu um roteiro, escrito pelo maestro, intercalam apontamentos históricos, intercalando peças do programa da noite, que foram:

1. Lieb' Heimatland, ade!
2. Mein Vaterhaus
3. Der Nachtigall antwort
4. Grüße an die Heimat
5. Meu Senhor, tu me deste
6. Ode à Alegria
7. Uirapuru
8. Salve Regina
9. Cantando o nosso Brasil
BIS: Lustiges Trinklieder-Potpourri
Vídeo - (Agradecemos a contribuição do vô do musicista João Vitor Passold - da Orquestra da FURB, que tomou conta da máquina fotográfica, enquanto cantávamos junto com os coros. 
As imagens comunicam...



Trajes.






























A esposa de Márcio Keunecke, Regina Keunecke. Márcio foi homenageado por seus amigos do coro, ante do início do concerto "Uma História".

Homenagens aos ex maestros e também à memória de Márcio Keunecke - último presidente do Coro Misto Stimmen Des Herzens e que partiu  em  16 de fevereiro de 2022.






Regina Keunecke após a homenagem à memória de Márcio Keunecke.


























Maestro Roberto Fabiano Rossbach e família.
Registros fotográficos de José Cadore
Presidente do C.C. 25 de Julho de Blumenau - Clay Schulze.

Clay Schlze e o Maestro do  Coro Misto Stimmen Des Herzens, Roberto Fabiano Rossbach.



Coro Masculino Liederkranz, Coro Misto Stimmen Des Herzens e Orquestra da FURB sob regência de Roberto Fabiano Rossbach.


Vídeos do Concerto "Uma História"
         Canal do Maestro Roberto Rossbach









Um Registro para a História!

Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”




















2 comentários:

  1. Parabéns, estimada Angelina. Você realmente alimenta a História da Cultura de Blumenau. Tenho saudades do finado Ingo Hering nosso mecenas na União Blumenauense de Estudantes Secundaristas na década do ano de mil e novecentos. Amiga, postei matéria referente à nossa querida Blumenau. Abraço cordial. Laerte Tavares. http://silolirico.blogspot.com/2022/11/dia-da-bandeira-nacional-brasileira.html#comment-form

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Laerte. Tem razão. A família Hering foi mecenas desde o alvorecer histórico de nossa cidade. Abraço cordial e apareça em nossa cidade.

      Excluir