sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

Acácia Imperial (Acácia-amarela) P a i s a g i s m o

Acácia Imperial é uma espécie exótica muito utilizada como planta ornamental no Brasil. É também chamada de acácia-amarela, tem como nome científico: Duranta erecta aurea. A árvore tem sementes tão perfumadas quanto suas flores — há quem diga que o cheiro lembra o de alcaçuz. Sua floração acontece no período entre os meses de setembro a fevereiro, quando seus galhos se enchem de cachos amarelos, o que lhe rendeu outro nome popular  - chuva-de-ouro.
Com até 15 metros de altura, tem madeira dura e resistente e é muito utilizada como planta ornamental, ideal para jardins, ruas e avenidas. Além do forte tom amarelo-dourado, as flores encantam pelo perfume, exalado no período de floração, típico do verão. É nesse período que os cachos pendentes se formam e, com até 30 centímetros de comprimento, colorem a árvore.
Os frutos também são muito conhecidos e facilmente observados durante uma caminhada na calçada: do
tipo vagem, são roliços e de cor escura, podendo medir até um metro de comprimento. Nele ficam guardadas as sementes achatadas e castanhas.

Exótica

Apesar de muito comum em todo o Brasil, a cássia-imperial é exótica, típica da Ásia. De acordo com a botânica Elisabeth Tölke, o fato de não ser típica do Brasil não necessariamente significa que a espécie acarretará problemas no ecossistema. "Muitas espécies exóticas que foram introduzidas são invasoras - porque se dispersaram naquele ambiente, mas não são agressivas, pois não competem com as nativas. Com o passar do tempo ela pode vir a se tornar agressiva ou não, isso é imprevisível" - Tölke.
Algumas espécies invasoras passam a competir com espécies nativas e, por vezes, ganham, ocasionando a perda de biodiversidade. Por isso, o uso de plantas exóticas na arborização deve ser avaliado com cautela. "

Nomes Populares: Pingo-de-ouro, chuva de ouro, acácia-amarela, Duranta, Violeteira.
Família: Verbenaceae
Clima: Equatorial, Subtropical, Tropical 
Altura: Até 15 metros de altura
Luminosidade: Sol Pleno Devem ser cultivadas à pleno sol, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica, com regas regulares. Não é tolerante à seca. Tolera o frio e as geadas. Multiplica-se por estaquia e mais raramente por sementes.

Imagens da floração - janeiro de 2023 - Jardim de Blumenau SC

















































Sou Angelina Wittmann, Arquiteta e Mestre em Urbanismo, História e Arquitetura da Cidade.
Contatos:
@angewittmann (Instagram)
@AngelWittmann (Twiter)


Em breve – Estaremos lançando o livro: “Fragmentos Históricos - Colônia Blumenau”




















Nenhum comentário:

Postar um comentário